TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GOVERNANÇA CORPORATIVA E ÉTICA PROFISSIONAL

Por:   •  5/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Pós-Graduação

GOVERNAÇA CORPORATIVA E ÉTICA EMPRESARIAL

Casp WorldCom

Cabo Frio

Agosto 2018.

Grupo Participante:

  1. Faça um resumo, uma síntese do caso (10 linhas), dizendo do que se trata esse caso e o que ele aborda.

      A partir da leitura do artigo Fraude contábil na WorldCom foi possível analisar que a empresa foi a segunda maior provedora de serviços de telefonia de longa distância e de dados nos EUA. A empresa contou com Ebbes, um dos novos investidores originais para dirigi-la, ele levou menos de um ano pra tornar a empresa lucrativa. O crescimento com as aquisições conduziu a uma miscelânea de pessoas e culturas. Cada departamento tinha suas próprias regras e estilo de gerencia. Em suma, Ebbes criou uma cultura na qual a função legal era menos influente do que num ambiente saudável. Com o declínio da WorldCom, a contabilidade geral reverteu milhões de provisionamentos contra a conta custos, um lançamento do qual o grupo tributário não tomaria conhecimento. A auditoria externa aceitou pactuar com as fraudes quando decidiu emitir um parecer favorável enquanto os indicadores apontavam em sentido contrário. Contudo, no início de julho de 2002, a equipe da auditoria interna tinha descoberto um rombo de despesas questionáveis e denunciou a WorldCom a Sec que entrou com uma ação de fraude condenando assim, todos os envolvidos no esquema.

  1. Em 25 de junho, a Wordlcon, anunciou que iria rever a quantia de UṨṨ 3,85 bilhões em suas demonstrações financeiras. Investidores, analistas e o público ficaram perplexos, pois viram os lucros relatados se transformarem em perdas significativas.

Como os investidores poderão confiar nas demonstrações financeiras das empresas diante de um fato como este?

Os investidores precisam saber que os resultados contábeis e financeiros são inflados com estimativa e opiniões. Diante desse fato será necessário a busca por mais informações sobre as organizações que desejam investir, verificar se ocorre um poder efetivo por trás das regras, consequências para as fraudes, exigências das leis, investimentos em projetos que tem como objetivo: analisar dados complexos e gerar resultados mais precisos quando aos relatórios contábeis. Buscar organizações que estabelecem a integridade e a responsabilidade.

  1. Uma declaração falsa de despesas da WordCom inflou artificialmente seu rendimento líquido, bem como seu lucro antes da dedução dos juros, impostos, depriação e amortização.

Como uma auditoria interna não conseguiu detectar essa fraude a tempo? (justifique sua resposta).

Podemos observar que vários fatos aconteceram, que contribuíam para o declínio da worldecon. Um deles foi cometer erros em cima de erros.

Oque chamou muita atenção foram as quedas financeiras, Sullivam ficou desesperado com os dados das suas contas não atingirem as suas expectativas, (mais vale lembrar que quanto mais se ganhava mais se gastava) ele decidiu usar dados contábeis para conseguir seu empenho almejado. Muitos dos empregados observavam o que acontecia mais não poderiam fazer nada com essa situação.

Com compensações, com aumento e prêmios da parte do patrão e também pela ameaça que sofriam, acabavam compaquituando com tal situação e esperava que seria sempre a última vez, mais só aumentava. Andersen poderia ter identificado grandes lançamentos fraudulentos (reversões dos provisionamentos capitalização dos custos de linhas) mediante uma revisão do livro que era o principal registro de transações contábeis, não teve uma busca profunda por irregularidades quando o declínio financeiro era muito grande.

Ao invés de procurar saber como as coisas aconteciam ela parecia ser confortada pelas ausências de variâncias.

  1. Peter Wysocki, professor de contabilidade da MIT SLOAN SHOOL OF MANAGEMENT, menciona que os investidores podem e devem procurar alguns sinais que os ajudem a detectar fraudes na contabilidade de uma empresa. Ele diz que se deve “comparar empresas do mesmo ramo e mesmo setor”. Ele afirma que no caso da WordCom, poderia ter sido realizada uma comparação com as tendências das empresas referentes aos investimentos e dispêndios com ativos fixos (corresponde aos bens, direitos e créditos que constituem o patrimônio de uma pessoa jurídica) dentro do mesmo segmento e ramo de atuação.

Você acha que baseado nessa declaração é fácil detectar e/ ou encontar uma fraude? Justifique sua resposta.

"Não, ainda assim é difícil detectar fraudes porque as empresas não fornecem informações detalhadas sobre tendências específicas em investimentos e dispêndios com ativos fixos."

  1. Você acredita que se a WordCom tivesse definida sua identidade organizacional (ideologia central – missão, visão e valores), isso evitaria ou inibiria aos seus executivos em não realizarem a fraude e alteração contábeis realizadas?

Justifique sua resposta

Sim, inibiria. É imprescindível que o conjunto formado por missão, visão e valores seja bem definido e compartilhado com todos aqueles que fazem parte da organização no intuito de fortalecer a identidade organizacional, isto é, não é possível sequer começar a planejar o futuro do empreendimento sem que haja uma correta compreensão do que a empresa acredita, objetiva e tem a oferecer para a sociedade. Quando a identidade não é bem definida, a empresa perde a oportunidade de pautar suas ações em cima de um propósito corporativo.

  1. A Governança Corporativa, de acordo com o Instituto brasileiro de Governanças Corporativa (IBGC), “…é o Sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas…”

Quais são os princípios básicos que uma empresa deve ter e quais são seus conceitos para a utilização? (escreva e justifique sua resposta)

       Princípios Básicos são:

 

  • Transparência – Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.
  • Equidade – Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.
  • Prestação de Contas (assountability) – Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papeis
  • Responsabilidade Corporativa – Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração o seu modelo de negócios, os diversos capitais (Financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc.) no curto, médio e longo prazos.

Conceito – é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários.

 

Responda as perguntas (todas as respostas devem estar organizadas de   forma que sejam respondidas individualmente).

  1. Esse estudo de caso gerou algum aprendizado a você (a resposta é individual)?

  1. Se sim, qual ou quais?
  1. Existe aplicação prática em sua vida profissional e / ou pessoal com esse aprendizado?

Resposta de Liliana Miranda

a) - Sim,

b) - Aprendi que a verdade sempre vem à tona independente de quanto tempo irá perdurar. A falta de ética na vida como um todo, acaba envolvendo e prejudicando tudo em questão. É essencial que façamos o certo, mesmo que percamos algo. Os princípios nunca poderão ser deixados para trás, pois quando deixam, sempre terá alguém que o faça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (187.7 Kb)   docx (49.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com