TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Conhecimento

Por:   •  2/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.262 Palavras (6 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 6

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Micheli Maria de Jesus

Gestão do  Conhecimento

São Paulo

2014

        

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Micheli Maria Jesus

                                                            RA: 8978177790

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Gestão do Conhecimento

                                                                Tutora: Bartholomeo Oliveira Barcelos

 São Paulo

2014

ETAPA 3

Passo 1

Organização é um sistema que tem como finalidade atender as necessidades das pessoas atraves de serviços de saude, agua e energia, segurança publica, controle de poluição, alimentação, diversão, educação  em todos os niveis, ou seja tudo isso depende de organizações que gerencie. As organizações tem outros componentes importantes, como processos de transformação, cultura tecnologia e divisão de trabalho, elas fornecem por meio de recursos estaveis, salarios, abonos, lucros distribuidos e outras formas de remuneração são fornecidos ás pessoas, em retribuição por seu trabalho ou seu investimento. O desempenho das organizações é importante para clientes e usuarios, funcionarios, acionistas, fornecedores, e para a comunidade em geral, para attender a todas essas expectativas, as organizações precisam ser bem administradas.

organizações tradicionais utiliza uma hierarquia de poder deixando as responsabilidades sobre a empresa que por sua vez toma as decisões e cria estratégias que serão repassadas para as linhas mais baixas a executar o que lhes são repassados,esse tipo de organização possuem uma insegurança com relação à mudança, por medo de terem muitos gastos e de não conseguirem atender as necessidades tanto pessoal como as novas tecnologias e por isso acabam criando certa resistência para aceitar novas maneiras de adaptação para se adaptar anovas rotinas que a tornarão uma empresa inovadora. As Organizações inovadoras buscam novas metas e objetivos que sejam apropriadas a dinâmica das inovações, na qual, não surgem das antigas, mas, que começam a produzir ao seu lado e passam a obter um crescimento mais elevado em relação às tradicionais. Buscando sempre seu espaço, mostrando seu potencial firmando assim, compromisso de atingir resultados

Passo 3

as quatro etapas do processo administrativo são :

Planejamento é um metodo existente para preparar meios para

Alcançar objetivos

Controle monitorar as atividades e corrigir os desvios

Direção designar pessoas, dirigir seus esforços, motivá-las, liderá-las e comunicar

Organização modelar o trabalho, alocar recursos e coordenar atividades

 

informação é uma mensagem recebida e entendida. Em termos de dados, podem ser definida como uma coleção de factos dos quais conclusões podem ser extraídas. Existem muitos outros aspectos da informação visto que ela é o conhecimento adquirido através do estudo, experiência ou instrução. Mas, acima de tudo, informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados numa forma que se some ao conhecimento da pessoa que o recebe. A informaçãoa é o conjunto de dados uteis ás organizações e aos seres humanos,no sentido de dar auxilio para tomada de decisão eficaz.

7

Reflexão

“A tecnologia por si só não é capaz de transformar dados em informações. É preciso que o homem crie um significado.” Analise essa frase e escreva sobre o que você entendeu dessa citação

A tecnologia não é o suficiente para transformar dados em informação é preciso que o homem examine e decifre o que há por trás dos codigos assim obtem-se os dados necessarios para vir transformar em informação e com isso disseminar o conhecimento.

         

8

Conhecimento Explicito e Tacito

Atraves de um estudo mais profundo sobre o conceito de conhecimento podemos citar dois tipos o explicito e o tacito.Eles são mutuamente complementares devido a interação e realização de trocas nas atividades criativas dos seres humanos. O conhecimento explicito é aquele que é trasmitido com fluencia,que pode ser codificado e guardado de alguma forma em uma midia e transmitido imediatamente para outras pessoas. As formas mais comuns desse tipo de conhecimento são os manuais, documentos, jornais e procedimentos. Pode ser também através do áudio-visual. Trabalhos de arte e desenhos de produtos podem ser vistos como outras formas de conhecimento explícito onde habilidades humanas, motivos e conhecimento são externalizados.

Conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, pela experiência. Geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, pois é subjetivo e inerente às habilidades de uma pessoa. Exemplos disso são a habilidade de fazer julgamentos técnicos e as habilidades físicas e sensoriais, tal como reconhecer se um processo produtivo está funcionando bem ou mal somente com base na coloração da fumaça que sai da planta industrial ou se um motor está com problemas após “escutá-lo” por meio de uma caneta encostada no ouvido do expert e no mancal do motor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (303.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com