TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão escolar tem papel indispensável e norteador quanto ao debate sobre gênero e sexualidade

Por:   •  30/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A gestão escolar tem papel indispensável e norteador quanto ao debate sobre gênero e sexualidade. Nesse sentido é necessário que haja aprofundamento por parte dos profissionais da educação na perspectiva de orientar e informar os alunos sobre o tema.

Com o objetivo de compreender como a escola deve agir no debate dessa temática foram pesquisados alguns tópicos que a gestão deve trabalhar continuamente desde a educação infantil.

Metodologia

Para o desenvolvimento desse trabalho é preciso atenção dos profissionais para três aspectos: machismo, sociedade e cultura.

O machismo, tem como característica principal o repúdio a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros sexuais, favorecendo e enaltecendo o sexo masculino sobre o feminino, que está diretamente impregnado nas raízes culturais da sociedade há séculos.

O ideal machista divide o mundo em “o que é feminino” e “o que é masculino”, oprimindo assim a capacidade de aceitação e respeito dos gêneros que englobam toda a sociedade.

Não se pode falar em escola sem pensar em gêneros sexuais. Assim a gestão deve elaborar planos e projetos que visam integralizar as diferenças de gêneros para construir conhecimento de si mesmo e a sociedade que está inserido.

Conclusão

Contudo a gestão escolar é a principal fonte, conscientizar que a sexualidade, seja ela hétero ou homossexual tem m papel na sociedade, de viver sem preconceito e com respeito por ser diferente dos demais. Com isso, integrando-a na sociedade e fazendo com que as pessoas se atualizem conhecendo as diferentes culturas e princípios.

Fapi – Faculdade do Piauí

Licenciatura Plena em Pedagogia

Disciplina: Pedagogia Interdisciplinar

Professora: Marina Costa

Turma: PD4A58

Gestão Escolar/Projeto Pedagógico // Gênero e sexualidade na escola

Alunas:

Alexia Carlos de Sousa Lima Ribeiro

Luzia Laryny de Sousa Silva

Maria da Conceição de Matos Silva

Myllena Isabel Marques da Cunha

Rebeca Rodrigues da Silva Pontes

Teresina

Outubro - 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (65.3 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com