TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Clima Organizacional

Por:   •  5/3/2022  •  Monografia  •  1.969 Palavras (8 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

BELO HORIZONTE

[pic 5] Cidade

2018

TAYLANE DOS SANTOS SAID BORGES

GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL:

COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

Projeto apresentado ao Curso de Administração da Instituição Faculdade Pitágoras.

Orientador: Carina Silva


BELO HORIZONTE

Cidade

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        2

1.1 O PROBLEMA        2

2 OBJETIVOS        2

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        2

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        2

3 JUSTIFICATIVA        2

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        2

5 METODOLOGIA        2

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        2

REFERÊNCIAS        2

1 INTRODUÇÃO

A gestão do clima organizacional é uma ferramenta estratégica que pode ser usada para obtenção de vários benefícios para as organizações. O clima organizacional é um indicador do grau de satisfação dos colaboradores refletido da percepção em relação a diversos aspectos da cultura e do real cenário das empresas, esse indicador intervém de forma direta na motivação e por consequência na produtividade da equipe.  

Desta forma, diante das intempéries do mercado, evidencia a importância de se gerir o clima, sendo ele um fator de suma importância tratando-se das pessoas que compõe tais organizações, designadas a fazerem o resultado acontecer. Portanto, neste trabalho, será abordada a gestão do clima organizacional relacionando com a produtividade dos colaboradores nas organizações.

O clima organizacional influencia demasiadamente o desempenho das empresas, de tal maneira ele é um dos principais responsáveis pelos seus resultados. A partir dessas considerações, busca-se reunir informações com o propósito de responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais estratégias devem ser adotadas para a obtenção de um clima organizacional positivo e como aplica-las de forma eficaz para o aumento da produtividade?

O presente estudo tem como objetivo, estudar as melhores estratégias para obter um clima organizacional positivo e entender a importância dele na produtividade dos integrantes nas organizações. Pretende ainda conceituar o clima organizacional identificando sua origem, identificar os fatores que ocasionam o clima insatisfatório, relacionar estratégias que irão favorecer o clima organizacional positivo. Com relevância social e acadêmica, este trabalho irá contribuir como fonte de pesquisas para futuros administradores e irá colaborar para o aumento da produtividade das equipes nas empresas, ofertando melhores bens de consumo.  A metodologia usada será a pesquisa bibliográfica de autores renomados da área da administração e recursos humanos como, por exemplo, Idalberto Chiavenato.

1.1 O PROBLEMA

Quais estratégias devem ser adotadas para a obtenção de um clima organizacional positivo e como aplica-las de forma eficaz para o aumento da produtividade?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Estudar as melhores estratégias para obter um clima organizacional positivo e entender a importância dele na produtividade dos integrantes nas organizações.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Conceituar clima organizacional identificando sua origem;
  • Identificar os fatores que ocasionam o clima satisfatório;
  • Relacionar estratégias que irão favorecer o clima organizacional positivo.

3 JUSTIFICATIVA

A importância desta pesquisa está em mostrar que o clima organizacional é um fator preponderante para as empresas, visto que, ele influência na percepção dos colaboradores sendo ela positiva ou negativa, originando fatores que interferem no seu desempenho e consequentemente na sua produtividade.

Este trabalho é relevante, pois atribui à gestão do clima organizacional enfatizando o seu impacto na produtividade. A atuação dos gestores nesse indicador traz diversos benefícios para as empresas bem como novas ferramentas de trabalho.

Este estudo tem relevância social e acadêmica, pois contribui como fonte de consulta para eventuais pesquisas, no intuito de agregar conhecimento do tema abordado para os futuros profissionais administradores e de áreas afins. Com a competitividade de mercado, gerir as organizações no contexto atual requer um conjunto de competências, habilidades e expertise que irão determinar o seu sucesso. O clima é fundamental para tais organizações já que ele está inteiramente ligado à capacidade de produção da equipe, ou seja, na produtividade dos indivíduos integrantes. Uma vez que gera um aumento na produtividade colabora com a sociedade ofertando melhor qualidade e entrega dos bens de consumo.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Podemos dizer que o clima organizacional está ligado à percepção dos colaboradores em relação ao ambiente interno das organizações. O clima é a qualidade do ambiente interno sendo ele positivo ou negativo, e como os colaboradores o interpreta, com isso a interpretação gerada influencia diretamente em seu comportamento e sentimento. Segundo Chiavenato (2004) o clima organizacional resulta das relações dos indivíduos integrantes, de elementos internos e externos, também do nível de satisfação com o ambiente que os cercam apresentando-se de forma agradável e desagradável.

O Clima organizacional é algo subjetivo, visto que, ele está sujeito à percepção dos indivíduos que estão sendo influenciados por diversos fatores tais como a cultura das empresas, departamento em que está inserido, estilo de liderança, relacionamento interpessoal, e toda a bagagem que propicia a visão do ideal. Desta forma ele é percebido de maneira diferente dentro das empresas podendo haver divergências com pessoas de um mesmo departamento. De acordo com Chiavenato (2003, p.107) “o clima organizacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com