TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.666 Palavras (11 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 11

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Aula-tema 03: A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS

NOME

Camila Fernandes do Prado

RA

6814013875

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão de Negócios Internacionais

Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Administração de Gestão de Negócios Internacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do Tutor Azael de Oliveira Pompeu.

Anhanguera Educacional

2015

Introdução

O trabalho desenvolvido será abordado todo o passo de como uma grande empresa acompanhou e se adaptou a todo o processo chamado de Globalização, que vivenciamos nos dias de hoje, um marco da história que ate o momento consegue nos surpreender a cada nova idéia ou/e invenção que por consequência nos é apresentada, além de tudo irá nos possibilitar mais conhecimento com relação ao Desenvolvimento Econômico do nosso planeta, nos possibilitando a oportunidade de aprimorar nossos conhecimentos e aumentar a nossa bagagem de nossas informações.

Globalização

Como sabemos vivemos em uma geração globalizada, e mediante a este acontecimentos iremos tratar mais em fundo sobre este fato surpreendente quem vem acontecendo em nossa humanidade, mediante a isso podemos definir que a Globalização é um conjunto de transformações na ordem política econômica mundial, visíveis desde final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum no vértice econômica, social, cultura e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.

Mediante o significado especifico de Globalização, podemos afirmar que a difusão do termo Globalização ocorreu por meio das empresas financeiras internacionais, em meados da década de 1980. Depois disso, muito intelectuais dedicaram-se ao termo associando da definição de novas tecnologia na área de comunicações, como satélites artificiais, rede de fibra óptica que interligam pessoas por meio de computadores entre outras, que permitiam acelerar a circulação de informações e fluxos financeiros. A Globalização passou a ser sinônimo de aplicações financeiras e de investimentos pelo mundo afora, além disso ela foi definida como um sistema cultural que homogeneizou, que afirma se inserido no universo do consumo, que destoa completamente a idéia de cidadania (Ribeiro, 1995).

Porém a Globalização é discutida segundo as categorias tempo/espaço, no âmbito do sistema-mundo, na pós modernidade e à luz dos conceitos de nação, mercado mundial e de lugar. Tornada paradigma para a ação, a globalização reflete nos Estados-nação exigindo um protecionismo que em tese se contradiz com a demanda “livre e global” apregoada pelos liberais de plantão, sendo assim que sua principal característica é a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais. È um processo de integração social, política e econômica entre os países e as pessoas do mundo todo, em que os governos e as empresas trocam idéias. Então, contudo isso pode destacar que este processo é considerado mediante a todas as inovações um constante mundo moderno, que não podemos felizmente medir ate onde a globalização ainda poderá nos surpreender.

Outsourcing

Outsourcing é uma expressão inglesa, a palavra "out" significa "fora", e "source" significa "fonte", normalmente traduzida para o português como terceirização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa, enfim, é uma prática empresarial que visa ao aumento de qualidade nas suas atividades, que pode ser usada para a atividade-meio e atividade-fim. Também considerada como uma forma de redução de custos com os trabalhadores das atividade-meio da empresa, pois ao se contratar uma empresa terceirizada para fornecimento da força de trabalho de um profissional. A terceirização em uma empresa visa, entre outras coisas, reduzir os gastos com determinada atividade, uma vez que os colaboradores terceirizados recebem salário um pouco menor que os funcionários da empresa, em alguns casos. Além de aproveitar o conhecimento (Know-how) que a empresa contratada possui em determinados serviços.

O método de terceirização também é importante para agilizar alguns processos e para facilitar a gestão da empresa, permitindo à ela focar apenas nos serviços-chave de seus negócios. O que aumenta a produtividade de alguns setores, aumentando também a qualidade dos produtos, reduzindo seu custo e aumentando a lucratividade da empresa. Motivo este que faz com que o outsourcing seja cada vez mais utilizado pelas empresas, outro ponto positivo é que muitos consideram uma vantagem, é a transferência de parte da responsabilidade da empresa para terceiros, assim, quando há algum problema em determinado procedimento, a empresa contratante pede responsabilidade da contratada, sendo possível até penalizá-la por tal falha.  Como exemplo de empresas que terceirizam podemos citar a Fiat, a Petrobrás e a Croda do Brasil Ltda.  

Estudo de caso da empresa Toyota Motor Corporation

Mediante a tudo isso que já foi abordado decidirmos dar um exemplo de uma empresa que conseguiu passar por vários momentos cruciais e hoje em dia cada vez mais vem conquistando o mercado e esta se tornando a cada dia uma empresa competitiva e desafiadora, como exemplo que se adaptou consideravelmente ao processo tão amplo da globalização foi a Toyota Motor (MTC), é uma empresa produtora de automóvel, com sede na cidade de Toyota, província de Aichi, no Japão. Além de marca Toyota, é proprietária das marcas Lexus, Scion e Daihatsu, tendo como fundador da corporação Toyota, Sakichi Toyoda, filho de um humilde carpinteiro, nasceu em 1867 quando o Japão recém iniciava seu processo de modernização. A idéia de construir carro veio do filho de Sakichi, o jovem Kiichiro Toyoda. A fascinação pelos automóveis teve inicio quando ele visitou o ocidente e conhecer alguns fabricas nos Estados Unidos e na Inglaterra. De lá, no inicio dos anos 20, Kiichiro trouxe na bagagem o sonho de produzir carros com a tecnologia e mão de obra 100% japonesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (310.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com