TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GOVERNANÇA CORPORATIVA

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

GOVERNANÇA CORPORATIVA

RELATÓRIO

A sigla OCDE significa Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico. É uma organização internacional, composta por 35 países que tem por objetivo promover políticas que visem o desenvolvimento econômico e o bem-estar social por todo o mundo. Vai atuar na governança corporativa tentando estabelecer práticas que seriam adotadas por outros países e encontrar um padrão para se pensar na Governança Corporativa tendo sempre a visão que deve ser garantida da equidade.

No período de 2000 a 2003 foram realizados encontros no Brasil, Argentina, México e Chile para analisar as praticas de governança corporativa nesses quatro países e verificar se estão fazendo as recomendações da OCDE com relação à integridade dos conselhos de administração e a autonomia dos membros.

Através desse encontro foi desenvolvido um documento resumindo os objetivos políticos em comum entre eles, reformas prioritárias para região com o propósito de melhorar a governança corporativa, aumentar os investimentos e bem- estar social, a partir daí foi elaborado um relatório com sete princípios expondo as recomendações que deveriam ser seguidas, esses princípios foram subdivididos em categorias explicando a aplicabilidade de cada um deles. Essas recomendações têm como objetivo somente o quinto princípio que é verificar o posicionamento das empresas com relação à responsabilidade e a supervisão dos administradores como forma de garantir o controle e os resultados esperados pelos acionistas.

        Para fazer essa pesquisa foram elaboradas algumas perguntas que confrontou a legislação dos países da América Latina e as principais recomendações da OCDE para identificar os procedimentos adotados com relação ao exigido, e através dessa pesquisa conclui-se que o México é o país que mais atende as recomendações da OCDE, seguido do Brasil, Argentina e Chile, entretanto os resultados não foram satisfatórios, pois existe certa distância entre o cenário esperado e o cenário atual.

Um maior comprometimento aos princípios da OCDE pode significar uma abertura maior de mercados de capitais nessa região para investimentos externos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com