TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Informação e Conhecimento

Por:   •  5/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.781 Palavras (12 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de atividade individual

Disciplina: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

Módulo: Gestao da informação e do conhecimento-0721-1_3

Aluno: Paola Galves (A58337084)

Turma: ONL021GL-ENFLISP03T6

Tarefa: ATIVIDADE INDIVIDUAL

CASO DE NEGÓCIO

ITEM

DESCRIÇÃO

  1. Ambiente do caso de negócio

Uma parceira de confiança em aproximadamente três milhões de localidades de clientes, a Ecolab é a líder global em soluções e serviços de água, higiene e prevenção de infecções.

Em todo o mundo, clientes dos mercados de alimentos, cuidados com a saúde, hospitalidade e industrial escolhem as abrangentes soluções, informações baseadas em dados e serviço personalizado da Ecolab para melhorar a segurança de alimentos, manter ambientes limpos e seguros, operar com eficiência e alcançar metas de sustentabilidade. [1]

NUMEROS

15 bilhões de dólares de faturamento

95 Anos de história de Inovação

Mais de 9.400 patentes

45.000 associados

Somos uma parceira de confiança em mais de um milhão de localidades de clientes; trabalhando com mais de 40 indústrias em mais de 170 países para ajudar a promover segurança, garantir eficiência operacional, sustentabilidade, qualidade do produto e satisfação do cliente.  [2]

NOSSOS PROPOSITOS E VALORES

O trabalho que fazemos importa. Tornamos o mundo mais limpo, seguro e saudável. Protegemos os recursos vitais.

Assegurar que água e energia estejam disponíveis em toda parte. Nossos produtos e serviços previnem doenças e infecções.

Mantenha os alimentos seguros. Protegemos os lugares onde as pessoas comem, dormem, trabalham, se divertem e são curadas.

Fazemos o que é fundamental para a qualidade de vida. Mantemos as pessoas saudáveis. Melhoramos o bem-estar. Oferecemos garantia para que a vida possa ser vivida plenamente.

Ajudamos nossos clientes a ter êxito. Reduzimos riscos e preocupações. Nós os liberamos para o crescimento.

A maneira como trabalhamos também é importante. Trabalhamos com propósito.

Onde existe uma meta, nós a atingimos. Quando existe um problema, nós o resolvemos. Trabalhamos com segurança e tomamos cuidado em tudo que fazemos.

Nós nos empenhamos para fazer o que é certo, justo e honesto. Agimos em equipes. Encontramos inspiração e energia no que fazemos e na maneira como o fazemos. Crescendo, aprendendo e comemorando juntos.

Fazendo a diferença e servindo ao bem maior.

A Ecolab está em todo lugar onde importa.

Porque o que fazemos e como fazemos é importante em todo lugar. [3]

ESTAMOS ONDE IMPORTA

De restaurantes e hotéis a instalações de energia e produção, os mais de 27.000 associados de vendas e serviços da Ecolab, a maior força de vendas e serviços diretos do setor, ajudam os clientes a resolver seus desafios de limpeza, sanitização e gerenciamento de água e energia. Muitas das marcas mais reconhecidas do mundo confiam na Ecolab para ajudar a garantir a eficiência operacional, integridade dos produtos e reputação da marca.

SERVIÇO PERSONALIZADO

A vantagem competitiva máxima da Ecolab é encontrada em nossa força de vendas e serviços líder da indústria. Cada desafio do cliente é único e, por essa razão, nossos 27.000 associados no campo fazem parceria com os clientes em suas instalações, prestando consultoria e serviço personalizados. Nossos especialistas utilizam um rigoroso processo para colher dados, aplicar tecnologia avançada, repensar processos e fornecer soluções para abordar os desafios econômicos, sociais e ambientais exclusivos dos nossos clientes.

