TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão do Conhecimento Organizações

Por:   •  8/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Gestão do Conhecimento – Organizações

Aluno: Arthur Mendonça de Almeida

        Os capítulos destacam primeiramente a mudança de percepção da sociedade destacando a importância da informação na sociedade e nas empresas, onde destaca também que para as empresas o uso adequado da informação permite identificar mudanças no mercado e outros potenciais de consumo pode ajudar as organizações em sua estratégia empresarial. Porém, o texto faz observações quanto a informação e ao conhecimento, que seriam duas coisa diferente, pois o fato de ter a informação de algo não necessariamente irá ser bem utilizado, para isso é necessário o tratamento dessa informação para levar à aprendizagem e assim a retenção do conhecimento.

        Em um determinado ponto do texto, é colocada a citação de Davenonport e Prusak (1998), onde diz que “nós temos focado muito mais em dominar a transação de dados e não o suficiente em transforma-los em informação e conhecimento”, ou seja, o fato de ter um bom tratamento de dados sem ter pessoas qualificadas para transforma-los não teria o valor agregado esperado. O texto destaca ainda que a informação não é um fim, e sim um meio.

        O que vem a ser debatido posteriormente é a qualidade da informação, onde as informações podem não atender aos requisitos ao qual se destinam e também pode não atender a expectativa do usuário e assim não ser mais útil quanto se esperava.

        Na abrangência histórica, com a crise da produção em massa, as empresas passaram e integralizar novas ferramentas de TI. Só ao final da década de 1980 que começou a ser percebido a importância da gestão do conhecimento na área administrativa, se tratando de uma espécie de evolução da “sociedade da informação”. Onde o conhecimento é gerado por pessoas, pois os insumos mais importantes passaram a ser os intangíveis, que são extremamente dependentes do ser humano.

        Outra citação que é muito explicativa é a de Davenport e Marchand (2004), que dizem que “a conversão contínua de conhecimento em informação e de informação em conhecimento é necessária, porque as pessoas não podem compartilhar seu conhecimento diretamente com as outras sempre”, portanto a gestão do conhecimento facilita o acesso as informações.

        Em aspectos mais recentes é possível ter a certeza que a internet modificou muito o acesso a informação para as pessoas e empresas, a diversas ferramentas que podem ser encontradas na internet servem (ou podem servir) como uma grande base de dados que armazena e mostra as informações para os usuários. Portanto se uma empresa tem como objetivo utilizar desse recurso, ela deve considerar e ter claro o seu objetivo com isso, pois a filtragem e tratamento das informações nesse aspecto é um dos fatores mais importantes nos dias atuais.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com