TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade e Processos

Por:   •  20/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.688 Palavras (11 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 11

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão da Qualidade e Processos

Módulo: Atividade individual

Aluno: Érica Soares de Santana

Turma: 2

Tarefa: Apresentar um plano de ação para os problemas detalhados pela Super Insumos

Introdução

C

Com base na globalização e cada vez mais impacto da tecnologia no cenário empresarial, as organizações precisam avaliar seus fluxos de processos e qualidade oferecida para seus consumidores. Isso se dá com base no produto pronto, o que é ofertado, e que dependendo dos recursos utilizados, pode onerar esta produção.

  Com o intuito de resolver os pontos levantados pela organização Super Insumos, serão propostas diversas análises e soluções, tendo como objetivo principal melhorar a gestão da qualidade e processos, agregando valor ao negócio ofertado, além de garantir um melhor resultado. Os pontos abaixo serão abordados neste trabalho:

  • A identificação dos elementos importantes a serem observados para implementação da qualidade na empresa;
  • A apresentação de uma proposta que inclua a utilização da ferramenta benchmarking para superar o desafio de elevar a motivação dos funcionários;
  • A identificação, por meio do Diagrama de Ishkawa das causas que levam aos problemas operacionais da empresa. Por meio da técnica dos 6Ms, considere as seguintes categorias de causa:
  1. método – causas relacionadas às melhores práticas e aos procedimentos utilizados para executar o trabalho;
  2. matéria-prima – causas que envolvam o material utilizado no trabalho;
  3. mão de obra – causas que envolvam atitudes e dificuldades por parte de colaboradores;
  4. máquinas – causas relacionadas a todo maquinário utilizado no processo de fabricação de insumos;
  5. medição – causas que envolvam os instrumentos de medida e a sua calibração, efetividade dos indicadores ao mostrarem variações de resultado, avaliações incorretas, falta de metas e métricas, e acompanhamento e;
  6. meio ambiente – causas relacionadas a questões como local de trabalho, calor, layout, poluição, poeira, falta de espaço e dimensionamento dos equipamentos.
  • A apresentação de um plano de ação para a área de logística, apontando soluções para a questão das mercadorias extraviadas. Para tanto, considerando a ferramenta 5W2H, definir as responsabilidades, os métodos, prazos, objetivos e recursos necessários para o alcance dos objetivos logísticos;
  • a avaliação de quais problemas poderiam ser trabalhados por meio da ferramenta Seis Sigma.

 Hoje,

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

Para a implementação de um sistema de Qualidade na empresa Super Insumos, compreende-se a necessidade de realizar inicialmente o planejamento para esta mudança. Ao longo do tempo, o foco da gestão de Qualidade e mudança nesta cultura deve estar na produção de itens, bem como, nos colaboradores responsáveis pelas atividades envolvidas. Importante mencionar que a gestão de Qualidade não terá foco apenas nos produtos, mas também nas pessoas.

Dessa forma, pode-se garantir que com o sucesso dessa implementação, os seguintes pontos serão alcançados:

  • Garantia de eficiência quanto aos processos;
  • Padronização de processos;
  • Maior organização da empresa Super Insumos;
  • Redução de custos operacionais;
  • Maior percepção e satisfação dos clientes.

BENCHMARKING

Com base nas informações apresentadas, os funcionários da Super Insumos encontram-se desmotivados, em função da ausência de um programa interno que promova a valorização desses colaboradores. Dessa forma, é indicada para a Super Insumos a realização de um benchmarking junto ao Magazine Luiza, visando elevar a motivação de seus colaboradores. De acordo com o instituto Great Place to Work (GPTW), o Magazine Luiza ficou em segundo lugar durante 2020, sendo apontada como uma das melhores empresas para se trabalhar. Entre as empresas ligadas ao varejo, o Magalu foi eleito como a melhor empresa para se trabalhar no Brasil. A empresa figura neste ranking há 22 anos, o que mostra que está em constante evolução e manutenção desta relação com seus colaboradores. Por conta disso, entende-se que a utilização do Magalu neste benchmarking será de grande valia para a adequação da Gestão de Pessoas na Super Insumos.  