Por trás de cada representante no campo existe uma equipe de pesquisadores, cientistas, engenheiros, especialistas em licenciamento ambiental e outros peritos trabalhando diligentemente para resolver os desafios do cliente, desenvolver novas soluções e atender às necessidades emergentes. Veja nossas soluções.

SOLUÇÕES INOVADORAS

A Ecolab tem uma grande história de inovações. Nossa estratégia se baseia em química, tecnologia digital e serviço para entregar valor exponencial ao cliente. Nossa equipe de 1.600 cientistas, engenheiros e especialistas técnicos cria as melhores soluções da categoria, que são fornecidas e desenvolvidas de forma responsável, com atenção especial ao impacto humano e ambiental. Com nossa experiência em tecnologias essenciais, incluindo antimicrobianos, sistemas de dosagem e monitoramento, higiene pessoal e ambiental, polímeros, surfactantes, química sólida, gestão de águas e análise de dados, ajudamos a melhorar a eficiência operacional, a qualidade do produto e a segurança de nossos clientes. [1]

  1. Questão crítica

Com os dados apresentados acima, nota-se que a ECOLAB é uma multinacional extremamente focada em resultados que trabalha de forma contínua em expansão e presença global.  O grande desafio é administrar a gestão de conhecimento e informação seja pelo desafio de agregar as empresas adquiridas de fusão, seja pela complexidade de “standarizar” processos para um grupo tão multicultural, ou seja, pelas diversas ERP presentes nos diferentes continentes de atuação.

Outro grande desafio é entender e adaptar-se as soluções solicitadas pelos clientes locais, fazendo adaptações em formulações de produtos utilizados em mercados maiores como NA e EU para mercado menores como LA, IMEA, SEA e Great China.

Pensando em dar mais autonomia para as regiões de menor representatividade citadas acima que equilavem a 5% dos resultados da companhia e tentar alavancar a presença da ECOLAB nesses mercados, dividiu-se a empresa em 3 grandes centrso: NA, EU e International Markets. Onde mercados internacionais devem ter mais autonomia para trabalhar de forma diferenciada e acelerada para obtenção de novos clientes e soluções.

Questão Crítica: Garantir a gestão de informação em um grupo multicultural, ERP diversos, diferentes níveis de excelência e conhecimento entre áreas e regiões, diferentes fluxos e processos das regiões incluídas dentro de mercados para dessa forma obter o sucesso esperado pela organização na expansão de negócios na região que abrange mercados internacionais.

  1. Proposta de valor

A capacidade das pessoas para agir e decidir com efetividade é condicionada pelas suas competências, notadamente o seu conhecimento técnico e experiência adquirida relacionados a funções e tarefas específicas, a sua sensibilidade para perceber insights relevantes nas situações contextuais vivenciadas, os seus valores, as suas crenças e sua intuição. Entretanto, essa situação ideal nem sempre se verifica na prática do dia a dia das organizações. As pessoas no processo decisório são intencionalmente racionais, buscando tomar as decisões mais corretas possíveis dentro de um conjunto de restrições de tempo, de recursos e de capacidade, adotando, portanto, uma racionalidade limitada no seu modelo mental para analisar fatos e decidir racionalidade do processo decisório sempre é condicionada por limitações situacionais e individuais, exprimindo, de um lado, a incapacidade do gestor de dominar toda a complexidade de situações objeto da tomada de decisões e, de outro, os limites cognitivos individuais das pessoas para acessar as informações e perceber insights relevantes para a gestão. Dessa forma, nas situações reais, as pessoas não conseguem alcançar a racionalidade objetiva – chegar de forma garantida à melhor escolha , pois são limitadas e influenciadas pela sua incapacidade física e mental de conhecer, em tempo hábil, tudo o que é necessário para tomar decisões. (FLEURY, 2021, p. 8).

Figura 1: Limitações à racionalidade no processo decisório

[pic 3]

Fonte: FLEURY, Newton Meyer. Gestão da Informação e do  Conhecimento. Rio de Janeiro: FGV, 2021.

