TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Estratégica de Pessoas

Por:   •  11/12/2017  •  Abstract  •  2.425 Palavras (10 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 10

DISCIPLINA: Gestão Estratégica de Pessoas[pic 1]

PROFESSOR: Marcelo Cavalcanti

EQUIPE 2: Dayana Soares, Denise Camargo, Elizandra Garcia, Gabriela Schmidt, Suelen da Rosa e Vanusia Vieira

Atividade 1 - Música Titãs - O que nos motiva?

Frase 1- A gente quer comida, diversão e arte

Prezamos pelo bom clima organizacional, em que possamos ter diversão dentro do local de trabalho, ou seja, o próprio local de trabalho proporcionar um ambiente agradável, que propicie a criatividade e boas práticas no trabalho.

Frase 2- A gente quer saída para qualquer parte

Empresa proporcionar flexibilidade, dinamismo, entrosamento para que possamos realizar nosso trabalho.

Frase 3- A gente quer dinheiro e felicidade

Recompensa do trabalho, poder se divertir, ir em bons lugares e aproveitar a vida, ou seja, não somente o dinheiro para as necessidades básicas, mas que possamos usufruir de bons momentos e fazer coisas que nos tragam felicidade.

Frase 4- A gente quer inteiro e não pela metade

Estar envolvida no processo como um todo, poder ter uma visão sistêmica, isso faz com que tenhamos motivação, pois nos permite que possamos agir mais e ter o foco no resultado.

Atividade 2 - Cálculo da Rotatividade e Absenteísmo

Rotatividade

Resultado: 9,86%, possui um elevado índice de turn over, sendo necessário um plano de ação.

Cargo que mais impacta no resultado: vendedores.

Plano de Ação: entrevista de desligamento e pesquisa de clima para identificação dos motivos da rotatividade e a partir deste resultado, pensar em ações concretas para a diminuição deste indicador. Identificar até que ponto a empresa ao contratar faz através de um processo estruturado ou apenas repõe vaga.

Absenteísmo

Resultado: 6,38%

Plano de Ação: campanha de incentivo para a diminuição do absenteísmo. Os funcionários que não chegarem atrasados ou saírem cedo, que não tiverem atestado e não faltarem, ganham uma cesta básica. Assim, incentivamos o comprometimento com a jornada de trabalho.

Além disso, fazer algumas ações que propiciem a qualidade de vida. Assim sendo, segue abaixo algumas ações:

-Parceria com postos de saúde para campanha de vacinação;

-Palestra de qualidade de vida;

-Uma vez por mês distribuir frutas e incentivar uma alimentação saudável;

-Campanha sobre a conscientização de doenças, entre outras.

Atividade 3 – Características de Chefes e Líderes

A escolha do grupo foi pelo candidato “B”- motivador, coordenador, participativo, orientador e empreendedor. Julgamos que estas características de líder seriam as mais adequadas ao contexto da empresa da Cristina. Para ser um líder motivador ele precisa atuar em várias direções para que sua equipe realmente faça com que o trabalho que precisa ser feito, seja bem feito, acreditamos que ele apresenta essas características.

Ele apresenta foco nos resultados, planeja, coordena, delega, supervisiona e envolve e ajuda a equipe. Além disso, a característica de ter novas ideias e romper com tradições deve ajudar nesta fase de aquisição da empresa, ajudando a equipe a se adequar a nova cultura.

Os demais candidatos apresentavam boas características, mas não tinham muito foco na equipe, estavam mais relacionados a competências individuais, técnicas e não focadas nos resultados.

Atividade 4 – Estudo de Caso - Efeitos da Comunicação Organizacional

O gestor de pessoas passou a informação do programa de treinamento de forma precipitada e incompleta, sem ter a homologação final da diretoria. Este tipo de ação gera toda uma movimentação de expectativas por parte dos funcionários. Pela informação não estar completa, gerou uma falha na comunicação. Desta forma, os funcionários acreditavam que aquela notícia era a fidedigna e criaram expectativas. Na tentativa de corrigir o primeiro erro, o gestor se comunicou novamente com os funcionários e ainda assim, não foi efetivo, gerando ainda mais falhas na comunicação.

Mediante o caso, julgamos que seria necessário o gestor enviar uma nova comunicação formal para os funcionários, esclarecendo que o projeto ainda está em definição e que as aéreas serão envolvidas para participar do levantamento de necessidades e moldar o programa de acordo com cada área. Acreditamos que desta forma, as pessoas saberiam que o projeto irá acontecer, mas que elas ainda serão envolvidas na condução.

Os gestores precisam ter consciência de que as consequências geradas por falhas na comunicação poderão trazer graves problemas para as organizações, e que passando pra frente informações erradas o nível do problema poderá evoluir e se tornar quase ou totalmente irreversível. É importante que a empresa tenha como meta eliminar estes tipos de falhas e ser mais exata e transparente na distribuição de suas informações.

