TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Marketing

Por:   •  29/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

  1. Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Gestão de Marketing I

Curso: Administração

Professor Tutor:                  

Data: 27/03/2012

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. De acordo com GOBE et al. ( 2004) “ Como uma da principais exigências do mercado é a atualização constante dos produtos e serviços, tornou-se imperativo que as empresas consigam com uma dose de certeza, vislumbrar o futuro”. Sendo assim, dado o caráter instável do atual ambiente de negócios, é determinante e prudente o desenvolvimento de ações que remetam as empresas a permanecerem sustentavelmente competitivas no mercado, através da previsibilidade e da construção de cenários futuros a curto, médio e longo prazo, que reflita precisamente o ambiente de negócio.

Referência: GOBE, Antonio Carlo et al. e MOREIRA, Júlio Cesar Tavares [coord.] Gerência de produtos. São Paulo: Saraiva, 2004.

Com base nestas considerações em pesquisas sobre o assunto abordado, que podem ser realizadas em sites, revistas, jornais, livros e no material didático da disciplina, desde que devidamente referendados, desenvolva um texto de no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas contemplando: conceitos de marketing e mercado, a importância e o papel da área de marketing no contexto organizacional atual e tendências futuras para esta área. (3,5 pontos).

Foram muitos os conceitos encontrados, entre eles: Marketing é o estudo do mercado que visa a planejar possíveis lançamentos de produtos em um futuro próximo ou distante (prospectivos), e que leva em consideração as necessidades existentes ou possíveis, e as perspectivas de pesquisa e de adaptação da empresa. (SEBRAE). Mercado é onde se processam as trocas entre pessoas e empresas, entre empresas e empresas e entre pessoas e pessoas. Não existe mercado fisicamente. Dá-se tal nome a uma condição relacional que permite uma interação para a realização de transações nas quais são criadas condições de satisfação de necessidades e desejos. (UNISUL- Gestão de estratégica e marketing).  

O que observamos é que os conceitos mudam de acordo com as alterações e inovações no mercado. E que hoje, o Marketing é considerado a ferramenta essencial para sobrevivência de uma empresa no mundo competitivo em que vivemos. Tendo como principal objetivo auxiliar na divulgação entendimento e promoção, visando à montagem de estratégias organizacionais, para atingir seu público alvo, bem como o alcance de resultados no que se refere aos seus desejos.

É necessário estar atento às mudanças, pois temos a certeza que elas virão. E somente as empresas que estiverem em harmonia com as constantes transformações do mercado, identificando e aproveitando as oportunidades e conhecendo a força dos concorrentes, sobreviverão. E nessa batalha podemos citar o marketing como instrumento de defesa e ataque.

2. Realize uma pesquisa na empresa em que você trabalha e entreviste os responsáveis pelos setores de vendas e de marketing. Em seguida, faça uma análise descrevendo as principais funções bem como, a importância das respectivas áreas para a organização, a fim demonstrar a diferença funcional e a importância da inter-relação entre marketing e vendas para o êxito no desenvolvimento de ações estratégicas e competitivas no contexto empresarial. Caso você ainda não trabalhe, ou seu trabalho não esteja relacionado a setores de vendas e marketing, realize essa pesquisa em uma empresa da sua cidade, próxima a sua casa, de um conhecido seu etc. Sua análise deve conter no mínimo uma lauda. (3,0 pontos)

Realizei a pesquisa na empresa Webconceito, onde entrevistei o proprietário Rui Cardoso de Almeida. Webconceito é uma empresa pequena, localizada em Porto Trombetas, municio de Oriximiná, no oeste do Pará. Seu negócio é informática: Manutenção, vendas, redes wifi, backup e websites.

Por ser uma empresa pequena comparada a  Americanas, Submarino e muitas outras que vende produtos de informáticas e pela localização pouco favorável, Rui aposta no diferencial do seu serviço prestado por ele e usa a desvantagem do localização a seu favor. Pois, comprar um notbook, netbook, ipod e qualquer outro produto através da internet, está muito fácil, principalmente pela facilidade de pagamento: até 12 vezes no cartão de crédito. Então seu foco é o serviço prestado a esses consumidores.

Rui Almeida é ciente que seu negócio é um dos mais visados no mercado no momento, pois oferece vantagens competitivas como: manter um negócio com pouco capital, pois os custos com lojas, publicidade e fornecedores são menores e a facilidade de mudar rapidamente as estratégias e promoções de vendas. Mas também, exige que as empresas que atuem nessa área, estejam literalmente “plugadas” nas mudanças que ocorrem muito rápido.

Para Rui Almeida o Marketing é a ferramenta mais importante para sobrevivência nesse mercado tão competitivo, é necessário conquistar clientes que hoje não se contentam apenas com preços baixos. E para isso é necessário conhecer as necessidades e anseios dos clientes e escolher o melhor canal para chegar até eles. Cada cliente é único e gosta de ser tratado como tal. Fazer uma simples ligação ou enviar um e-mail parabenizando pelo seu aniversário, oferecendo descontos para esse dia é algo que faz toda diferença, nem tanto pelo desconto, para pelas felicitações. Manter seus clientes informados das novidades, e da disponibilidade do produto desejado, também os agrada muito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (341.1 Kb)   docx (409.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com