TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Processos, Pessoas E Competitividade

Trabalho acadêmico: Gestão De Processos, Pessoas E Competitividade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.397 Palavras (10 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 10

introdução

Neste trabalho teremos a oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas deste 6º semestre, sendo elas Gestão de pessoas que nos revela uma organização diferente dos tempos de Taylor e Ford, com um enfoque maior no capital humano; Operações e logística que desenvolvem ferramentas conceituais e gerenciais aplicadas à gestão da distribuição física fornecendo importantes soluções; Estratégia de Marketing demonstrando o estudo principalmente do composto promocional e as ferramentas de promoção de qualquer organização; e por fim, Administração da produção sendo a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços.

Inicialmente será escolhida uma empresa, a qual pode ser de qualquer segmento, desde que possa ter as áreas abrangidas que foram solicitadas, para que a partir daí e da fundamentação do material estudado possa-se desenvolver esta atividade.

Após a escolha da empresa faremos um diagnóstico compreendendo a estrutura organizacional relacionando principalmente a divisão de tarefas na empresa; gestão de recursos humanos, especificando gestão do capital humano, higiene e segurança no trabalho, treinamento, desenvolvimento e avaliação de desempenho; estratégias de marketing onde descreverá os meios utilizados para promover a empresa e a relação com o cliente; e administração da produção especificando os processos e sistemas utilizados na empresa.

Para finalizar o trabalho desenvolveremos uma análise fundamentada, expondo os resultados obtidos no diagnóstico, confrontando com a teoria adquirida ao longo dos estudos, seja através da tele-aula, módulos ou web aulas.

2 DIAGNÓSTICO

A realização de um diagnóstico não deve ser feita necessariamente somente quando há algum problema com a empresa, ou quando esse mesmo se torna tão “grande” que não dá pra esconder. O diagnóstico pode ser entendido como uma análise detalhada da organização tendo o intuído de levantar todas as características: forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

A empresa que será aqui melhor estudada atua no ramo de Materiais de Construção, bem como produtos decorativos, a Master Construir Ltda, a qual tem uma imagem consolidada no mercado sendo uma das referências neste ramo.

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Como o próprio nome indica a estrutura organizacional corresponde à forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades, as quais são bem diversas, portanto não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.

A estrutura por ser tanto formal quanto informal, a estrutura formal é planejada, e o fluxo de autoridade é descendente, ela é mais estável, é sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização, já na estrutura informal há identificação com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem.

A empresa é constituída por dois sócios, o sócio majoritário com 56% e o segundo sócio com 44% da empresa. As decisões financeiras são tomadas pelos gerentes, que são três, incluindo um dos sócios, assim como a elaboração dos orçamentos.

A divisão da empresa ocorre com as áreas de gerência administrativa, gerência de Marketing/Vendas, Faturamento, Tesouraria e Setor de Vendas, onde cada funcionário fica encarregado de determinada tarefa.

2.2 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Diferentemente do que ocorria no início do processo fabril, e dos tempos da Revolução Industrial onde o funcionário era visto como mero cumpridor de tarefas, hoje há uma valorização das pessoas, sendo valorizadas e tornando-se o capital humano das organizações.

Esse capital atribui um valor para cada indivíduo, e esse valor é utilizado para o crescimento da empresa dentro das medidas políticas e pragmáticas de cada gestão empresarial.

2.2.1 Gestão do Capital Humano

A empresa não conta com um setor de RH específico, tendo as suas decisões relacionadas à área tomadas pelo gerente Administrativo, que embora não seja especializado nesta área se preocupa com a motivação dos seus colaboradores.

O clima organizacional da empresa é descontraído, sendo possível notar o bom relacionamento entre eles, havendo uma interação bem sociável, como um clima familiar em que todos se tratam com respeito, além disso, o ambiente de trabalho é claro e fresco o que possibilita a realização de tarefas mais produtivas, os colaboradores também dispõem de uma cantina interna.

Isso pode ocorrer devido ao fato da liderança ser mais voltada para o lado democrático, onde há a participação da equipe na tomada de decisões e no desenvolvimento da empresa, através de melhorias.

2.2.2 Higiene e segurança no trabalho

Na questão referente à higiene da empresa, e do local onde os funcionários permanecem pode-se relatar que é um espaço bastante organizado, tanto na limpeza quanto à iluminação. Tem-se um funcionário específico para esta tarefa, e a empresa é limpa mais de 3 vezes ao dia.

A empresa não trabalha com atividade de alta periculosidade, tendo a maior parte de suas tarefas trata-se de processos de vendas, a não ser na entrega de alguns produtos como areia, ou cimento em que há um cuidado maior com o funcionamento, disponibilizando um equipamento adequado de segurança, ao por exemplo descarregar um carro.

2.2.3 Treinamento e Desenvolvimento

Alguns problemas e falhas cometidas numa organização poderiam ser evitados, porquanto a maior parte ocorre devido a falta de preparo dos funcionários na empresa podendo provocar sérios prejuízos. Para que esse quadro não agrave é necessário que haja o treinamento do pessoal, cada um em sua determinada função, podendo assim melhorar a qualidade do resultado esperado.

Os funcionários da empresa Master Construir Ltda recebem treinamento, principalmente os vendedores quando estão iniciando, para um melhor entendimento acerca do produto e dicas de como agir com os clientes. A empresa também realiza palestras motivacionais para o grupo.

2.2.4 Avaliação de Desempenho

A Avaliação de desempenho é uma prática realizada por um dos sócios, a qual corresponde a uma análise sistemática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com