Contudo, os processos heurísticos cada vez mais tendem a incorporar instrumentos de computação cognitiva, como o big data, o analytics e o aprendizado de máquina – machine learning –, tornando mais assertivos os resultados da análise intuitiva. (FLEURY, 2021, p. 10).

A gestão da informação e do conhecimento é uma atividade que lida com três variáveis: os processos do negócio, as tecnologias da informação e da comunicação e as pessoas.

Nessa perspectiva, contempla essencialmente o saber da organização, assumindo o papel de aglutinadora e facilitadora dos processos voltados ao desenvolvimento contínuo de uma inteligência coletiva, contemplando as duas dimensões a seguir. (FLEURY, 2021, p. 19).

  1. A dimensão humana leva em conta que as pessoas são os atores centrais das organizações, o principal alicerce para a implementação das estruturas de informação e conhecimento. (FLEURY, 2021, p. 20).
  2. A dimensão processual consiste na articulação dos processos de mobilização sistemática das ações de indivíduos ou grupos por meio de mecanismos formais de funcionamento e meios tecnológicos de apoio. (FLEURY, 2021, p. 22).

Figura 2: Limitações à racionalidade no processo decisório

[pic 4]

Fonte: FLEURY, Newton Meyer. Gestão da Informação e do  Conhecimento. Rio de Janeiro: FGV, 2021.

  • Criar/Identificar/Obter – busca a criação, a identificação e a obtenção das informações e dos conhecimentos necessários para atender aos processos de gestão, assegurando o acesso às fontes da sua disponibilidade no ambiente interno (ambientes de dados estruturados e não  estruturados) ou externo (bases de dados, redes sociais, documentos publicados na web e outros ambientes de aquisição de dados estruturados e não estruturados).
  • Reter/Armazenar – consiste em explicitar, sistematizar e reter a informação e o conhecimento considerados críticos para o sucesso do negócio. Nas situações relacionadas à experiência e à especialização das pessoas, existentes sob forma tácita, o processo de retenção consiste em colocar os detentores do conhecimento em contatos com outras no sentido de viabilizar a transferência do conhecimento tácito.
  • Disseminar/Compartilhar – envolve a promoção de um ambiente propício e favorável para a colaboração entre as pessoas e comunidades, visando à troca de informação e conhecimento, tendo como resultado o desenvolvimento contínuo de uma inteligência coletiva na organização.
  • Aplicar/Incorporar – esta atividade tem por finalidade a aplicação objetivada dos acervos de conhecimento explícito e do conhecimento tácito das pessoas nos processos do negócio, tendo como consequência melhoria dos produtos fornecidos e dos serviços prestados, maior satisfação dos clientes e melhores resultados para a gestão, entre outros aspectos.
  • Proteger – nesta atividade, busca-se proteger os acervos explícitos de conhecimento disponíveis e garantir o acesso seguro e controlado das pessoas aos mesmos. (FLEURY, 2021, p. 23).

Dessa forma, para que a ECOLAB tenha a tomada de decisão mais assertiva possível, deve investir em um POWER BI capaz de agregar a padronizar os dados recebidos dos diversos ERP para ter acesso a gráficos dinâmicos que possibilitem o foco nas equipes nas principais oportunidades para a região. Além de relatórios com histórico de produto finais e matérias-primas, deve-se ter acesso a um mapa: Produtos mais vendidos (custo, volumes, Market-share, concorrentes) vs matérias-primas necessárias (representatividade, custo e volume, feedstocks atrelados ao material e sua representatividade, matéria-prima alternativa), fornecedores em desenvolvimento para as materias-primas em questão, matérias-primas em tight. Acesso as informações de compras global para que se possa fazer comparação de custos de materiais.  

Faz-se necessário a capacitação dos profissionais de business para que eles ganhem produtividade e abragencia em suas funações sendo cada vez mais estratégicos e ultidisciplinares em suas funções.

