TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Conhecimento

Por:   •  7/5/2021  •  Resenha  •  3.309 Palavras (14 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 14

  Uma análise da gestão do conhecimento no Instituto Federal do Sudeste de MG

 I. Pergunta e objetivo da pesquisa;

        O conhecimento é a grande finalidade de uma universidade e a gestão de conhecimento (GC) situa-se na criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento nas organizações. Dada a complexidade das universidades brasileiras, esta pesquisa buscará investigar o nível de maturidade em GC do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), por perfil profissional.

        Como já apontavam Sharimllah Devi, Chong e Lin (2007), para as universidades, e neste sentido consideraremos os Institutos Federais de Educação como Universidades, tornarem seu ambiente educativo mais dinâmico e com mais atividades de intercâmbio de conhecimentos é preciso gerir o conhecimento ali produzido. Ademais, a gestão do conhecimento (GC) é uma importante ferramenta, já que a atividade fim ou missão da universidade é a construção do conhecimento científico e social, formação intelectual e profissional do indivíduo.

        No contexto das universidades brasileiras, além dos estudantes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação existem também os técnicos que exercem atividades administrativas, científicas e de apoio educacional, além dos pesquisadores/docentes, especializados por área de competência e linhas de pesquisa. Além de toda a atmosfera física da universidade, que permite encontros e conexões entre esses indivíduos nas salas de aula, nos cafés, auditórios, e grupos de pesquisa, ainda existem os grupos informais que se utilizam de várias ferramentas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para o compartilhamento de informações fora da universidade (EID; AL-JABRI, 2016).

        É neste sentido que a GC se apresenta como suporte ao processo estratégico de planejamento e difusão de informações, especialmente desse tipo de organização, pois como aponta a teoria da complexidade, permite que as partes sejam entendidas dentro de um contexto geral (SERVA; DIAS; ALPERSTEDT, 2010), dado que as universidades estão ligadas a outros elos e sistemas que interagem e se influenciam mutuamente.

        A partir deste contexto e de um estudo de caso que será realizado no IF Sudeste MG, a investigação buscará responder a seguinte pergunta de pesquisa: como os docentes e técnicos entendem e avaliam as ações de GC no IF Sudeste MG? Para responder a essa pergunta teremos como objetivo investigar o nível de maturidade da GC no IF Sudeste MG. Mais especificamente buscaremos i) avaliar a percepção de docentes e técnicos administrativos acerca dos processos de GC e; ii) a influência desses profissionais estarem exercendo, ou terem exercido, funções de gestão em sua percepção acerca dos processos de GC.


        O objetivo da pesquisa, então, é investigar a maturidade em GC de organizações complexas, tomando o caso do IF Sudeste MG. Para cumprir essa meta, será necessário a aplicação de questionários utilizando o modelo de Batista (2012), adaptado. Utilizando uma metodologia descritiva, quantitativa, será investigada a percepção de dois grandes grupos de servidores, os docentes e técnicos administrativos, acerca da maturidade em GC do IF Sudeste MG.

        Os resultados podem contribuir para o IF Sudeste MG no que tange à possibilidade do uso dos dados da GC para melhoria institucional, a partir das perspectivas de perfis específicos: todos docentes, docente com cargo de gestão, docente sem cargo de gestão, todos os técnicos, técnicos com cargos de gestão e técnico sem cargo de gestão.

II. Justificativa da escolha do tema de pesquisa;

        As instituições do Serviço Público, assim como seus servidores, são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação. Desta forma, a Gestão do Conhecimento desempenha papel-chave para a gestão eficaz do principal recurso dessas instituições, o conhecimento.

        No Serviço Público, sujeito a constantes mudanças políticas e assim gerando mudanças na condução da gestão, gerir o conhecimento torna-se ainda mais importante. A reutilização, recuperação e uso do conhecimento são fundamentais para a evolução e enquadramento nas modernas técnicas de gestar desses entes.

        Desta forma, pretende-se verificar como a cultura organizacional caracteriza-se como desafio à implantação da Gestão Conhecimento no âmbito do Serviço Público Federal, já que se detectou por meio de revisão bibliográfica, que entre os principais impeditivos à Gestão do Conhecimento no Serviço Público, tanto no Brasil como em outros países, estão relacionados a problemas que confrontam com aspectos culturais como comportamento, relações interpessoais, comunicação, resistência.

        Nessa linha poderemos identificar como alternativas para a resolução dos problemas desta natureza, as que estão relacionadas à criação de políticas para incentivo a Gestão do Conhecimento e a motivação do grupo, assim como à aprendizagem coletiva, compartilhamento de conhecimentos, desenvolvimento de competências, entre outros. 

III. Apresentação e justificativa de referencial teórico pertinente à pesquisa proposta;

        A GC em organizações pode adotar ênfase em processos, procedimentos, práticas ou lições aprendidas, incluindo não só uma percepção, mas uma estratégia de comportamento organizacional que precisa ser aprendido. Por isso, Becerra-Fernandez e Leidner (2008, p. 4) salientam que “aprender como gerenciar o conhecimento organizacional [...] pode alavancar as maiores competências do negócio, acelerar inovação”.

        Carvalho (2012) afirma ainda que comunidades de prática, inteligência competitiva e memória organizacional são conceitos importantes da gestão do conhecimento, mas para haver uma conversão contínua de informação em conhecimento é preciso existir a comparação com situações similares, pois as consequências são os efeitos das decisões e ações, as conexões são relacionadas com o conhecimento acumulado e as conversações são atreladas ao pensamento das pessoas sobre a informação.

        De acordo com Boff (2001), gestão de conhecimento é um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de ideias, solução de problemas e tomada de decisão. Chouikha (2006, p. 42-51) destaca “cinco pontos da literatura sobre gestão de conhecimento que incluem: estratégia, estrutura, tecnologia, pessoas e sistemas de incentivo”. Na literatura recente, também menciona que para melhorar os processos internos de gerenciamento desse ativo, a gestão do conhecimento visa trazer esse conhecimento tácito para a socialização dentro das organizações, que atuam como uma maneira de garantir melhorias internas e fortalecimento dos seus diferenciais em relação aos concorrentes. Dessa forma, o conhecimento pode ser: socializado, externalizado ou combinado englobando toda política organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (226 Kb)   docx (86 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com