TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão da Qualidade e Processos

Por:   •  22/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão da Qualidade e Processos

Módulo: Online

Aluno: Enio Franco Vilarinho Filho

Turma: 0122-2_1

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

     Com o aumento de canais para a divulgação de produtos e serviços ficou ainda maior o poder de compra do consumidor, onde o mesmo consegue conhecer diversas opções de uma forma mais simplificada, apenas fazendo pesquisas na internet ou acompanhando a opinião de alguns consumidores em mídias sociais.

     Com isto, é de extrema importância que o fornecedor mantenha o foco em melhorar cada vez mais a qualidade do seu produto e ou serviço com um preço acessível para o seu publico alvo, reduzindo os seus custos e despesas, para que possa ter competividade no mercado. As empresas precisam sempre estar preparadas para uma mudança, mudança que muita das vezes é radical e com frequência. Temos hoje o exemplo da pandemia que chegou do nada e sem dia para ir embora. Com isso, é de grande importância que os profissionais estejam preparados para a utilização de ferramentas da qualidade que auxiliem na tomada de decisão das empresas, com o intuito de melhorar e manter o seu fluxo de produção com qualidade e gestão como um todo.

     Quando a Super Insumo foi incluído no Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Mega Aço Empreendimentos, a alta direção da empresa estava ciente que era necessário implementar melhorias em seu modelo de gestão para que pudesse lidar com um rápido crescimento de pedidos e fornecimento insumos. De acordo com todo o levantamento, este relatório tem como objetivo apresentar um plano de ação para a melhoria dos processos e gestão da qualidade da organização, com o foco em obter sucesso no programa no qual foi inserida.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

    Um dos principais pontos atualmente para um produto e ou serviço se manter no mercado é a qualidade, pelos seguintes motivos: aumento de concorrência e a facilidade dos clientes obterem informações através de redes sociais e outros canais de comunicação. Quando um cliente adquire um produto e fica insatisfeito ele vai às redes sociais, faz uma postagem com os pontos negativos e isto acaba influenciando outras pessoas a não comprar o produto ou serviço. Mas também pode ter efeitos positivos, quando o produto tem uma boa qualidade e o cliente faz um elogio em sua rede social, isto acaba despertando os interesses de outras pessoas.

    Os clientes de hoje em dia sabem o que realmente querem. A grande diversidade de produtos e serviços faz com que o cliente fique mais exigente com a qualidade daquilo que esta adquirindo.

    Hoje em dia muitas empresas falam que a gestão da qualidade é uma de suas prioridades. Mas, nem sempre foi assim. Em algumas décadas atrás, antes da Revolução Industrial, a gestão da qualidade era um grande desafio para as organizações. Eram poucas empresas ativas no mercado, o que causava um baixo poder de barganha dos clientes.

    Segundo Frederico Steiner Costa (2022, p.1), a qualidade cresceu foi logo após a segunda Guerra Mundial, quando saiu do eixo EUA-Europa e indo até o Japão. O processo de garantia da qualidade foi criado através da evolução de vários estudos e conceitos técnicos e estatísticos, ampliado com o conceito de engenharia da confiabilidade. Com isto, a qualidade amplia a sua abordagem envolvendo processos, produto, pessoas e métodos.  E então, nasce o conceito com o nome de Total Quality Control. As empresas que adotaram a gestão de qualidade se destacaram no mercado no período de 1960 e 1980. Um grande exemplo foi o crescimento dos produtos japoneses no mercado americano. Logo no início dos anos de 1980, a qualidade ganha um papel estratégico nas organizações. Sendo a base do chão de fábrica, a gestão da qualidade passa a se estabelecer como uma filosofia de gestão nas empresas por meio de:

  • Qualidade na estratégia: modelos de gestão orientados, e eficiência e eficácia, sendo o cliente o foco;
  • Medição e controle: sistemas de mensuração de resultados com gestão baseada em fatos e dados;
  • Liderança: envolvimento e compromisso das lideranças e da equipe;
  • Conformidade: normatizações;
  • Foco holístico: ampliação da qualidade a toda cadeia de valor e dados;
  • Conformidade: erro zero no processo produtivo;

Com a colaboração e apoio de toda a equipe e com o foco no cliente, as empresas começam a padronizar processos, envolver mais pessoas para buscar a qualidade em seus produtos.

    Segundo M. Sc. Ivete S. Faesarella, Dr. José B. Sacomano e Dr. Luiz C.R Carpinetii (2006, p. 9) A partir 1987, a ISO (Intemational Standard Organization) elaborou normas internacionais de qualidade com o principal objetivo de padronizar a sistemática de Gestão da Qualidade. Criando politicas e processos para que diversas empresas possam melhorar a sua gestão de forma padronizada. Com um conjunto de normas apresenta, de uma forma generica e ampla, sendo uma serie de recomendações para implementar os sistemas de gestão e a garantia da qualidade dos serviços e produtos. Com isto, a qualidade passou a ser mais significante e ganhar mais peso dentro do processo de produção.  A Tabela 1 apresenta uma comparação entre a visão tradicional e a nova visão da qualidade.

