TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica Administração

Por:   •  21/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

 

1 )        A gestão Estratégica de suprimentos é de total importância para a saúde financeira das organizações. Para que se possa ter uma gestão eficiente de seus suprimentos a empresa utiliza-se de várias ferramentas de gestão que facilitam o processo de controle de custos e permanência do processo produtivo, garantido assim maiores rentabilidades e menores custos de processos. Desta forma, de acordo com os conhecimentos estudados em nossos seminários de aprendizagem, responda como as ferramentas de EDI – Eletronic Data Interchange e MRP – Manufactnufacturing Resource Planning estão associados a cadeia de Suprimentos, apoiando nos processos de melhoria de resultados. Exemplifique (1,0)

O atual cenário econômico é marcado por intensa competitividade, pela necessidade de rápida adequação e pela exigência de maior integração entre as empresas. Nesse contexto, o EDI surge como um tipo de tecnologia de informação, capaz de estreitar o relacionamento entre cliente-fornecedor, podendo ser definido como, fluxo eletrônico e padronizado de dados entre empresas que permitem melhorar os resultados, tanto em termos operacionais quanto estratégicos. O EDI significa troca estruturada de dados, através de uma rede de dados qualquer, e pode ser definida como o movimento eletrônico de documentos, entre ou dentro de empresas.

Empresas que utilizam EDI - Banco Bradesco, Magazine Luiza...

 

O MRP parte de um Programa Mestre de Produção (PMP), onde  faz planejamento das necessidades de materiais, gera programas que identificam peças específicas, materiais necessários, quantidades exatas e as datas em que estes pedidos devem ser feitos, recebidos e completados dentro do sistema de produção.

É um sistema computadorizado, onde permite avaliar quanto material de determinado tipo é necessário e em que momento, o que toma o PMP como um dado, na quantidade exigida de matéria-prima, subcomponentes necessárias em cada semana do horizonte de planejamento, reduz essas necessidades de materiais para considerar os materiais que estão em estoque ou sob encomenda e desenvolve um programa de pedidos de materiais comprados e subcomponentes produzidos durante o horizonte de planejamento.

2) Observe o gráfico abaixo, e responda as afirmativas justificando as como Falsa ou Verdadeira, justificando as que julgar falsa. (1,0)

[pic 2]

a) ( F ) A cobertura de estoques é a quantidade mínima necessária para se manter o processo produtivo caso haja problemas na entrega dos produtos pelos fornecedores.

 b) ( V ) Produtos de demandas variáveis são representados por itens que tem suas quantidades alteradas devido a tendências sazonais do mercado.

c) ( V: ) Os sistemas Máximos e Mínimos também podem ser comparados ao sistema caixa d’agua porque representam um funil de suprimentos

LUÍS OTÁVIO MACHADO DA SILVA                                          201720081

 d) ( F ) O Estoque máximo tem o objetivo de sinalizar a empresa a necessidade de colocação de novas requisições de ressuprimento de materiais.

 e) ( F ) O Intervalo de Ressuprimento (IR) tem por objetivo principal identificar os Lotes de Compras

f) ( V )O Giro de Estoques é considerado como mensurador de quantas vezes o estoque se renovou no período analisado.

 

g) ( V ) Os lotes de compras podem ser determinados pelos fornecedores ou pela própria empresa mediante a definição da sua frequência de compras e levando-se em conta a flutuação orçamentária do mercado internacional.

 h) ( F ) Quando temos a ruptura de estoques, que geralmente são causadas pelas influências do ambiente interno e externo, o gráfico dente de serra se apresenta com indicadores positivos de consumo não gerando perdas de processos e consecutivamente perdas de lucros operacionais.

R:

A) Estoque mínimo é a quantidade mínima necessária para se manter o processo produtivo caso haja problemas na entrega dos produtos pelos fornecedores

D) Estoque máximo é resultado da soma do estoque de segurança com o lote de compras, volume máximo de peças no estoque.

E)  Intervalo de Ressuprimento  é o tempo médio para emissão de pedidos buscando um

equilíbrio nas aquisições e saídas dos itens

3) O consumo anual de um determinado produto no ano de 2019 foi de acordo com a tabela abaixo. A empresa tem como metodologia de compras a centralização, onde espera-se o estoque atingir a quantidade de 150 unidades para que emita um novo pedido. Para a emissão e aprovação do pedido, a empresa leva cerca de 3 dias, esta requisição só é aprovada após 72 horas, onde o setor de compras definitivamente fatura o pedido ao fornecedor que leva mais 7 dias para realizar a entrega do produto. Normalmente, a empresa ainda conta com mais 2 dias para normatizar a entrada da nota fiscal em seu estoque antes de disponibilizar para que seja processado. A empresa que analisar qual será seus níveis de estoques para o item analisado para o primeiro semestre de 2020. Por se tratar de um item com sazonalidade de demanda, a empresa utilizará somente como base de demanda o primeiro semestre de 2019. Para o mês em análise, estima-se que a empresa tenha 4 sábados, 4 domingos e 2 feriados, onde a empresa fica inoperante. Utilizando as informações expostas, determine os seguintes níveis de estoques:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (59.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com