TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Por:   •  20/8/2020  •  Exam  •  1.747 Palavras (7 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância 1 - AD1.

Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia Atentamente o Enunciado das Questões e Responda

1) A partir de 1930, na fase legal da Gestão de Pessoas, ocorreram significativas alterações nas relações de trabalho devido as intervenções do governo de Getulio Vargas nas questões trabalhistas. Considera-se nesta fase que a natureza do trabalho era legal, disciplinadora, punitiva e paternalista.

A) Comente cada uma das características acima.

Esta fase era Legal pois o trabalho era regido por leis e regulamentos; Paternalista pois as relações entre empregador e empregado eram limitadas, bem como a autonomia e/ou liberdade; Disciplinadora pois havia a função de controle e disciplina sobre os trabalhadores; e Punitiva no sentido exercer domínio.

Todas essas características podem ser visualizadas na figura do chefe de pessoal que foi incluído na estrutura da Seção de Pessoal. O chefe de pessoal era um profissional que cuidava das atividades burocráticas, das rotinas trabalhistas, das obrigações, dos direitos e deveres dos trabalhadores, e principalmente, da parte disciplinar, minimizando os aspectos de integração, produtividade e bem-estar dos trabalhadores, ou seja, era um profissional que administrava papéis e não pessoas.

O chefe de Pessoal passou a exercer o poder sobre os empregados pelo domínio exercido sobre as regras e normas jurídicas impostas pela CLT.

B) Quais os importantes acontecimentos ocorreram nesta fase? Comente.

O governo de Getúlio Vargas promoveu intervenções nas questões trabalhistas e mudanças tanto na proteção social ao trabalhador quanto no processo de organização das associações operárias.

Nesta fase foi criado o Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio que tinha como principal finalidade tratar dos problemas trabalhistas; foi criado o Departamento Nacional do Trabalho cujo objetivo era promover medidas de previdência social e melhoria nas condições de trabalho; foi criado o imposto sindical; e a nova Constituição atrelou os sindicatos ao Estado e proibiu as greves. Nesta fase também ocorreu a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) que instituiu o salário mínimo; introduziu a Carteira Profissional; regulamentou o horário de trabalho de 48 horas semanais; definiu o direito de férias remuneradas; instituiu as comissões mistas de conciliação; bem como, outros direitos e normas.

2) Dependendo da organização a área de gestão de pessoas pode estar em diferentes níveis na estrutura da organização, podendo estar inclusive em nível de assessoria. Nesse caso podemos dizer que a administração de pessoal é "responsabilidade de linha e função de assessoria ou staff "

A) diga o que significa a frase "administração de recursos humanos como responsabilidade de linha e função de staff.

Significa que quem administra o pessoal é cada gerente ou chefe dentro de sua área de atuação, ou seja, ele toma as decisões a respeito dos seus subordinados, bem como, decide sobre novas admissões, promoções, transferências, avaliação de desempenho, mérito e processos de trabalho, etc. Logo, verifica-se que cada chefe tem autoridade de linha sobre seus subordinados, autoridade esta que é utilizada para decidir, agir e comandar. Por consequência, o chefe também tem responsabilidade de linha pelos seus subordinados.

Entretanto, para que as chefias atuem de maneira relativamente uniforme, consistente e satisfatória em relação aos seus subordinados, é necessário um órgão de assessoria e consultoria que forneça todas as orientações, as normas e os procedimentos sobre como administrar seus subordinados. É nesse ponto que aparece a função de staff que consiste em cargos de assessoria e aconselhamento e que normalmente são representados por profissionais especializados que auxiliam e procuram alinhar de forma eficiente os objetivos organizacionais com o desenvolvimento de seus profissionais. a função de staff também deve prestar serviços de recrutamento, seleção, treinamento, análise e avaliação de cargos, etc., e suprir as chefias com propostas e recomendações deles decorrentes para que elas possam tomar decisões adequadas.

3) Vimos que o empowerment e o downsizing são ferramentas de gestão que vem sendo utilizadas atualmente.

A) Diga o que é empowerment.

É uma ferramenta de gestão, utilizada pelas empresas no mercado nacional e internacional, e que está diretamente relacionada a processos de tomada de decisão, concedendo maior poder, autonomia, autoridade e responsabilidade aos colaboradores, em todos os níveis, durante o desenvolvimento de suas atribuições na empresa.

O empowerment confere aos colaboradores autonomia para que diagnostiquem, analisem e proponham soluções para determinados problemas ligados ao dia a dia organizacional.

Resumidamente, o empowerment faz com que os colaboradores participem mais efetivamente das atividades da empresa, tendo em vista a descentralização de poderes por parte dos gestores, ou seja, redução dos níveis hierárquicos e de chefias intermediárias.

B) Diga o que é downsizing

Em português downsizing significa achatamento, no sentido de redução de processos, de pessoal e de custos, é uma técnica de administração contemporânea conhecida em todo o mundo e que tem como principal finalidade a eliminação de processos desnecessários e a redução da burocracia interna que engessa a empresa e atrapalha a tomada de decisão, com o objetivo de criar uma organização mais eficiente e enxuta possível, focando nos recursos humanos e na redução de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (239.6 Kb)   docx (75.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com