Depois de sanado o problema principal, além do feedback que o gestor recebeu da presidente, seria interessante ele buscar um desenvolvimento na área de comunicação, como um treinamento, livro ou palestra que o ajudasse nas comunicações futuras, afinal é uma competência que o seu cargo exige.

Atividade 5 – Lidando estrategicamente com as diferentes inteligências

Primeiramente responderemos as perguntas individuais:

  • Fuxico 1: uma forma de utilizar a música para a rotina do trabalho, é utilizá-la no próprio treinamento e/ou capacitação, pois é uma forma das pessoas aprenderem e desta forma, utilizar o máximo a competência de quem ensina. Além disso, a inteligência musical auxilia na memorização, sendo assim, passar este conhecimento para as pessoas, poderá trazer resultados muito positivos.
  • Fuxico 2: por ter uma aptidão para o esporte, acreditamos que poderia utilizar essas habilidades para trabalhar com algo relacionado ao esporte ou com alguma atividade que exija disciplina, pois para trabalhar com surf este é um requisito básico que ele deve ter desempenhado. Contudo, para ter uma opinião bem formada é interessante fazer algumas sessões de orientação de carreira para poder ser o mais efetivo possível. É uma pessoa competitiva, ativa, dinâmica, podendo desenvolver atividade de bem estar no ambiente de trabalho, como ginástica laboral, ou se tendo mais informações do perfil deste profissional, algo relacionado com comercial/vendas.
  • Fuxico 3:  nessa inteligência a consciência de que existem formas diferentes de aprender e de ser inteligente é importante para que os professores possam adequar o ensino à diversidade dos seus alunos e para que estes se conheçam melhor e rentabilizem o seu trabalho adotando um método de estudo conveniente às suas características. Uma forma de preservar essa inteligência pode ser procurar entender com os alunos se realmente sentem dificuldade com a objetividade, pois pode ser que seja uma visão da professora, mas que os alunos consigam absorver.
  • Fuxico 4: perguntaríamos primeiro o que ela gosta de fazer, sugeriríamos que pesquisasse profissões que tem relação com as práticas que ela gosta. Ou seja, nesta busca ela conhece diversas atividades para perceber com o que se identifica. E como a cada dia, principalmente por causa dos avanços da tecnologia, algumas profissões estão desaparecendo, outras surgindo, mas a maioria em transformação. Uma das novas profissões pode ser o que ela vem desempenhando relacionada aos “blogs”, e se ela não se identificar com o futuro da sua profissão, deve buscar alternativas dentro da sua área ou fora dela, de acordo com seu interesse. As oportunidades existem. E se não existem, o profissional pode fazer com que aconteçam. O importante é se manter atento, observador o ambiente, avaliar suas habilidades e descobrir onde pode melhor aproveitá-las.
  • Fuxico 5: iria propor para a ONG que realizassem oficinas de iniciação ao mercado de trabalho, proporcionando a interação entre estudo e trabalho, assim os jovens já poderiam conhecer algumas profissões e despertar o olhar para o mercado de trabalho.
  • Fuxico 6: também queremos uma pessoa com inteligência interpessoal em nossa empresa, pois a competência básica fundamental deste tipo de inteligência é o talento para compreender os outros, pelo que as pessoas com esta inteligência desenvolvida têm grande facilidade em estabelecer empatia. Pessoas que trabalham bem em equipe são excelentes, pois hoje as equipes de trabalho são compostas por diferentes perfis e que muitas vezes podem gerar conflitos. Ter uma pessoa que trabalhe bem em equipe e seja uma liderança, auxiliará para a homogeneidade de todos os funcionários.
  • Fuxico 7: a característica principal deste tipo de inteligência é a facilidade de quem a possui em compreender e identificar as suas próprias emoções e em lidar com elas de forma adequada às várias situações e aos seus objetivos pessoais. Com certeza ter uma colega com essa inteligência traria benefícios para a equipe, pois o autoconhecimento é essencial para poder saber quais os nossos limites, onde podemos avançar e o que precisamos aprender. Ter uma pessoa com este perfil, pode inspirar as pessoas a também ser um pouco assim, pois se conhecer é fundamental.

Segundo Gardner “a inteligência é um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura”.  Com isso, acreditamos que reunir diferentes tipos de inteligência, traz a contribuição de termos uma equipe heterogênea, com dinamismo, percepções, atitudes diferentes que possibilitam uma melhor resolução de atividades, problemas e situações, partindo do pressuposto que há a necessidade de se conhecer cada um, seus anseios, objetivos, comportamento e atitudes, sabendo-se como trabalhar com essa equipe, com acompanhamento contínuo e efetivo, participação, clareza, flexibilidade, foco e interação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (204.3 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com