TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão por Competências, as competências gerenciais são um conjunto de conhecimentos

Por:   •  4/12/2017  •  Monografia  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

1 – INTRODUÇÃO

 

Dentro da Gestão por Competências, as competências gerenciais são um conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes que uma pessoa necessita para ser eficaz no campo de atividades administrativas. O desenvolvimento das competências é proveniente da aprendizagem organizacional, voltada para as competências humanas e organizacionais. Essa competência está atribuída à capacidade do indivíduo de desempenhar seu papel com eficiência dentro da função que se encontra. Esse conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos quando colocadas em prática são capazes de fornecer potencialidades para a obtenção dos resultados e consequentemente maior competitividade com os seus concorrentes.

A competência decisão, uma das que iremos abordar neste trabalho, avalia a capacidade do profissional em analisar problemas e tomar decisões, posicionando-se e assumindo a responsabilidade pelas mesmas. Além disso, mensura a eficácia para agir e o senso de oportunidade com que assume riscos e aproveita oportunidades.

Profissionais com esta competência pouco desenvolvida são excessivamente cautelosos e lentos no processo de decisão, evitando correr riscos e se isentando de responsabilidades para não saírem de suas rotinas, das situações conhecidas.

Mediante o acima exposto, o presente trabalho propõe-se a apresentar, inicialmente, os objetivos geral e específicos que irão direcioná-lo, a pergunta de pesquisa que representa a principal questão a ser esclarecida e todas as técnicas e ferramentas metodológicas utilizadas para realização desta pesquisa.

Na sequência, teremos a revisão bibliográfica, item no qual serão registrados os pontos de vista de diversos autores sobre o assunto de interesse e que permitirá obter a exata dimensão da complexidade do tema aqui abordado. Logo, teremos a caracterização da empresa de interesse, o que vai permitir ao leitor entender como a questão cultural se manifesta e é entendida pelo autor deste  objeto de estudo.

Por fim, será demonstrada a conclusão do trabalho, que se propõe a responder a pergunta de pesquisa apresentada anteriormente baseando-se em uma comparação entre o referencial teórico e a realidade prática da empresa aqui analisada.

 

2 - Objetivo geral

 

Identificar se existe relação no exercício das competências gerenciais com o processo de negociação.

 

2.1 – Objetivo específico

 

Para atingir o objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:

  • Identificar os conceitos relativos a competências gerenciais;
  • Identificar os conceitos relativos ao processo de negociação;
  • Verificar se à prática das competências gerenciais refletem no processo de negociação da empresa.

 

3 – Pergunta de pesquisa

Quais competências gerenciais podem contribuir para o processo de negociação da empresa?

4 – Metodologia

A pesquisa a ser realizada neste trabalho pode ser classificada como exploratória, pois dentro da sua elaboração será necessário explorar o cotidiano e os processos da empresa. Mesmo estando familiarizado com a referida realidade, também é importante se analisar a instituição pela ótica de um pesquisador no sentido se descobrir várias lacunas que originaram esse estudo. Devido a isso, deve a pesquisa em mãos coletar e analisar informações através de levantamentos bibliográficos, a fim de estudar aspectos variados, de diferentes autores, que visam  proporcionar uma visão geral de um determinado fato, do tipo aproximativo. Conforme Malhotra (2001, p. 105): “a pesquisa exploratória é usada em casos nos quais é necessário definir o problema com maior precisão, identificar cursos relevantes de ação ou obter dados adicionais antes que se possa desenvolver uma abordagem.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (298.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com