Dessa forma, encontra-se a facilitação e suporte de processos para criar, sustentar, compartilhar e renovar o conhecimento organizacional, no sentido de geração de riqueza econômica, criação de valor ou melhora de performance da empresa e das pessoas. (ALLEE, 2003)

  1. Objetivos e resultados esperados

A implementação do projeto apresentado propõe:

  1. Maior assertividade no desenho do plano estratégico de mercados internacionais.
  2. Maior acuracidade nos dados de tomada de decisão de business.
  3. Maior velocidade nas tomadas de decisão do board dado a confiabilidade dos números apresentados.
  4. Melhor definição das prioridades dos times. Foco em resolução de problemas.
  5. Aumento da profundidade de conhecimento dos associados em relação as suas frentes de trabalho dado ao ganho tecnico que a ferramenta proporcionará. Time de alta performance.
  6. Aumento da interface entre os times de Buniness e áreas funcionais/suporte como Procurement, R&D, Logistica entre outros. Melhor comunicação e maior sinergia.
  7. Criação de uma malha multifuncional de informação através da confiabilidade gerada entre as distintas áreas da companhia, geração de valor para resolução de problemáticas e validação da profundidade de conhecimento específico de cada participante dentro de sua funcionalidade.  
  8. Geração de inovações e otimizações de processos.  
  9. Multiplicação do conhecimento através de treinamento periódicos aos novos membros da equipe.
  10. Expansão de negócios e aumento de margens para a ECOLAB.
  1. Pré-requisitos existentes ou necessários

Para a exploração das novas fronteiras da gestão da informação e do conhecimento, devem-se inicialmente entender as características predominantes do negócio objeto de estudo, a partir do que os gestores e os profissionais especialistas nos métodos e nas tecnologias emergentes da informação estarão capacitados para encontrar as soluções mais adequadas para cada ambiente empresarial específico. (FLEURY, 2021, p. 25).

Figura 3: Estrategia para implementação de ambientes do conhecimento organizacional 

[pic 5]

Fonte: FLEURY, Newton Meyer. Gestão da Informação e do  Conhecimento. Rio de Janeiro: FGV, 2021.

Ele parte da premissa de que cada ambiente de negócio tem as suas características peculiares, que devem ser percebidas pelo que chamamos de entendimento da sua lógica dominante – essência do negócio: clientes, produtos e serviços ofertados, propostas de valor na perspectiva dos clientes, competências essenciais do negócio.

(FLEURY, 2021, p. 28).

Pré-requisitos Existentes

  1. Entendimento do domínio do negócio:
  1. Quais são as organizações que a empresa busca alcançar e atender.
  2. Qual é o pacote de produtos e serviços que cria valor.
  3. Como a empresa se comunica para entregar uma proposta de valor.
  4. Como a empresa se relaciona com os seus segmentos de clientes, tais como assistência pessoal, serviços automatizados, comunidades e cocriação – modalidades de relacionamento.
  5. Quais são atividades-chave.
  1. Design tinking : Identificação de novas formas e mecanismos de criação de valor para os clientes e de novas fontes de receita para o negócio, tendo como base epicentros potenciais de inovação “descobertos” a partir de ideias derivadas da discussão das sete dimensões do quadro de modelo de negócios.
  2. Identificação e monitoramento das cadeias de valor e processos de negócio
  1. conhecimento explícito interno sob formato analógico – planilhas, normas, planos e políticas, entre outros;
  2. conhecimento explícito sob formato digital – bancos de dados, regras associadas a procedimentos automatizados, painéis de indicadores de desempenho, entre outros;
  3. conhecimento tácito
  1. Automação e monitoramento dos processos de negócio: Power BI com diversas funcionalidades porém que hoje não consolida e conversa com demais relatórios do sistema. (FLEURY, 2021, p. 28- 43).gócios.

