TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão e Tutoria na Educação a Distância

Por:   •  19/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão e Tutoria na Educação a Distância

Leandro Almeida1 Gizeli Fermino Coelho2

Este trabalho de pesquisa busca elencar alguns aspectos relativos à Educação à Distância, a presença das tecnologias, e, principalmente, no tocante a no Ensino Superior, no Brasil, para esta modalidade (Educação Distância) e os elementos da gestão e tutoria na educação a distância. Com destaque, para o contexto de sua criação; salienta-se que esta é representa por legislação, tendo como propósito, propagar a diversidade de cursos universitários, atendendo às particularidades e necessidades, de quem não pode frequentar integralmente, as instituições. Com a introdução de tecnologias da informação e de comunicação educacional, tanto no ensino presencial, quanto no ensino à distância. Esta deve se revelar transformadora, pois, pressupõe outros paradigmas educacionais, que passam pela descentralização do currículo, na ascensão dos educandos e da presença forte das comunidades de aprendizagem e das redes de relacionamento.

Palavras-chave: Educação a Distância. Ensino Superior. Universidade. Educação. Tecnologias educacionais.

[pic 1]

1 Especialista em psicologia do trabalho pela Universidade Leonardo da Vinci - (UNIASSELVI). Especialista em gestão ambiental pela Universidade Leonardo da Vinci - (UNIASSELVI).

Especialista em saúde e segurança do trabalho pela Universidade Leonardo da Vinci - (UNIASSELVI). Especialista (MBA), em comunicação e marketing universidade Cruzeiro do Sul. Graduado em gestão de recursos humanos pela universidade metodista de São Paulo - UMESP. Graduado em gestão da qualidade pelo Centro Universitário Cesumar. Graduando em administração pelo Centro Universitário Cesumar. Consultor educacional pela faculdade Unyleya.

2 Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. Mestre em Educação pela mesma instituição. Especialista em Arte e Educação pelo Instituto Paranaense de Ensino

  • IPE. Graduada em Pedagogia pala Universidade Estadual de Maringá – UEM. Professora orientadora de TCC-EAD pelo Centro Universitário Cesumar.

2

  1. INTRODUÇÃO

Este estudo tem como objetivo elencar alguns aspectos relativos à Educação à Distância (EAD), destacando os elementos dos processos de gestão e tutoria na educação à distância.

Desta forma, a EAD transpôs a era dos correios, do rádio e da televisão, e está vivenciando era da internet. Atualmente, aprimorada por etapas, circunstancialmente, acumula uma quantidade de erros, acertos, contradições e incoerências e com problemas estruturais no campo educacional, que demandam correções urgentes, a EAD realiza no país um trabalho que abrange milhões de estudantes, os quais coexistem em dimensões continentais.

A importância deste tema justifica-se devido à grande adesão pela Educação à Distância, que vem assumindo as redes privadas, principalmente, de ensino técnico e superior. Tema relevante não só para as comunidades acadêmicas, mas, para a educação como um todo.

A relevância da EaD, em cada período, que a sociedade atravessou, tem dado a grande parte da população oportunidades para terminar, continuar ou mesmo, obter sua primeira graduação. E, para isso, nada mais justo que dar ênfase a esta modalidade, que beneficia a muitos estudantes e profissionais de diversas áreas. A mesma tem grande importância para o mundo acadêmico e sua disseminação como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com