TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Conhecimento

Por:   •  19/3/2017  •  Ensaio  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da atividade:

Para realização desta atividade, utilizaremos como objeto de estudo o Sistema Gerenciador da Aprendizagem – Sala de Aula Virtual (SGA-SAV) do Claretiano – Centro Universitário e o processo de ensino. Para tanto, convido você a observar as ferramentas de aprendizagem disponíveis no ambiente virtual sob a ótica dos conceitos de Gestão do Conhecimento estudados neste ciclo. A seguir, responda no Portfólio as seguintes perguntas:

 a) Como e em quais locais ocorre o compartilhamento de conhecimentos tácitos?
R: Compartilhar ideias significa dividir, disseminar o que se sabe. Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que está em sua cabeça
, é  comum o compartilhamento de ideias ocorrer nas corporações de maneira involuntária ou não, ao observar o seus pares de trabalho ou seu líder você consegue aprender.
EX: Em uma empresa todos os  dias o coordenador chama o seu supervisor para prestar conta do resultado do dia anterior e elaborar um relatório, o supervisor vendo seu líder fazer aquela demanda todos os dias aprende a executa-la também.

 b) Como ocorre a criação de conceitos?
R: A construção desenvolve-se em cinco fases:
1 - Compartilhamento do conhecimento tácito;
2 - Criação de conceitos;
3 -  Justificação de conceitos;
4 - Construção de um arquétipo;
5 - Difusão interativa do conhecimento.
O processo de criação do conhecimento começa com o compartilhamento do conhecimento tácito, que corresponde à socialização. Esse conhecimento mantido pelos indivíduos é a base da criação do conhecimento organizacional.

c) Como é feita a justificação de conceitos?
R: Quando novos conceitos são criados, eles precisam ser justificados em algum momento no processo. Essa justificação envolve o processo de determinação, no qual se afirma que os conceitos recém-criados valem realmente a pena para a organização e a sociedade. É uma espécie de filtro. Nesta fase, a organização deve verificar se a intenção organizacional continua intacta e certificar-se de que os conceitos que estão sendo gerados atendem às necessidades da sociedade. Esse processo de filtragem deve ocorrer logo após a criação do conceito. Para as organizações com fins lucrativos, os processos de filtragem, além da intenção organizacional, envolvem, normalmente, custo, margem de lucro e grau de contribuição de um produto para o crescimento da empresa. Segundo Hoffman (2009), as principais condições capacitadoras da terceira fase são:
1) a intenção organizacional;
2) a autonomia dos trabalhadores;
3) a motivação para criatividade;
4) o acesso a grandes volumes de informação.

d) O que corresponderia à criação de arquétipos?
R Um conceito justificado é transformado em algo tangível, ou melhor, em um arquétipo, que pode assumir a forma de um protótipo. Portanto os conceitos justificados são transformados em arquétipos, e com isso, também são explícitos. Exatamente como um arquiteto constrói uma maquete antes de iniciar uma construção, os membros da organização engajam- -se na elaboração de um protótipo do produto ou de um modelo de sistema

 e) O que corresponde à difusão interativa do conhecimento (considere as várias disciplinas)?
R: A criação do conhecimento organizacional é um processo interminável que se atualiza continuamente, ou seja, ela não termina. O conhecimento criado por uma unidade organizacional pode mobilizar outras unidades, importante frisar que a criação do conhecimento não se dá apenas em cinco fases; pode ser necessário executá-las mais de uma vez, até que ele seja realmente institucionalizado na organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com