TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Conhecimento

Por:   •  8/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Disciplina: GESTÃO DE CONHECIMENTO

Nome

RA

Data


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: GESTÃO DE CONHECIMENTO

                 

          Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão de Conhecimento apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa.


CASAS SOBERBA

Apresentação desse relatório tem o propósito de reestruturar a Casas Soberba. Uma empresa tradicional, que em seu tempo de ascensão, seu objetivo era atender seus clientes em um longo prazo, espalhando por todo interior do Brasil. Com base no modelo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi, temos o propósito de analisar e solucionar os problemas da empresa e concluir sua reestruturação.

As intenções gerais do plano de ação para empresa assumir seus compromissos, seriam a identificação da satisfação de seus colaboradores, com a idéia de inovação, encorajamento e atitudes ao ambiente de trabalho, e reformulando os métodos da conduta dos colaboradores de todos os setores.

O administrador tem que investir na inovação e conhecimento, transformando o conhecimento tácito para explicito. Reflexionar a função de cada colaborador na empresa, dispersar o comando, com isso, melhorando os rendimentos e fazê-los responsáveis pelas atividades da empresa. A gestão do conhecimento como um processo interativo de criação do conhecimento organizacional, definindo-o como “a capacidade que uma empresa tem de criar conhecimento, disseminá-lo na empresa e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas,” isso é o que enfatiza Nonaka e Takeuchi (1997).

Poderia sugerir um “BA VIRTUAL-SISTEMÁTICO, ferramenta mais recente, pois utilizam às facilidades modernas da tecnologia da informática, como o uso de chats, vídeo conferencia, redes on-line, bancos de dados, com isto, possibilita o conhecimento coletivo, que é conversão conhecimento explícito para o tácito.

Propondo os quatros modos diferentes de conversão do conhecimento proposto por Nonaka e Takeuchi:

[pic 4]

Já no ambiente interno, a criação de novos conhecimentos ocorre a partir de um processo interativo intensivo e laborioso entre os membros da empresa via comunicação formal e informal, representada, por exemplo, através de reuniões, debates, seminários, dentre outros. 


Logo, o fluxo de informações e conhecimentos que envolvem o meio interno e externo possibilita que sejam criados novos conhecimentos, e conseqüentemente que a empresa inove e torne-se diferenciada no mercado.

Nesse sentido, o processo de inovação é movido por meio da conversão que ocorre de fora para dentro da empresa e para fora novamente através de novos produtos, serviços ou sistemas. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997) é essa interatividade interna e externa que permite a criação de novos conhecimentos, sustentando a inovação contínua na empresa e conseqüentemente sua vantagem competitiva.

O conhecimento como vantagem competitiva

[pic 5]

Baseados nesse parâmetro , foi sugerido uma mudança de estrutura da empresa para dar mais controle aos colaboradores, avaliar o desempenho e habilidades de cada um, para oferecer devidos incentivos, e também mudar o nome da empresa, missão e a visão para consistir a inovação.

NOME : CASAS EXCELÊNCIA

Fazendo análise da concorrência, foram constatados que a idéia surgiu em relação à população existente ao redor das lojas, assim pensando nos conceitos da humildade o antigo nome “SOBERBA” pode significar um sentimento negativo como prepotência, arrogância, superioridade. Com o nome proposto “EXCELÊNCIA” pode ter a idéia de admirável, excelente, magnífico.

MISSÃO:

Atender com excelência às demandas dos clientes, pelo desenvolvimento e oferta de produtos e serviços pelo preço justo e conservando os valores familiares.

VISÃO:

Ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela qualidade de nossos produtos, serviços e relacionamento. 

Em um ambiente de trabalho, o compartilhamento do conhecimento geralmente se refere ao ato de encorajar e dividir uma experiência, então, o principio é desenvolver a cultura de encorajar o compartilhamento de conhecimento para os colaboradores de todos os níveis hierárquicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (212 Kb)   docx (353.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com