TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade e Processos

Por:   •  11/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de Pessoas Módulo: 3

Aluno: Rafael Irias Turma: Gestão de Pessoas-

Introdução

A rápida evolução nas organizações e mudanças constantes nos cenários atuais propiciam também mudanças tecnológicas, estratégicas, culturais e de conhecimento. Isto requer líderes que possam ser um elo entre as organizações e os envolvidos na cadeia produtiva, para o alcance de novos objetivos.

A liderança pode ser considerada como um processo de influência, geralmente de uma pessoa, através da qual um indíviduo ou grupo é orientado para o cumprimento das metas estabelecidas (BOWDITCH, 1999).

Apesar das várias definições de liderança, elas complemetam-se e buscam desenvolver o que realmente é necessário, sendo capaz de influenciar pessoas e atingir seus objetivos.

Cada estilo de liderança apresenta características únicas. As análises dos perfis de liderança serão feitas considerando suas características, pontos positivos e negativos na sua aplicação.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

A liderança, em sua abordagem contemporânea, permeia entre educar, influenciar, estimar e orientar, mas suas definições não são unânimes e possuem vários conceitos distintos que podem ser integrados. A liderança é um processo contínuo de aprendizagem e adaptabilidade, necessários para ter colaboradores empenhados e motivados, na geração de resultados positivos para a organização.

Fatores como entrosamento entre a equipe, argumentação e conhecimento influenciam a forma de liderança. O sucesso ou fracasso no papel do líder está diretamente ligado ao estilo de liderança adotado nas diferentes situações e organizações. Para elucidar as diferentes características do líder e suas aplicabilidades no contexto organizacional, seguem os principais perfis e estilos de liderança presentes nas organizações.

Autocrático

Considerado por muitas organizaçãoes como um perfil antiquado e pouco utilizado nos dias de hoje, o perfil autocrático é caracterizado pelo líder que determina o que deve ser feito, com pouca participação dos colaboradores. Com o perfil autocrático, as tomadas de decisões ocorrem de maneira mais rápida e individualista, já que o líder emana o poder e não necessita de consultar outras pessoas para tomada de decisão. Em contra partida, com a pouca participação dos envolvidos no processo, é comum a falta de soluções criativas e baixa motivação, dificultando a criação de laços de confiança e perda das capacidades humanas, devido à falta de estímulo.

Liberal

O líder não exerce um controle sobre os liderados, ele propicia que a tomada de decisão seja realizada por todos, baseado na maturidade e multidisciplinariedade da equipe. Essa comunhão entre líder e os colaboradores demonstra uma confiança na capacidade de exercer as funções de forma independente, possibilitando um ambiente de compartilhamento de ideias e inovação. Essa difusão das decisões requer a atenção do líder para que não haja erros que prejudiquem a organização.

Democrático

O perfil democrático tem como característica mediar os interesses dos colaboradores junto à organização, propiciando um ambiente saudável, em que as atividades são coordenadas, evitando os entraves entre os envolvidos. Em um cenário que, todos participam nas tomadas de decisões, esse processo pode ocorrer de forma lenta e prejudicar o desenvolvimento.

Situacional

Perfil de liderança adaptativa às situações e momentos dentro da organização, capaz de identificar e direcionar o colaborador mais capacitado para uma ação específica. O líder situacional é baseado na sua maturidade, mas que pode ignorar as relações interpessoais nos grupos de trabalho, prejudicando os seus resultados.

Visionário

O líder

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com