TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS FERRAMENTAS ESTRATÉGICAS DE COMPETITIVIDADE

Por:   •  6/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão Estratégica de Pessoas

Aluna: Larissa Cristina Alves Cruz

Resumo

Livro: Gestão de Pessoas: ferramentas estratégicas de competitividade

Capitulo: ‘’Inovação e Criatividade em Gestão de Pessoas.’’

A inovação é um processo de geração de ideias que geralmente nasce de um processo coletivo, e junto com o aumento da tecnologia seja a fabricação de um produto novo ou de um produto aperfeiçoado. Já a criatividade, nasce de uma ideia de alguém e é um processo individual, e não existe inovação sem criatividade pois ambas de completam e só passará se tornar uma inovação quando for concretizada e aplicada na organização, caso o contrário, será apenas uma invenção.

Para uma empresa inovar tem que existir um clima de aprendizagem de ambas as partes, por parte da empresa querer investir em capacitações, cursos, palestras para seus funcionários, e também deve existir por parte dos funcionários interesses e ver ali uma oportunidade de crescer e se desenvolver na organização. E para isso o autor Silva (2011) destacou sete razões que uma empresa precisa conhecer para poder inovar, que são: Desenvolver a economia, Contribuir para a geração de empregos, Obter vantagens competitivas, Aumentar a margem de lucro, Melhorar os fracos desempenhos, Aproveitar as oportunidades, Obter bons retornos. Conhecendo então essas setes razões o gestor poderá então começar a inovar, e gerar mais resultas e lucros para a organização e também contribuir com o processo de aprendizagem do seu funcionário e também ajudar a desenvolver cada vez mais sua criatividade.

A criatividade também pode ser desenvolvida ou instigada através de uma curiosidade, ter uma visão de um problema de um ângulo inusitado e até mesmo reconhecendo e tendo humildade de perceber os seus limites e pedir ajuda a um colega ou até ao seu superior. Porém para a criatividade e a inovação poder existir de uma forma saudável na organização existe uma series de fatores que influenciam para existir de uma forma que dê certo e todos possam conviver de forma harmoniosa, como por exemplo, precisa existir um clima organizacional saudável e harmonioso na organização, um estimulo por partes dos gestores lhe mostrando o quanto isso será benéfico para ambas as partes.

Existe também as dimensões da criatividade que são: pessoa, produto, processo e pressão do ambiente que são conhecidos como os 4Ps da criatividade. É um fluxo continuo, e um depende do outro para dar certo, pois as pessoas contribuem com a criatividade, já a empresa buscam sempre inovar no Produto e no Processo, mas, também precisam ser criativas em termos de gestão, e por fim a pressão do ambiente que se torna uma peça fundamental para dar certo esse fluxo, a pressão do ambiente engloba os três outros Ps, pois remete ao desenho de um círculo continuo de inovação, em busca de soluções criativas para pessoas, produtos e processos.

A teoria KAI, possui uma grande influencia sobre os estudos da criatividade, já que a mesma, analisa os indivíduos pelo seus padrões de criatividade e os seus perfis nas tomadas de decisões e resoluções de problemas, que resulta em adaptadores que são pessoas que preferem resolver problemas sem mexer na estrutura das coisas, pessoas que gostam de estabilidade, são pessoas sensatas e que tendem meios em objetivos. E também tem os inovadores, que são pessoas que conseguem resolver os problemas revolucionando os paradigmas, essas pessoas delega tarefas rotineiras, são vistas como pessoas que são poucos práticos e entram em choque com seus opositores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com