TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Marketing

Por:   •  8/1/2023  •  Exam  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÃO 01 – Leia o texto a seguir:  

Mercado eleva estimativa de inflação para 2021 e prevê um menor crescimento da economia em 2022

O mercado financeiro elevou novamente a estimativa para inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2021 e em 2022. Os economistas também passaram a prever uma alta maior dos juros e um crescimento menor da economia no próximo ano. As previsões constam do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira (8) pelo Banco Central (BC). Os dados foram levantados na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a expectativa do mercado para este ano subiu de 9,17% para 9,33%. Foi a trigésima primeira semana seguida de aumento.  

Disponível em: < https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/11/08/mercado-eleva-estimativadeinflacao-e-reduz-para-1percent-previsao-de-alta-do-pib-em-2022.ghtml> Acesso em: 09/11/2021 (Adaptado)

Com base no texto acima, que descreve o agravamento de uma crise econômica no Brasil, desenvolva um produto, que visa solucionar (ou amenizar) este problema, considerando o que segue:  

  1. Descreva o Produto (em seus 3 níveis - central, real e ampliado);  
  2. Aponte a estratégia de adequação de Preço e a descreva (classifique em termos de

Incentivos/Desincentivos Financeiros);  

  1. Defina o Canal de Distribuição/Acesso e no que concerne a escolha dos canais;  
  2. Defina as Estratégias de Comunicação a serem utilizadas.

A taxa de inflação alta pode trazer diversas consequências, como a desvalorização da moeda. Essa desvalorização impacta diversas esferas da sociedade. Os salários, por exemplo, não são reajustados na mesma medida que o preço dos produtos fazendo com que a população seja  diretamente impactada. Afinal de contas, é preciso de mais dinheiro para comprar a mesma quantidade de produtos que se comprava antes da elevação de preços. Sendo que essa diminuição do poder aquisitivo impacta também na qualidade de vida da população.

Uma das formas de controlar a inflação, é aumentando a taxa de juros. Quando os juros aumentam, a tendência é que o consumo diminua e os preços abaixem. No entanto, neste cenário, as empresas geralmente precisam cortar custos para sobreviver, o que pode causar o aumento da taxa de desemprego. Ciente de todas estas possibilidades e visando reduzir os possíveis impactos da estimativa realizada pelo mercado financeiro, o Banco Público SEUFALIDO, deseja lançar uma linha de crédito empresarial pra pequenas empresas com juros abaixo das taxas oferecidas por Bancos Privados:

 

PRODUTO

PRODUTO CENTRAL: é constituído pelo benefício ofertado para uso.(Qual a vantagem que esse produto oferece?) PRODUTO REAL :características mais tangíveis, envolvendo qualidade, características, embalagem, estilo, design, nome, marca. ( o que tenho hoje na realidade?)

PRODUTO AMPLIADO: acrescenta valor à transação (possibilidade de melhoria) 

 

A) PRODUTO CENTRAL: Empréstimo visando à manutenção e/ou à geração de empregos com taxas de até 15 % ao ano.

     PRODUTO REAL: Atualmente, este produto é oferecido somente para médias empresas com faturamento anual de R$ 90 milhões 

        PRODUTO AMPLIADO: Empréstimo para micro, pequenas e médias empresas e para empresários individuais no  limite de R$ 10 milhões por ano. 

 

 

ESTRATÉGIAS DE ADEQUAÇÃO DE PREÇO- pág. 36

Preço com descontos e concessões: cupons de descontos, grandes volumes de compra, abatimento ou outros.

Preço segmentado: Adequação de preços considerando as diferenças de clientes, produtos ou localidade.

Preço psicológico: Adequação de preços em função de efeito psicológico. Ex.: multa Preço promocional: Redução temporária de preços para aumento das vendas a curto prazo. Preço geográfico: Adequação de preços, considerando a localização geográfica dos clientes. 

Incentivos financeiros:  estimulam alguém a consumir o produto

Incentivos não financeiros : encorajam participação/mudanças no comportamento/não envolvem dinheiro. Desincentivos financeiros: influenciar cidadãos a não fazer algo sob pena de multa por exemplo  Desincentivos não financeiros: persuadir a não fazer algo, mas, sem ameaça de multas ou penalidades.

 

B) Preço  segmentado: a taxa de juros será adequada de acordo com o porte da empresa.  

      Incentivo financeiro: em caso de adimplência nos primeiros 24 meses a taxa pode ser renegociada;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com