TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Conhecimento

Por:   •  20/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Brasileiro de Formação

Nome: Pâmella Souza da Paixão

Curso: Pós Graduação em Gestão Pública

Disciplina: Gestão de Projetos no Setor Público

Tema: Gestão de Projetos

Trabalho apresentado para conclusão da disciplina Gestão de Projetos no Setor Público

1. Introdução

Para iniciar este resumo presumo que o mais viável seja separar os conceitos para que se tenha uma clareza do tema proposto. Comecemos pelo termo Projeto, em que de acordo com o dicionário está assim descrito: “descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado; plano, delineamento, esquema.” Evidente que da forma como está colocado no dicionário parece que a ideia é de um esquema inicial para se concretizar algum objetivo. Porém, na linguagem da Administração este conceito é bem mais abrangente, pois engloba, além do plano inicial e suas viabilidades, aplicação concreta e todas as conseqüências dessa decisão.

Neste ponto, já se parte para o segundo conceito do tema que é a Gestão em si. Dentre tantos itens que poderíamos desenvolver no tema de Gestão acredito que um possa sintetizar bem o que pretende se expor neste trabalho. Trata-se das Funções Administrativas propostas pela Teoria Clássica de Fayol, onde ele resume o ato de administrar em: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. Mais tarde, essas funções passaram a ser somente: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Ao se juntar os dois termos, podemos concluir que a Gestão de Projetos ou o Gerenciamento de Projetos se dá justamente quando aplicamos todos os conhecimentos e habilidades de Gestão para a execução de um Projeto de forma que ele alcance a maior eficiência possível.

2. Características de um Projeto

Façamos uma analogia com nossos projetos de vida. Obviamente que todos os seres humanos têm projetos para suas vidas, não podemos confundir neste caso o termo projeto com sonhos e planos. De fato, um bom projeto de vida inicia-se com sonhos, mas, para que efetivamente aconteça é preciso pensar nos riscos, nas variáveis internas, externas, financeiras e legais. Ao se concretizar um projeto, automaticamente já pensamos em outro maior e que nos darão mais satisfação. Não é diferente nos projetos organizacionais. Tudo começa com uma ideia e a partir disso o gestor inicia o “cerco administrativo” para que o seu projeto seja concretizado. Um bom planejamento, por exemplo, enquanto função administrativa, já dá margem ao gestor de decidir seguir em frente com o projeto ou não, visto que o planejamento já trás a viabilidade. Além disso, podemos estar falando de empresas que trabalham com muitos projetos simultaneamente ou de equipes diferentes que apresentam diversos projetos. Caberá ao gestor decidir, com base em ferramentas, qual será a prioridade ou qual é a mais rentável para aquele momento

2.1 É Temporário

Todo projeto é temporário. Isto significa que ele tem data para começar e terminar. A equipe envolvida concentra esforços durante um tempo pré-estabelecido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com