De acordo com as boas práticas realizadas pelo Magalu, podemos considerar como essencial a política de priorização dos próprios colaboradores ao abrir novos processos seletivos. Dessa forma, incentivará o plano de carreira e a ascensão profissional. Com base nos dados divulgados, cerca de 80% das vagas abertas são preenchidas por pessoas que já estão em seu quadro de funcionários. Esse item é essencial para lidar com a apreensão que os colaboradores da Super Insumos podem ter ao serem informados das mudanças que serão adotadas. E quando as oportunidades não são preenchidas por colaboradores, é possível que eles indiquem conhecidos ou parentes. A companhia leva em consideração as indicações, transmitindo ao cliente a imagem de confiança em relação ao que fazem.

Como uma grande parte de estratégica do fortalecimento da cultura voltada para os colaboradores, o Magazine Luiza promove encontros entre os funcionários e terceirizados. Trata-se de uma série de treinamentos, com direito a palestras, conversas com as principais figuras de liderança, bem como, exibição de vídeos com depoimentos dos fundadores sobre a história do Magalu.

Com a aplicação destas pequenas mudanças, mas que causam um grande impacto na interação das equipes e colaboradores, espera-se que haja um ganho de aproximadamente 40% de produtividade. Isso se dá pelo fato do funcionário se sentir cada vez mais parte do trabalho realizado, tendo a visão de que a Super Insumos também é a sua casa.

DIAGRAMA DE ISHIKAWA

A utilização do Diagrama de Ishikawa, também conhecida como Diagrama de Espinha de peixe, é utilizada para classificar, organizar e encontrar graficamente as causas de um determinado problema, agrupados por categorias pré-estabelecidas. Esses pontos facilitam a execução de brainstorming, analisando as ocorrências diretamente. Como existe uma hierarquia entre as causas, é possível identificar assertivamente as fontes de determinado problema.

Com base no levantamento realizado entre os colaboradores, verificamos diversos pontos de problemas que poderiam causar sérios danos à organização Super Insumos. De acordo com a consultoria realizada, constata-se que a base dos diversos problemas mencionados é a falta de controle no Estoque/Almoxarifado e no envio das mercadorias. Ao atacar os problemas nestas duas frentes, diversas situações serão melhoradas. Conforme Diagrama de Ishikawa abaixo, pode-se analisar o problema encontrado na devolução de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas.

[pic 1] 

Com base no problema mencionado pela alta Gerência da Super Insumos, existe uma ausência de estabelecimento de metas de forma individualizada, atingindo diretamente os colaboradores. Hoje é feito de uma forma generalizada, apenas de forma corporativa. Ou seja, trata-se de metas estabelecidas de forma geral que não atingem os colaboradores, e dessa forma não há métrica para avaliar a produtividade de cada um, pensando numa forma de melhorar cada processo realizado.

[pic 2]

5H2W

Visando melhorar a situação transmitida pela equipe de Expedição e logística, referente aos problemas encontrados com o processo de extravio de mercadorias, foi criado um programa com base na ferramenta 5H2W. Na tabela abaixo é detalhada a necessidade de atribuições por equipe, com o motivo daquela solicitação, quem deverá exercer, custos atribuidos e o resultado esperado. O principal problema mencionado foi o extravio de mercadorias enviadas, mas com base nas entrevistas realizadas junto aos colaboradores, identificamos diversas situações que estão impedindo o crescimento e visibilidade da Super Insumos, e foram levadas em consideração neste item.

É importante esclarecer para os colaboradores participantes que estas mudanças serão realizadas para crescimento da organização Super Insumos, e consequentemente, deles mesmos.

O QUÊ?

ONDE?

COMO?

QUANDO?

POR QUÊ?

QUEM?

 QUANTO CUSTA?

Ministrar treinamentos sobre as formas corretas de manusear cada produto em expedição, de acordo com sua natureza.

