TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO E ASPECTOS SOCIAIS

Por:   •  25/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ................................................................................................................... 3

2. DESENVOLVIMENTO ....................................................................................................... 4

2.1 MODELOS DE GESTÃO .............................................................................................. 4

2.2 EAP- ESTRUTURA ANALITICA DO PROJETO ....................................................... 5

2.2.2 Gestão de recursos humanos ................................................................................ 7

2.2.3 Plano de risco ........................................................................................................ 8

2.3 GEM 2016(publicado em 2017) .................................................................................... 9

2.4 EMPREENDEDORISMO .............................................................................................. 9

2.5 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE .......................................................................... 10

2.5.1 Uma ação social desenvolvida por Max Weber .................................................... 10

2.6 LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA .................................................................. 11

2.7 CONTRATAÇÃO DE MARCENEIRO ......................................................................... 12

3. CONCLUSÃO .................................................................................................................. 13

4 REFERÊNCIAS ................................................................................................................ 14

3

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho nos leva a conhecer os diferentes modelos de gestão e como pode ser aplicados e geridos no projeto de uma empresa.

Avaliaremos a empresa de móveis Hemejan, especializada na fabricação de móveis planejados, que atualmente é dividida em finanças, marketing, produção e recursos humanos.

A empresa é considerada como familiar e está sob diretoria de Rubens, um dos motivos por esta passando por problemas internos, uma vez que toda tomada de decisão é concentrada na diretoria, o que dificulta o avanço dos projetos da empresa.

Com o modelo de gestão adotado os colaboradores não têm poder nas tomadas de decisões, sendo assim limitados, acarretando vários prejuízos financeiros e o lento desenvolvimento dos setores internos.

Apresentaremos no decorrer um novo modelo de gestão, considerando como ideal para a empresa, tendo em vista o atual mercado de trabalho e observando os principais riscos e ganhos para a companhia.

4

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 MODELOS DE GESTÃO

O modelo burocrático é exercido de cima para baixo, quando os gestores usam a autoridade do cargo para influenciar o comportamento dos funcionários por meio de recompensas ou punições, de acordo com a dedicação desses funcionários quanto a observância dos políticos, regras e procedimentos estabelecidos.

Esse modelo de gestão burocrático é um modelo engessado.Assim dificulta as melhorias e atinge a competitividade, sendo necessário a implantação de outro tipo de gestão para acompanhar o mercado e se manter competitivo.

O modelo de gestão que traria a empresa um formato participativa seria através de gestão participativa, podemos ver que esse modelo, utilizará de elementos baseados nos pilares de funcionamento da empresa. Deste modo, podemos utilizar os funcionários cada um em suas funções específicas, dando base e condições organizacionais, visando a flexibilização na estrutura dessa mesma empresa.

A gestão participativa tem como foco a valorização do capital humano e estimula gestores e funcionários a compartilharem idéias e soluções para melhorias da empresa. Esse modelo de gestão faz com que os empresários e os funcionários dividam responsabilidades, participem juntos do estabelecimento de objetivos e metas, traçam os rumos do negócio e permite o debate de decisões.

Assim o Sr Rubens dividiria as suas responsabilidades da empresa com Márcio, Juliana, Alberto e Lauro. Assim eles poderiam tomar decisões e agilizar as coisas com rapidez, conseguindo inovar, lançando novos produtos, aumentando a competitividade. Assim resultando em melhorias e lucros para a empresa.

5

O modelo de gestão que traria a empresa um formato mais orientado para resultados seria a liderança compartilhada, que é um tipo de gestão em que o colaborador tem liberdade para tomar decisões.

A liderança é um exercício que precisa ser desenvolvido diariamente para que gere bons resultados, em uma organização. Quando mencionamos liderança, estou falando de algo que respeite, inspire e motive todos os membros que fazem parte da empresa, pois somente com profissionais altamente engajados é possível alcançar os objetivos traçados para tornar o negócio cada vez mais bem sucedido.

Na empresa Hemejan, esse modelo de gestão traria aos colaboradores liberdades de ação, não ficaria somente nas mãos do Sr. Rubens, mas também nos colaboradores que a empresa confia, passando a ter autonomia para tomar decisões.

2.2 EAP- ESTRUTURA ANALITICA DO PROJETO

A estrutura analítica de projeto é ferramenta imprescindível no gerenciamento de projetos. A EAP reúne em um único documento, aspectos de Escopo, tempo e custo. Não apenas reúne, mas promove um melhor planejamento desses aspectos. A EAP tem papel fundamental para o sucesso do projeto, pois é implantada na fase de planejamento, porém segue sendo utilizada

por quase todo o ciclo do projeto, permitindo á equipe de projetos não só a visualização controle de forma geral de todas as tarefas e entregas, como facilitar, por exemplo, uma atualização de forma mais efetiva.

2.2.1. EAP da abertura da nova filial:

1. Definição do projeto.

2. Pesquisa de mercado.

2.1. Avaliação dos resultados da pesquisa.

6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com