TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Conhecimento

Por:   •  4/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 3

Atualmente a sociedade caminha na direção da economia da informação onde a capacidade produtiva não é mais totalmente dependente de capital e equipamento e onde os ativos de informação e conhecimento tornam-se cada vez mais importantes. Como consequência, há um novo desafio para o desenvolvimento no âmbito publico. Na economia da informação o sucesso é resultado da mobilização dos ativos da informação e do conhecimento de uma comunidade e do apoio às empresas para enfrentar um novo ambiente de negócios. A gestão do conhecimento (GC) pode fornecer as ferramentas para ajudar os fatores sociais envolvidos no processo a desenvolver essa tarefa. Na administração pública, a efetiva GC ajuda as organizações a enfrentar novos desafios, implementar práticas inovadoras de gestão e melhorias na qualidade dos processos ,produtos e serviços públicos em beneficio do cidadão –usuário e toda sociedade em geral . Assim é essencial que as organizações realizem investimentos continuados em capacitação, mudanças culturais, criação de comunidades de práticas e implementação de programas que contribuam para aprimorar e gerir o conhecimento dos seus colaboradores pois na sociedade da informação os grandes ganhos de produtividade virão das melhorias na gestão do conhecimento que melhora a relação entre produtividade/trabalhador e consequentemente altera os padrões de relação dos trabalhadores com o PIB de um pais .

 Pode-se dizer que a economia intensiva do conhecimento destroe empregos sim, mas os recria em outra parte, porém  devido a crise pela qual passam alguns países fica difícil aceitar essa visão , a própria intensividade do conhecimento e da informação tende a usar mais a inteligência do trabalhador mas nem todos tem a orientação necessária para adequar-se a tal situação e na prática é a razão pela qual a economia competitiva globalizada aposta na educação de qualidade. Diante disso torna-se pior a desigualdade social brasileira pois em se tratando de educação e gestão de conhecimento o Brasil esta entre os que copiam e não os que produzem informação além de politicas pulicas educacionais defasadas e estagnadas nos processos de produção e gestão de tecnologias.

A exemplo disso temos empresas brasileiras que têm capacidade para serem referencias mundiais mas não são por falta de GC aliada a politicas publicas. Assim, por exemplo, a Petrobras poderá se tornar a companhia detentora do “maior conhecimento sobre a exploração de petróleo em águas profundas” em vez de ser apenas mais uma empresa de exploração de petróleo.O Inca poderá ser o órgão público com o “maior conhecimento sobre a prevenção e o controle do câncer no Brasil” em vez de ser simplesmente um coordenador de vários programas nacionais sobre o controle do câncer. O Ipea poderá ser a fundação com o maior conhecimento sobre a temática do desenvolvimento em vez de ser apenas um instituto público de pesquisa. O Centro Nacional de Pesquisa de Soja (CNPSO) da Embrapa poderá ser o centro de pesquisa com o “maior conhecimento sobre soja no mundo” em vez de ser mais um centro dedicado à pesquisa de soja.

A gestão efetiva do conhecimento é, e sempre será essencial para alcançar todos esses resultados relevantes para a sociedade atual porem é extremamente necessário politicas publicas e sociais pra que esses fatores não aumentem a desigualdade, pois polarizam o Brasil entre os que detém o conhecimento constituindo uma minoria privilegiada e outra massa populacional de trabalhadores funcionais e obsoletos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (27.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com