TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Conhecimento

Por:   •  29/5/2015  •  Monografia  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Taboão da Serra

NOME

Adriana Paula de Souza

RA

1587954388

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: Administração

Unidade de Ensino: Taboão da Serra

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Marise T Rodrigues Torres.

Anhanguera Educacional

2015

RELATÓRIO: Casas Soberba

Introdução

 O presente trabalho é um relatório que será aplicado as informações da  gestão do conhecimento na busca da recuperação de uma empresa que é do ramo do varejo que está obsoleta no mercado, afim de alcançar suas metas e objetivos.

Objetivos

O relatório que será apresentado irá mostrar quais conhecimentos dentro da organização será aplicado no estudo de caso que nos foi proposto que é uma empresa varejista. De acordo com as pesquisas feitas uma empresa que até hoje está dando certo no mercado varejista é a Casas Bahia que na sua visão não é só vender o produto e sim dar valor também no pós-vendas como seu próprio slogan diz “ Dedicação total a você”, ou seja, se dedicar ao cliente ao máximo.  

Procedimentos

O modelo de criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi veio para auxiliar os gestores a disseminar o conhecimento na organização,  pois é uma ferramenta muito importante para o impulsionar as empresas.

Podemos mencionar que temos dois tipos de conhecimentos o tácito e o explícito, o primeiro está ligado a valores e experiências já o outro é facilmente compartilhado já que fica documentado acessível a todos.

 Podemos utilizar na empresa Casas Soberbas o modelo SECI (socialização, externalização, combinação e internalização), são vários tipos de compartilhamento de conhecimentos. No caso proposto o melhor a se fazer é usar o conhecimento tácito em tácito que é o compartilhamento de experiência, uma pessoa fica observando o que a outra faz.  O conhecimento tácito para o explícito, é onde criado novos conhecimentos a partir de um conhecimento tácito de uma outra pessoa. E por fim o conhecimento explícito para tácito, é onde colocamos os conhecimentos em manuais. Devemos saber ouvir os funcionários

[pic 2]

Desenvolvimento

Feita a leitura do relatório da consultoria anterior, foi analisado que a empresa Casas Soberba, é uma empresa conservadora que não tem hábito de mudanças nas melhorias de seu atendimento e serviços.

Por ser conservadora não se atualizou conforme o crescimento do mercado. Não permite que funcionários participem nas melhorias da empresa, não querem que tenham contato uns com os outros mesmo vendendo o mesmo produto assim fica difícil o compartilhamento dos conhecimentos.

A empresa só fica na zona de conforto com medo de arriscar novas táticas, novo produtos.

Um ponto que devemos citar é a falta de conhecimento do avanço da tecnologia que hoje em dia é uma ferramenta muito importante e junto com o capital intelectual, as empresas conseguem crescer e ter seu espaço no mercado de trabalho.

Ao analisar esses fatores, a sugestão para que a empresa saia desse status quo é qualificar mais os seus colaboradores, com isso transformando o conhecimento tácito para o explícito, deixando-os participar de reuniões para que possa expor suas opiniões já que são eles que vive o dia a dia da empresa.

Esses processos de converter e compartilhar com os colaboradores é o SECI(socialização, externalização, combinação e internalização), a socialização é onde uma pessoa observa o que a outra faz para obter mais sucesso naquilo que ela faz, a externalização é onde se cria novos conhecimentos explícitos a partir de um conhecimento tácito de uma outra pessoa, a combinação onde é passado os conhecimentos explícitos em reuniões, palestras e por fim a internalização é onde aprendemos fazendo.

Na era do conhecimento é muito importante o capital intelectual estar presente no cotidiano de uma organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (203.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com