TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DO CONHECIMENTO

Por:   •  9/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

GESTÃO DO CONHECIMENTO

  1. Apresente de forma resumida o enredo do filme.

O filme fala sobre três mulheres negras com talentos incríveis, Katherine, Mary e Dorothy. Todas trabalham como "Computadores" da NASA, na chamada ala das mulheres negras do local. Cercadas pelo racismo expresso na forma de segregação racial, as adversidades não as impediram de trilhar seus caminhos para a História quando a missão do governo dos EUA de enviar um homem ao espaço passa a depender diretamente do trabalho delas.

Katherine é um gênio da matemática, descoberta ainda criança e consegue fazer cálculos como ninguém. Mary sonhava em ser uma das engenheiras da NASA e Dorothy trabalha como uma supervisora apesar de não ganhar como uma. No decorrer do filme é mostrado a história de cada uma das amigas, no ambiente da década de 60, onde o preconceito racial americano estava com força total e mostra como que cada uma foi conquistando o seu espaço dentro da NASA. O drama que carrega a história de superação das mulheres.

  1.  Todo o enredo do filme se passa na NASA, Empresa Espacial Americana, no período da corrida especial. Nesta época, podemos considerar que a NASA era uma empresa com princípios de gestão baseada na diversidade? Apresente dois trechos do filme que justifique a sua resposta.

Não, pois havia preconceito racial, preconceito de gênero e de função. Os princípios da empresa não eram de gestão baseada na diversidade.

Segundo Thomas (1991), citado por Oliveira e Rodrigues (2004):

A diversidade inclui todos, não é algo que seja definido por raça ou gênero. Estende-se a idade, história pessoal e coorporativa, formação educacional, função e personalidade. Inclui estilo de vida, preferência sexual, origem geográfica, tempo de serviço na organização, status de privilégio ou de não privilégio e administração ou não administração.

Trechos do filme:

  1. Existia a separação dos banheiros, banheiros para brancos e banheiros para negros; Katherine tinha que atravessar uma enorme área, gastando 40 minutos todo dia, para apenas ir ao banheiro, já que o prédio onde estava trabalhando não tinha um que ela podia entrar. separação do refeitório; dos bebedores e teve a separação do café que Katherine bebe quando ela foi transferida para ala das missões. Que aos poucos ela foi conseguindo conquistas, como quando foi quebrado as placas de divisão de banheiros.
  2. Quando a Katherine foi transferida, ela recebeu uma responsabilidade que precisava ter acesso aos dados e as informações sempre que era atualizado.  E pelo fato dela ser mulher, ela não podia participar das reuniões, com isso, atrasava o trabalho, pois quando ela achava uma solução para a questão os dados já tinham mudado. Isto foi acontecendo até ela conseguir falar como chefe da ala das missões, que deixou ela entrar na reunião e saber das informações e mostrar para os participantes o conhecimento.
  3. Um outro trecho que achamos importante apresentar, é com o fato da Katherine ser um "computador", ela é impedida de assinar os relatórios que realiza.

  1.  A personagem Katherine Johnson foi transferida para trabalhar no grupo de Tarefas Especiais da NASA. Ao chegar neste setor, ela começa a vivenciar um novo modelo de gestão do sr. Paul Stafford. O modelo de gestão adotado por Stafford é participativo, tradicional ou empreendedor? Apresente dois trechos do filme que justifique a sua resposta.

O modelo de gestão é o Tradicional.

  1. O projeto de fazer um astronauta ultrapassar a órbita da Terra, por exemplo, as coordenadas de lançamento do foguete e resgate da cápsula são fundamentais tanto para os matemáticos quanto para os engenheiros do projeto. Porém, as reuniões a portas fechadas com autoridades sem a presença de pessoas fundamentais do time levavam a horas perdidas de cálculos e análises que seriam desconsiderados no dia seguinte, por estarem obsoletas.
  2. Com a justificativa de serem confidenciais, as informações dos cálculos por trás da construção dos foguetes e da trajetória da decolagem eram grifadas de preto no relatório, deixando apenas o que parecia “essencial”. Nada que não pudesse ser contornado colocando a folha contra a luz para se ler melhor. Mas que poderia ter salvo algumas horas de trabalho improdutivo pela simples transparência de comunicação.

  1.  Ao analisar o ambiente organizacional do Grupo de Tarefas Espaciais da NASA, é possível perceber que existiam barreiras que impediam o acesso dos conhecimentos tácitos e explícitos presentes na empresa.  Descreva uma situação presente no filme que exemplifique uma barreira que impedia o acesso da personagem Katherine Johnson:

- Ao conhecimento explícito dos projetos da NASA

As informações dos cálculos por trás da construção dos foguetes e da trajetória da decolagem eram grifadas de preto no relatório, deixando apenas o que parecia “essencial”. Nada que não pudesse ser contornado colocando a folha contra a luz para se ler melhor. Mas que poderia ter salvo algumas horas de trabalho improdutivo pela simples transparência de comunicação.

- Ao conhecimento tácito dos projetos da NASA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com