TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade e Processos

Por:   •  23/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 10

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão da Qualidade e Processos

Módulo: Gestão da Qualidade e Processos-0519-9_2

Aluno: Rodrigo Coelho Baptista

Turma: MBA – Gestão Empresarial

Tarefa: Análise Empresa Super Insumos

Introdução

     A empresa Super Insumos, especializada no fornecimento de insumos a grandes indústrias, vem ao longo dos últimos anos construindo sólidas parcerias junto às mais importantes organizações industriais do País. A trajetória da empresa sempre foi pautada de forma sólida, profissional e socialmente responsável e suas ações fundamentadas em sua grande capacidade de inovação para enfrentar os novos desafios do mercado.

     Com o convite da Mega AçoEmpreendimentos, em 2016, a empresa Super Insumos foi incluída no Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, trazendo assim um grande desafio para a alta direção da empresa. Tendo-se em vista o aumento da demanda de pedidos ao qual a empresa vem passando, o presente relatório demonstra as mais diversas ações necessárias a serem tomadas visando as melhorias a serem implementadas para alcance do objetivo da alta direção.  

     No presente relatório será possível contemplar as principais ações e tratativas para melhoria e desenvolvimento dos tópicos listados a seguir:

  • insumos fora da especificação;
  • falta de conformidade na coleta de lixo industrial;
  • necessidade de implementação de um plano de auditoria interna;
  • metas estabelecidas apenas de forma corporativa, mas não individualizada;
  • devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas;
  • funcionários desmotivados, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores e
  • problemas com o processo de extravio de mercadorias, pois muitas peças são perdidas em função do não rastreamento dessas mercadorias.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

De acordo com os problemas levantados pela Diretoria, identificou-se a necessidade de um programa de qualidade mais fortemente implantado e implementado a fim de se obter melhores resultados no que diz respeito à alguns fatores como: redução de custos, aumento de produtividade, índices elevados de satisfação dos stakeholders além disso, é preciso observar e alinhar com todos os envolvidos alguns fatores para que se possa obter êxito na implementação, tais como:

- Foco no cliente, haja visto que as organizações devem atender as necessidades seus clientes, sempre observando e procurando exceder suas expectativas.

- As lideranças devem estabelecem os propósitos e direcionar os rumos que a organização deve tomar. Os liderados devem perceber o envolvimento e entender os propósitos da organização, para que todos possam alcançar seus objetivos.

- As atividades e os recursos deverão ser desenvolvidos em forma de processos para que o resultado seja alcançado com eficácia.

- Os processos serão identificados, compreendidos e gerenciados em forma de sistema, gerando assim maior eficiência e eficácia organizacional.

- A melhoria contínua será agora relacionada ao desempenho global da organização e os processos de melhoria que ocorrerão constantemente, com a implantação do programa de auditorias internas, bunscando encontrar falhas ou desvios nos processos e corrigi-las.

- As tomadas de decisões devem ser eficazes, além disso devem estar focadas na análise de dados e informações, que só serão possíveis através da implantação de um programa eficiente.

- Percepção de benefícios mútuos em relações com os fornecedores, haja visto que uma relação consistente e as relações atuais geram maior confiança entre ambas as partes.

Com relação à desmotivação dos funcionários, em função da ausência de um programa efetivo de valorização dos colaboradores, será utilizada ferramenta de benchmarking para superar o desafio de elevar a motivação dos funcionários;

Tendo-se em vista a alta competitividade do ambiente empresarial, uma maneira de melhorar resultados e crescer no setor é contar com a cooperação de outras empresas tidas como referência como um processo de sinergia e aprendizado constante.

Para realizar tal implantação, será necessário analisarmos se a empresa dispõe de líderes para que o processo tenha um resultado satisfatório. Além disso, a empresa deve incentivar o projeto de benchmarking com recursos financeiros e humanos.

Caso não identifiquemos para a formação de equipes colaboradores que tenham conhecimento sobre o processo de benchmarking e tenham compreensão do trabalho que será exercido com todas as suas etapas, realizaremos treinamentos e até mesmo contratação de profissional capacitado no mercado, visando alinhas os valores, missão e visão da empresa com a manutenção do grau de satisfação dos colaboradores da empresa.

Utilizando-se o Diagrama de Ishkawa, foi realizado um levantamento de possíveis causas que levam aos problemas operacionais da empresa. Conforme representação abaixo, seguem os diagramas:

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

  • Para apresentação do plano de ação para a área de logística, apontando soluções para a questão das mercadorias extraviadas, vamos considerar a ferramenta 5W2H, e definir as responsabilidades, os métodos, prazos, objetivos e recursos necessários para o alcance dos objetivos logísticos. Sendo assim, segue conforme tabela abaixo:

ação
(
what)

responsável
(
who)

prazo
(
when)

onde
(
when)

por quê
(
why)

como
(
how)

quanto custa
(
how much)

Implantar software de controle de lotes de produção;

Gerência de Prudução / Projetos e T.I.

06/07/2019 – 31/12/2019

Planta de Produção

Obter controle de lotes produzidos

Definir e implantar software ERP.

R$ 100.000,00

Treinar todas as equipes de produção para utilização software

Gerência de T.I.

01/01/2020 – 30/01/2020

Auditório

Fornecer domínio ferramenta aos operadores

Após implantação criar e ministrar treinamento

R$ 30.000,00 considerando paradas de produção

Acompanhamento de rotinas de cadastramento e processos diários

Gerencia de Produção e T.I.

Indefinido

Planta de Produção

Assegurar que eventuais desvios não ocorram

Dispponibilizar pessoa para acompanhamento dos principais usuários

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (482.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com