TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Conhecimento

Por:   •  25/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO: Casas Soberba

Introdução

A empresa Casas Soberba é uma empresa tradicional e fez sucesso no passado e possui filiais espalhadas por todo o interior do Brasil, mas infelizmente, a rede Soberba começa a dar sinais de enfraquecimento. Há vários anos não abre novas filiais e está começando a ter problemas para alcançar seus objetivos.

A consultora atual teve acesso a um relatório feito por outra empresa de consultoria, ficando claro a situação real e o seu estado critico .O desafio, enquanto consultor é propor soluções por meio do modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi para salvar as Casas Soberba da falência e fazê-la uma empresa de sucesso novamente.

Serão apresentado em forma de relatório, soluções fundamentadas no modelo de criação de conhecimento de Nonaka e Takeuchi para as Casas Soberba.

Objetivos

O objetivo do presente relatório é propor soluções por meio do modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi para salvar a Casas Soberba da falência e fazê-la uma empresa de sucesso novamente, para isso é necessário teorias de inovação para uma empresa no varejo.

Para Nonaka e Takeuchi o conhecimento nas empresas são criados pelas pessoas como um todo, isso quer dizer desde o simples funcionário até os mais altos cargos da empresa. Eles constataram que a vivencia humana e o conhecimento pessoal de cada individuo é de extrema importância para a criação novos conhecimento para a empresa, mas muitas vezes são guardados para si e não expostos ao conhecimento de todos .

A empresa Casas Soberba é uma organização totalmente conservadora, onde os hábitos, costumes e decisões dos superiores é o que prevalece ,não dominam as novas tecnologias e são contrários a toda e qualquer mudança, e como conseqüência disto barra novas idéias que iriam contribuir para melhorias, o principal motivo é o medo de inovar e de assumir riscos. Quando abrem algum espaço e a idéia dá errado criticam rigorosamente o colaborador. Para a empresa mudar o atual estado em que encontra será necessário fazer mudanças na forma de pensar e agir da equipe em geral.

Procedimentos

Os princípios da gestão do conhecimento selecionados para as Casas Soberba valorizar o conhecimento tácito dos funcionários e a criação do conhecimento organizacional, são:

O compartilhamento do conhecimento exige confiança; ou seja, os colaboradores devem ter liberdade para se abrir a novas idéias sem tanta pressão ou insegurança por parte dos superiores, deve-se permitir a comunicação entre os funcionários, o que ocorre, por exemplo, é que vendedores de uma área mantém pouco contato com vendedores de outra área , ainda que vendam os mesmos produtos. O mesmo vale para cargos superiores .

A tecnologia possibilita novos comportamentos ligados ao conhecimento; desta maneira os treinamentos, principalmente na área de informática são de extrema importância para empresa, uma vez que a internet se tornou ferramenta indispensável para obtenção de conhecimento e para propaganda dos produtos da empresa,

dividir o conhecimento deve ser estimulado e compensado, muitos colaboradores se sentem desmotivados para se expressar, isso ocorre porque as decisões criativas, que incorrem em mudanças significativas ou em riscos, não são encorajadas, como os responsáveis por projetos fracassados são abertamente criticados e punidos, os executivos procuram não implementar novas idéias.

Desenvolvimento

Para valorizar o conhecimento tácito dos funcionários e a criação do conhecimento organizacional na empresa Casas Soberba vamos precisar de :

Capital intelectual: É considerado como um ativo intangível para as empresas, a Casas Soberba deve se concentrar no mesmo conceito; o cliente deve ser mais valorizado já que suas opiniões não são de grande relevância, a empresa deve usar as criticas e elogios recebidos como um instrumento a favor, o que é ruim procurar melhorar, e o que é bom, procurar valorizar; os colaboradores também merecem atenção,incentivar novas idéia e valorizá -las e os erros devem ser compreendidos, erros devem ser utilizados como aprendizado e não como punição.

Aprendendo : A organização deve estar disposta a aprender e a obter conhecimento, estas são características que definem as organizações dinâmicas e bem sucedidas. Deve-se cultivar nas pessoas envolvidas o comprometimento e a capacidade de aprender, abrangendo todos os níveis hierárquicos, as pessoas são muito mais inteligentes juntas do que separadas e para isso o relacionamento deve ser melhorado.

A busca pelo aprendizado é constante, deve-se aprender com os concorrentes, com as tecnologias disponíveis, com os clientes, com os colaboradores.

Ambiente Ba: No processo de Gestão de Conhecimento em uma empresa deve adotar um espaço para o processo de criação e compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores. “BA” não significa necessariamente um espaço físico, pode ser um escritório, uma sala de reunião, espaço virtual, e-mail, internet, , teleconferência. Um método muito utilizados nas organizações é o chat interno, um programa que é instalado em rede no qual os colaboradores, superiores, subordinados podem se comunicar; de forma isolada ou em grupo. É muito útil e de baixo custo.

É uma ferramenta “BA” que irá ajudar muito a Casa Soberda. Por exemplo, se um cliente adentrar a loja pode haver comunicação de como agir , se surgirem duvidas a respeito de um determinado produto os colaboradores podem se comunicar sem ser necessário o deslocamento do local em que estão, idéias podem ser difundidas e compartilhadas.

Modelo espiral de criação do conhecimento (ou SECI): SECI é a sigla de socialização, externalização, combinação e internalização. Para ocorrer o espiral é necessário interação entre o conhecimento tático e explicito. Isso ocorrerá da seguinte maneira: Para a socialização, os colaboradores e chefes de setores devem se relacionar de forma mais próxima, já que atualmente recomenda-se que os vendedores de uma área geográfica tenham pouco contato com vendedores de outra área geográfica, ainda que vendam os mesmos produtos. O mesmo vale para supervisores e gerentes. Vale lembrar que este é apenas um passo dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com