TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações

Por:   •  30/4/2020  •  Resenha  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 1969. 457 p.

2. DADOS SOBRE O AUTOR

Idalberto Chiavenato é doutor e mestre em administração pela City University of Los Angeles-CA, possuindo um currículo acadêmico invejável. Também é graduado em Filosofia/Pedagogia, além da especialização em Psicologia Educacional pela Universidade de São Paulo e em Direito pela Universidade Mackenzie.

Como especialista em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, foi convidado como professor para diversas universidades no exterior. Sua bibliografia conta com mais de 30 livros de sucesso, além de diversos em artigos em revistas especializadas.

Já recebeu vários prêmios e distinções, como dois títulos de Doutor Honoris, devido sua contribuição notória à administração geral e de RH. Além de ser o autor do livro mais vendido na área de administração: “Teoria Geral da Administração”.É altamente reconhecido pela excelência de suas obras, sendo uma referência nos segmentos de administração e RH e responsável por vários best sellers. Não só pela contribuição literária, mas principalmente por sua grande influência na definição e aplicação conceitos inovadores aplicados ao cotidiano das organizações bem-sucedidas.

Dentre suas principais obra, há:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Vendas: Uma Abordagem Introdutória. 3. ed. São Paulo: Atlas 2014. 284 p.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração: Abordagens Prescritivas e Normativas. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2013. 448 p.

CHIAVENATO, Idalberto. Como transformar RH: de um centro de despesa em um centro de lucro. São Paulo: Makron Books, 2000. 210 p.

3. RESUMO

O estudo de caso nos apresenta o processo dinâmico de seleção de pessoa dentro da empresa HP. Com o intuito de não apenas encontrar um candidato com as habilidades básicas para o cargo, a seleção feita pela empresa tem o intuito, dentro das entrevistas pessoais, de avaliar a capacidade dos entrevistados em trabalhos de equipe. Para isso, garantir a seleção mais adequada e promissora, um único entrevistador não é capaz de encontrar todos os fatores necessários, portanto a HP faz com que o candidato seja entrevistados por uma série de pessoas de vários cargos e níveis operacionais e gerenciais. Ou seja, nas entrevistas, não há foco nos conhecimentos técnicos e sim sociais.

Em outras palavras, o processo adotado pela HP pressupõe duas razões sutis:

demonstrar através de uma série de entrevistas que a empresa se interessa pelo candidato e ambiente de trabalho ao envolver funcionários de todos os níveis no processo seletivo. Assim, o entrevistado tem a chance de conhecer os valores adotados pela empresa e compartilhados por todos os funcionários.O selecionado, assim, começa já estando ciente dos princípior básicos da organização.

atribuir claramente aos gerentes e colegas a responsabilidade direta de preencher cada posição, pois são eles quem devem decidir duas coisas: os requisitos para preencher o cargo e consolidar sua escolha preparando o caminho do novo colega.

Portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com