Pré-requisitos Necessários

  1. Entendimento do domínio do negócio:
  1. Quem são os nossos parceiros atuais – ou potenciais – que complementam a nossa cadeia de valor, contribuindo para o alcance das propostas de valor estabelecidas – parcerias estratégicas.)
  2. Identificação e monitoramento das cadeias de valor e processos de negócio;
  1. Ambientes de dados e informações para a gestão dos processos de negócio e computação cognitiva como instrumento para a gestão da informação e do conhecimento organizacional.
  2. Identificação e monitoramento das cadeias de valor e processos de negócio
  1. conhecimento externo, detido por parceiros ou existentes no ambiente da web.
  1. Automação e monitoramento dos processos de negócio:
  1. BAM (Business Activity Monitoring) são plataformas de software que possibilitam a realização de monitoramento em tempo real de indicadores de desempenho corporativos associados aos processos do negócio.
  2. Power BI completo com um mapa Produtos mais vendidos (custo, volumes, Market-share, concorrentes) vs matérias-primas necessárias (representatividade, custo e volume, feedstocks atrelados ao material e sua representatividade, matéria-prima alternativa), fornecedores em desenvolvimento para as materias-primas em questão, matérias-primas em tight. Acesso as informações de compras global para que se possa fazer comparação de custos de materiais.  (FLEURY, 2021, p. 28- 43).
  1. Criação de procedimentos únicos e globalizados.
  1. Projeto piloto
  1. O projeto piloto deve ser capaz de seguir através da:
  2. Definição do time do sistema de Power BI responsavel por coordenar e implementar a melhoria na ferramenta que passará a ser capaz de agregar a padronizar os dados recebidos dos diversos ERP para ter acesso a gráficos dinâmicos que possibilitem o foco nas equipes nas principais oportunidades para a região. Além de relatórios com histórico de produto finais e matérias-primas, deve-se ter acesso a um mapa: Produtos mais vendidos (custo, volumes, Market-share, concorrentes) vs matérias-primas necessárias (representatividade, custo e volume, feedstocks atrelados ao material e sua representatividade, matéria-prima alternativa), fornecedores em desenvolvimento para as materias-primas em questão, matérias-primas em tight. Acesso as informações de compras global para que se possa fazer comparação de custos de materiais.  
  3. Realizar reunião de kickoff com diretorias e gerências.
  4. Reunião para validação final da modelagem do programa de desenvolvimento da melhoria da ferramenta.
  5. Apresentação de relatórios mensais de evolução do desenvolvimento da ferramenta integrada para a presidência da companhia.
  6. Capacitação dos profissionais de business para que eles ganhem produtividade e abragencia em suas funções sendo cada vez mais estratégicos e multidisciplinares em suas funções.
  7. Criação de um calendário de treinamento anual de Power BI para que os profissionais sejam atualizados de possíveis melhorias e serem implementadas ou mesmo para que novos entrantes tenham acesso a um treinamento formal.
  8. Disseminação do QBR (quarter Business Review) já existente na liderança para os times de business e áreas funcionais/suporte como Procurement, R&D, Logistica entre outros para que a comunicação seja mais fluida e o resultado mais direcionado.
  1. Referências bibliográficas

FLEURY, Newton Meyer. Gestão da Informação e do  Conhecimento. Rio de Janeiro: FGV, 2021.

ALLEE, V. The future of knowledge: increasing prosperity through value networks. New York:

Elsevier, 2003.

[1] Ecolab, 2021. Disponível em https://pt-br.ecolab.com/about  . Acesso em 02/08/2021.

[2] Ecolab, 2021. Disponível em  https://pt-br.ecolab.com/about/locations#sort=relevancy Acesso em 02/08/2021.

[3] Ecolab, 2021. Disponível em  https://pt.jobs.ecolab.com/our-purpose-values/ . Acesso em 02/08/2021.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (351.5 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com