    Visão Tradicional

Nova Visão

A produtividade e a qualidade possuem objetivos conflitantes;

O ganho de produtividade é alcançado por meio de melhoria da qualidade;

A qualidade é definida como conformidade às especificações e aos padrões;

A qualidade é definida para satisfazer as necessidades dos clientes;

A qualidade é medida pelo grau de não conformidade;

A qualidade é medida pela continua melhoria nos processos e produtos e pela satisfação dos clientes;

A qualidade é alacançada por meio da inspeção dos produtos;

A qualidade é determinada pelo planejamento do produto e é alcançada pelo controle efetivo das técnicas;

Alguns defeitos são permitidos quando o produto se encontra dentro dos padrões mínimos de qualidade;

Os defeitos são prevenidos por meio de técnicas de controle de processo;

A qualidade é uma função separada e enfocada no processo de produção;

A qualidade é uma parte de cada função em todas as fases do ciclo de vida do produto;

As relações com os fornecedores não são integradas e relacionam-se diretamente com os custos

O Relacionamento com os fornecedores é a longo prazo e é orientado pela qualidade;

Tabela 1: Duas Visões da Qualidade (Brocka e Brocka, 1994).

    Umas das ferramentas da gestão da qualidade para aumentar o desempenho de um processo ou produto e também elevar a motivação de seus funcionários é o benchmaking.

    A ferramenta benchmaking é uma forma para comparar a produtividade de um processo ou produto, seja dentro ou fora da organização, com o objetivo de entender melhor o desempenho e adapltá-los.  

    De acordo com o estudo, será apresentada a realização de um benchmarking com a empresa Vivo, com o objetivo de entender a estratégia que a organização possui em valorizar e investir em seus funcionários. No ano de 2021 a Telefónica Vivo ficou em terceiro lugar entre as melhores empresas para se trabalhar segundo a Great Place to Work, foram premiadas 150 empresas em quatro categorias, a Vivo ficou na categoria de Gigantes.

    Abaixo as seguintes oportunidades de melhorias observadas neste benchmarking:

  • Implantação de programas para o desenvolvimento interno dos seus colaboradores;
  • Ambiente inclusivo e flexível;
  • Desenvolvimento da lideres que tenham os objetivos alinhados com a cultura da organização;
  • Cuidados com a saúde mental dos funcionários;

Com a implantação destes critérios, será feira uma pesquisa para verificar qual o resultado das ações, se foram satisfatórias ou se precisam de ajustes. O objetivo das ações é uma maior satisfação dos colaboradores, valorizando cada um deles e melhorando a produtividade na organização.

    Será apresentada também, a ferramenta diagrama de Ishkawa (espinha de peixe ou de causa e efeito) para os problemas encontrados na parte operacional. O diagrama de Ishkawa está entre os setes ferramentas do gerenciamento do controle de qualidade.

Segundo a Viviane Rodrigues (2021, siteware) O Diagrama espinha de peixe é uma representação gráfica simples de ser construída e de fácil entendimento. Por isso, traz diversos benefícios para a organização e para a equipe que a utiliza.

        Abaixo será apresentado o diagrama para cada problema apontado na Super Insumos:

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

    Os objetivos dos diagramas apresentados acima foram para apresentar as principais causas raízes dos problemas na operação da Super Insumos, para que possam ser definidas as soluções.

    Como objetivo de solucionar o problema das mercadorias extraviadas, foi feito um plano de ação para a área de logística com base na ferramenta 5W2H. Segundo Gustavo Periard (2009, sobreadministracao) está ferramenta funciona como um mapeamento das atividades, onde será estabelecido o que será feito, por quem, em qual período de tempo, em qual área de empresa e todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita.

Com as informações de cada etapa é possível modular um plano para que seja feita a execução do projeto, e que ocorra da forma mais clara e precisa.

    Os significados das perguntas são:

  • What – O que será feito (etapas)
  • Why – Por que será feito (justificativa)
  • Where – Onde será feito (local)
  • When – Quando será feito (tempo)
  • Who – Por quem será feito (responsabilidade)
  • How – como será feito (método)
  • How much – Quanto custará fazer (custo)

    Abaixo a tabela com as ações criadas usando esta ferramenta.

Ação

Responsável

Prazo

Onde

Por quê

Como

Quanto custa

Realizar benchmarking com a empresa Mosaic

Paulo Nunes

10/02/22 a 10/06/22

Mosaic

Empresa com uma ótima referencia de logística no segmento

Fazendo uma visita.

