TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações

Por:   •  14/5/2020  •  Bibliografia  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ

ECONOMIA E MERCADO
TURMA: 39195301 – 7533 - 20182
PROFª: JOSEANE LEÃO

Katia Regina Monteiro - 9050631

ATIVIDADE 01

Colônia do Gurguéia-Pi
27/10/2019

  1. Quais são as características da Concorrência monopolista e do Oligopólio. Visto que o consumidor se favorece com as vantagens de preço e extra-preço qual destas duas estruturas de mercado é mais favorável para o consumidor? Explique.

Resposta: O mercado monopolista se caracteriza por apresentar condições diariamente opostas às concorrências perfeitas. Nele existe um único empresário (empresa) dominando internamente a oferta e, de outro, todos os consumidores. Não há, portanto, concorrência e nem produto substituindo concorrentes. Neste caso, os consumidores se submetem as condições impostas pelo vendedor, deixando de consumir o produto. O Oligopólio é caracterizado por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado como a indústria automobilística, ou então, por um grande número de empresas, mas poucas dominando o mercado como a indústria de bebidas, montadoras de veículos, setores de cosméticos e remédios.

  1. Descreva pelo menos 04 hipóteses da concorrência perfeita.

Resposta: Essa concorrência é definida de maneiras distintas. O monopólio, oligopólio são concorrências monopolista, sendo cada um tendo impacto direto no bem está social. Essa concorrência perfeita, tem a regulamentação, onde deve produzir as condutas de competição, de modo a conquistar os consumidores impondo o acesso aos produtos e serviços com qualidade e nível de preços consideravelmente mais razoável do que aos dos concorrentes, fazendo  sempre uma relação de equilíbrio. No entanto,  o produto é necessário a sociedade, porém, com dificuldades politicas através de suas agências reguladoras, não permite esse total acesso da sociedade, fazendo um aumento abusivos nos preços através dos impostos.

  1. Identifique (exemplificando) e descreva algumas barreiras impostas à entrada de novas empresas para concorrer no mercado encontrado nas estruturas de mercado oligopolistas e de monopólio.

Resposta: Sendo o monopólio puro ou natural, devido a elevada escala de produção requerida, exige-se um grande montante de investimentos. Exemplos: Refinarias de petróleo, siderúrgicas;

- A instalação de novas empresas no mercado imperfeito se dá através dos portes de direitos único para produzir um bem material.

- O monopólio estatal ou institucional, protegida pela legislação, que ocorria no Brasil, em setores estratégicos ou de infraestruturas, como as centrais de energia elétrica ou telecomunicações.

  1. Identifique as características do cartel, truste e holding.

Resposta: Essas práticas intensificam adequadamente entre várias outras características no âmbito da especulação financeira.

- Os carteis são grupos secretos de empresas que pertencem ao mesmo ramo e estabelecem acordo entre si de forma a fixar os preços iguais aos seus produtos. Neste caso, os preços ficam tabelados a acabam com a concorrência entre si, deixando o consumidor sempre no prejuízo, ficando inviabilizado de procurar melhores preços.

- Truste é formado por proprietários de grandes empresas que se fundem – estes já detinham o controle da maior parte do mercado – tornando sócios de uma única grande empresa. Sendo isso, eles terão em suas mãos o controle de grande parte do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com