TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de marketing

Por:   •  19/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Gestão de Marketing

Nome da Atividade: Atividade 1 (AD 2)

Atividade 01 (AD2)

Com base na leitura do Texto03 (SOUZA, M. NOGUEIRA, H. Marketing enquanto função gerencial: o composto de Marketing. In: SOUZA, M. NOGUEIRA, H. Gestão de Marketing I. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2009.), analise o seguinte caso:

Conscientes de que as empresas não podem mais dar-se ao luxo de simplesmente prestar atenção aos seus mercados domésticos, os diretores da Cervejaria Águia S.A. pretendem ingressar no mercado internacional. Na última viagem que fez à Ásia, o Diretor de Marketing da Águia S.A., Sr.Horácio Gallo, ficou impressionado com o potencial do mercado da Coréia do Sul. Além de ser o maior mercado de consumo da Ásia, depois do Japão, os consumidores sul- coreanos estão ávidos por produtos do Ocidente. Os níveis de renda e de educação crescentes da população, associados a uma demanda por cerveja também crescente – mais de 15% ao ano – não deixam dúvidas aos diretores de que a Coréia do Sul representa uma grande oportunidade para a Águia S.A. 

O que você propõe, em termos de definição de produto, preço, distribuição e comunicação da empresa, com vistas à entrada no mercado sul-coreano?

De acordo com o enunciado do caso, “Na última viagem que fez à Ásia, o Diretor de Marketing da Cervejaria Águia S.A., Sr.Horácio Gallo, ficou impressionado com o potencial do mercado da Coréia do Sul. Além de ser o maior mercado de consumo da Ásia, depois do Japão, os consumidores sul- coreanos estão ávidos por produtos do Ocidente.” Para entrar em um mercado totalmente novo, como o sul-coreano, deve ser feito um estudo de mercado detalhado, para que se tenham dados sobre consumo, cultura, renda, preferencias e necessidades dos consumidores e concorrências de mercado, para uma definição do produto a ser ofertado aos consumidores.

Após deve ser realizada a segmentação do mercado para definir o perfil do consumidor, e buscar atender a expectativa do mercado quanto ao preço do produto, que deve ser proporcional a qualidade e a expectativa dos consumidores, para que o produto (cerveja) tenha uma boa imagem. Uma atenção especial deve ser dada a qualidade do produto oferecido e os fornecedores e representantes que irão fornecer e divulgar a marca de cerveja na Coreia do Sul, tomando o cuidado de associar a marca de cerveja a qualidade e sempre se atentado a possíveis ajustes no produto (para se adequar as preferencias e a concorrência), e a exportação do produto, para que o mesmo seja entregue nos prazos estipulados e tenha a sua integridade garantida no transporte.

Depois de decidido o produto, o preço e a praça, o próximo quesito a ser atendido é a promoção do produto que pode ser feita por meio de propagandas, promoção de vendas, força de vendas, relações publicas e ou marketing direto, levando em consideração o publico a ser atingido assim como a cultura do país, pois deve-se tomar o cuidado ao o que se associa, por se tratar de uma marca de cervejas nova na Coreia do Sul.

Referência:

SOUZA, M. NOGUEIRA, H. Marketing enquanto função gerencial: o composto de Marketing. In: SOUZA, M. NOGUEIRA, H. Gestão de Marketing

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com