TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoas: E o novo papel dos recursos humanos nas organizações

Por:   •  1/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.972 Palavras (8 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

AGRADECIMENTOS

A Deus,

Porque Ele é bom e fiel sempre e tem ate aqui me sustentado. Agradeço ainda a minha família, pelo apoio nesta nova formação superior.



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 O QUE APRENDI NAS DISCIPLINAS DO SEMESTRE. Liderança foi o meu ponto marcante. ....................................................................................................................5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................10

REFERÊNCIAS .........................................................................................................11

1. INTRODUÇÃO

                           

O nosso objetivo deste trabalho é falar sobre o tema que criei, no sentido de estar abordando todos os estudos abordados nesse semestre, aonde criei o com o titulo e subtítulo de: O que aprendi nas disciplinas do semestre. Liderança foi o meu ponto marcante.

O objetivo como já mencionei, esta sendo abordar tudo que aprendi nesse semestre, e mais, dar minhas opiniões sobre tais, tudo relacionado as disciplinas abordadas. Abordando todo o conteúdo do mesmo.

Como ressalto no subtítulo, o que mais me marcou, foi o quesito “Liderança”, que diga se de passagem, é fundamental para uma instituição sair bem ou mau com seus comandados colaboradores. Eu particularmente prefiro que saia sempre bem ambos os lados.

Sabemos que para o sucesso de quaisquer organizações, é necessário o bom andamento comportamento e ações tanto dos lideres, quanto dos liderados, sejam eles, os proprietários, gerentes de RH, produção ou outros, ambos fazem com que, como em uma canção, não é formados por individualidades e sim conjuntos em prol de objetivos comuns e promissores.  

"Uma instituição é como uma canção; não é formada por sons individuais, mas pelas relações entre eles." Peter Drucker, 2007.

“Líderes são indivíduos que, por suas ações, facilitam o movimento de um grupo de pessoas rumo a uma meta comum ou compartilhada. Esta definição sugere que a liderança é um processo de influência”. (ROBBINS, 2002, p. 371)

Como estudados durante este semestre em nosso Curso de RH, sabemos que vários fatores podem operar e ao mesmo tempo oferecer bons resultados e melhores produção das organizações, com tudo, vamos abordar um pouco sobre cada passo rumo ao objetivo proposto.  

2. O QUE APRENDI NAS DISCIPLINAS DO SEMESTRE. LIDERANÇA FOI O MEU PONTO MARCANTE.

Sobre o proposto neste portfolio, iniciamos as definições em geral de acordo com os aprendizados deste semestre, iniciando nosso prospero contexto falando sobre o Treinamento e o Desenvolvimento;

O Treinamento corresponde ao aperfeiçoamento do desempenho no mesmo nível hierárquico, relacionado à instrumentalização pessoal. O Desenvolvimento é a ampliação de potencialidades, visando capacitar o indivíduo para ocupar cargos que envolvam mais responsabilidades e poder. Treinamento = VISÃO MAIS RESTRITA, Saber Fazer; Desenvolvimento = VISÃO MAIS AMPLA, Saber Ser. São suas definições.

É preciso motivar-nos para desenvolvermos programas de Treinamento e Desenvolvimento que visam atender às expectativas dos funcionários (colaboradores) e assim prepará-los para o ambiente organizacional em que estão inseridos. Por isso, antes de elaborar qualquer programa, é importante realizar as etapas que compõem o desenvolvimento de um Treinamento, que são: Levantamento das Necessidades; Definição do Programa do Treinamento; Implementação do Programa de Treinamento; Avaliação dos Resultados do Treinamento.

Dois tipos de treinamentos são mais frequentes, sendo; Treinamento on the job e Treinamento out the job.

Treinamento on the job é o treinamento realizado dentro do local de trabalho; Frequentemente é utilizado para cargos não gerenciais; Incluem: treinamento introdutório (integração), rotação de cargos, programas de estágio e trainee.

Treinamento out the job é o treinamento realizado fora do ambiente de trabalho; Permite uma imersão total do funcionário; Incluem: palestras, simulações, dramatizações, e jogos de empresa.

A dinâmica de grupos pode ser compreendida como atividades que facilitam a sensibilização e a conscientização e que incentivam o indivíduo a ir em busca do auto desenvolvimento na vida pessoal, profissional e grupal (Failde, 2007).

Entende se que Dinâmica de Grupo é uma técnica que significa colocar um grupo de pessoas em movimento através de jogos, brincadeiras, exercícios, quando são vivenciadas situações simuladas, proporcionando sensações da vida real, nas quais os participantes poderão agir com autenticidade, buscando aperfeiçoamento de sua conduta, em situação de auto-avaliação. A Dinâmica deve ser aplicada quando se estabelecem objetivos claros, em busca de resultados preestabelecidos (Andrade, 1999).

Os Jogos de Treinamento são artifícios que são utilizados para deixar o aprendizado mais agradável fazendo o participante entender de forma divertida. (Dulelis).

As vantagens da aplicação de dinâmicas de grupo e jogos em treinamentos empresariais, são positivas e grande valia aos colaboradores;

Toda atividade que se desenvolve em grupo (reuniões, workshops, grupos de trabalho, grupos de crescimento ou treinamento, plenário/grandes eventos, etc), que objetiva integrar, desinibir, “quebrar o gelo”, divertir, refletir, aprender, apresentar, promover o conhecimento, incitar à aprendizagem, competir e aquecer, pode ser denominada Dinâmica de Grupo. Mesmo o simples encontro de pessoas para buscar qualquer objetivo grupal é uma dinâmica de grupo (Albigenor & Militão, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (157.7 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com