R$ 1.000,00 (pessoa)

Revisar contratos com os fornecedores

Giulia Alves

10/02/22 a 10/06/22

Super Insumos

Penalizar fornecedores pela perda de mercadorias

Revisar todas as clausulas do contrato

R$ 0,00

Comprar sistema de rastreamento

Felipe Augusto

10/02/22 a 10/06/22

Super Insumos

A empresa não possui a ferramenta correta

Pesquisar sistemas no mercado

R$ 6.000,00 (por ano)

Comprar etiquetas com tag de rastreamento

Felipe Augusto

10/02/22 a 10/06/22

Super Insumos

A empresa não possui a etiqueta

Pesquisar etiquetas no mercado

R$ 4,00 (por unidade)

Criar procedimento para monitoramento das mercadorias

Paulo Nunes

10/02/22 a 10/06/22

Super Insumos

A empresa não possui um procedimento adequado

Mapeando processos

R$ 0,00

Realizar treinamento com toda a equipe

Paulo Nunes

10/06/22 a 10/07/22

Super Insumos

Falta de experiência da equipe

Instruindo as pessoas

R$ 0,00

    Para finalizar o trabalho, é recomendada a aplicação da ferramenta Seis Sigma para solucionar os seguintes problemas: Insumos fora da especificação falta de conformidade na coleta de lixo industrial e devoluções de lotes por falta de conformidade na fabricação de chapas metálicas.  A ferramenta Seis Sigma tem por objetivo melhorar a gestão através de uma metodologia voltada para o entendimento e a eliminação dos pontos negativos nas operações e processos. O sucesso desta ferramenta vai depender da colaboração de todos os envolvidos no trabalho. Ela é divida em cinco etapas, onde possui funções bem específicas:

  • Definição: Nesta etapa acontece a definição dos objetivos do estudo e de quais atividades serão feitas as melhorias. O problema deve ser desenhado com muita precisão por todos os envolvidos e apresentado de forma clara para a elaboração das definições necessárias.
  • Medição: Assim que o problema for definido de acordo com as particularidades, é feito a medição para avaliar e quantificar o problema. Através de números e dados estatísticos.
  • Análise: determinar as principais variações da operação e ou processo, seguindo o uso de técnicas e estatísticas para analisar os dados.
  • Melhoria: eliminar as principais variações, e melhorar a capacidade e produtividade.
  • Controle: Acompanhar a produtividade de todo processo assegurando que os ganhos no desempenho continuem ao longo do tempo.

Considerações finais

Através deste trabalho foi possível identificar o quanto as ferramentas de qualidade são de extrema importância para aumentar o desempenho de uma gestão, ganhando conhecimento dos pontos negativos e onde estão os desperdícios de cada processo. Para assim melhorar cada etapa e a empresa ganhar mais competitividade no mercado e também a admiração de seus clientes. Foram apresentadas neste trabalho as seguintes ferramentas: benchmarking, diagrama de Ishkawa, 5W2H e Seis Sigmas, e foi através delas que foi possível a conclusão da consultoria alcançando um bom resultado.

Referências bibliográficas

COMPUTER WORLD, Telefónica Vivo: desenvolvimento pessoal como estratégia. (Outubro 2018). Disponivel em:  Telefónica Vivo: desenvolvimento pessoal como estratégia | Computerworld

DESAFIO DA LOGISTICA, Seis Sigma e a melhoria na gestão logística das empresas. (Novembro, 2019) Disponivel em: Seis Sigma e a melhoria na gestão logística das empresas (desafiosdalogistica.com.br) 

GESTÃO DA QUALIDADE, Conceitos e Ferramentas. (Abril 2006). Disponivel em: repositorio.eesc.usp.br/bitstream/handle/RIEESC/6212/FaesarellaIvete_GestaoQualidade.pdf?sequence=1 

JORNAL VALOR ECONOMICO, Veja as melhores empresas para trabalhar no Brasil, Segundo a Great Place to Work. (Outubro, 2021). Disponivel em: https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2021/10/19/veja-as-melhores-empresas-para-trabalhar-no-brasil-segundo-a-great-place-to-work.ghtml

SOBRE ADMINISTRACAO, o que é o 5W2H e como ele é utilizado? (Julho, 2019) Disponivel em: O que é o 5W2H e como ele é utilizado? - Sobre Administração (sobreadministracao.com) 

SITE WARE, diagrama de Ishikawa: o que é e como fazer. (Setembro, 2021) Disponível em:     https://www.siteware.com.br/metodologias/diagrama-de-ishikawa 

STEINER COSTA, Frederico. Gestão da Qualidade e Processos. Conteúdo online disponível em:  http//www.ls.cursos.fgv.br. Acessado em 02/02/2022. Rio de Janeiro: FGVOnline, 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (357 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com