RH

Verificar dentro da organização quais colaboradores possuem experiência para treinar outros colaboradores.

01/06/2021

Para que os colaboradores possam aprender mais sobre o manuseio dos produtos.

Janielle Silva

                                             -  

Ministrar treinamentos sobre as formas corretas de manusear cada produto em expedição, de acordo com sua natureza.

ALMOXARIFADO

Ministrar treinamento para os outros colaboradores, visando ensinar quanto ao manuseio dos produtos.

10/06/2021

Para que os problemas envolvendo o manuseio de produtos sejam minimizados.

João Pedro

                                             -  

Ministrar treinamentos sobre as formas corretas de manusear cada produto em expedição, de acordo com sua natureza.

ALMOXARIFADO

Acompanhar se os problemas de manuseio de produtos diminuiram, visando a melhoria dos processos internos.

01/07/2021

Para que seja analisada a viabilidade de continuar os treinamentos, ou criar uma escala mensal.

Luiz Alberto

                                             -  

Implantação de sistema de rastramento de cargas;

TI

Busca por Sistemas de gestão de frotas e cargas que possam atender a demanda da Super Insumos.

01/06/2021

Para que os problemas envolvendo extravios de mercadorias sejam minimizados.

Xavier Ribeiro

                     150.000,00

Implantação de sistema de rastramento de cargas;

RH

Agendamento de treinamentos juntos à empresa de Sistemas, para que todos os colaboradores pertinentes sejam ensinados.

01/07/2021

Para que todos os colaboradores envolvidos na cadeia de distribuição sejam treinados.

Janielle Silva

                                             -  

Escolha de veículos adequados para as cargas.

LOGÍSTICA

Realizar levantamento dos carros disponíveis para entregas atualmente.

01/06/2021

Para que os carros possam ser utilizados de acordo com os produtos a serem transportados.

Luiz Alberto

                                             -  

Planejamento de melhores rotas de entrega, considerando a condição das estradas, percursos mais rapidos, trânsito e etc;

LOGÍSTICA

Realizar levantamento geográfico com base nas rotas utilizadas, pensando estrategicamente.

01/06/2021

Para que possamos minimizar os extravios, perdas, danificações e onerosidade por conta de danificação aos automóveis.

Carlos Eduardo

                                             -  

Planejamento de melhores rotas de entrega, considerando a condição das estradas, percursos mais rapidos, trânsito e etc;

LOGÍSTICA

Inclusão destas observações em sistema integrado, para que os dados possam ser unificados e gerem dados maiores para análise.

01/07/2021

Para que melhores dados sejam gerados de modo gerencial, sendo possível analisar a diferença desse trabalho posteriormente.

Carlos Eduardo

                                             -  

Planejamento de melhores rotas de entrega, considerando a condição das estradas, percursos mais rapidos, trânsito e etc;

RH

Contratação de novo colaborador, seja de forma interna ou externo, para ser responsável pelo controle logísitico.

01/06/2021

Para que não haja sobrecarregamento na equipe de logística, sendo necessário haver mais um colaborador responsável.

Janielle Silva

                           3.000,00

Monitoramento dos resultados, com base em não conformidades, percentual de entregas feitas dentro do prazo, avarias no transporte, giro dos estoques, satisfação dos clientes etc.

TI

Busca por novo sistema integrado, onde os dados possam ser lançados pelos colaboradores e gere maiores dados os stakeholders.

01/06/2021

Para que a análise possa ser feita com base na realidade, de acordo com as mudanças empregadas para os colaboradores.

Xavier Ribeiro

                     200.000,00

Monitoramento dos resultados, com base em não conformidades, percentual de entregas feitas dentro do prazo, avarias no transporte, giro dos estoques, satisfação dos clientes etc.

RH

Agendamento de treinamentos juntos à empresa de Sistemas, para que todos os colaboradores pertinentes sejam ensinados.

01/07/2021

Para que todos os colaboradores envolvidos na expedição e logística sejam treinados.

Janielle Silva

                                             -  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (317.4 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com