TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.043 Palavras (5 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 5

                                                    GOVERNANÇA CORPORATIVA


A Governança Corporativa é um sistema básico com recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de otimizar o valor de longo prazo da organização,onde envolve o relacionamento entre sócios,diretoria,conselho administrativo, órgãos de fiscalização e controle e outras partes interessadas.Ela tem a responsabilidade de trazer aos acionistas da empresa a confiabilidade e transparência com conjuntos de mecanismos,incentivos e monitoramento da parte executiva da sua estrutura.

A base da Governança Corporativa está distribuído em quatro princípios básicos,esses princípios quando aplicados efetivamente, proporciona a confiança interna da empresa e das partes interessadas .A primeira delas é a Transparência,que tem como objetivo a disponibilização de qualquer informação que seja de importante para as partes interessadas da organização. A segunda é a Equidade, que é o tratamento justo com as partes interessadas, que de forma igualitária leva a consideração os direitos, deveres, necessidades e interesses das partes. Em terceiro vem a prestação de contas, que deve ser executada pela governança de forma clara e coesa, se responsabilizando assim por qualquer omissão ou falha que ocorrer. Por ultima a Responsabilidade Corporativa vem para garantir o sucesso de todas as operações que é lhe designada, mantendo o equilíbrio e busca pelo melhor resultado de curto, médio e longo prazo.


                 
[pic 1]

Benefícios da Governança Corporativa – No geral,a governança corporativa vem para melhorar o desempenho das empresas,com isso trazendo capital externo e reconhecimento de organização sustentável. Sendo também muito importante para solucionar problemas internos, principalmente entre divergência de idéia na alta administração, o abuso de poder, erros estratégicos e as fraudes, um grande problema em grandes empresas. A organização que implanta esse tipo de sistema tem mais credibilidade com os investidores, acionistas, fornecedores e credores.


                                   
GOVERNANÇA E GESTÃO TRABALHAM EM CONJUNTO.

[pic 2]

Uma boa Governança Corporativa tem como base 8 características fundamentais,são elas:

1- Participação – A participação é baseada no direito de homens e mulheres participarem igualmente das atividades de governança, a participação direta ou indireta de instituições ou representantes legítimos. Tudo isso se existirem leis claras que garantem tais termos e iniciativas do Estado sustentando os termos.

2 – Estado de Direito – A boa governança requer uma estrutura legal e que prevaleça a justiça, direito a liberdade individual e a separação dos poderes. A empresa que estiver inserida em um ambiente onde se garante tais direitos poderá ser classificada como segura para seus investidores.

3 – Transparência – Podendo ser classificada como uma das mais importantes, a transparência é uma característica fundamental para uma efetiva Governança Corporativa, a administração deve transformar a “obrigação de informar”  em um “desejo de informar”, fazer com que a informação se torne uma prioridade em seu planejamento para que acionistas mantenham a confiança no trabalho que está sendo executado.

4 – Responsabilidade – As empresas devem ser responsáveis de modo que atendam tudo que é demandado pelas partes interessadas, mantendo a integridade e o valor que a empresa representa. Quaisquer atitudes que acarretaria um efeito negativo econômico, social ou ambiental devem ser evitadas, sendo papel de o administrador garantir a organização.

5 – Orientação por Consenso – Como a sociedade é constituída por grupos diferentes e com interesses diferentes é necessário mediar esses interesses buscando o consenso das relações entre esses grupos,lembrando que as decisões devem ser tomadas para beneficiar o geral e não um grupo especifico.

6 – Igualdade e Inclusividade – Como já mencionado,todas as decisões devem ser tomadas

para beneficiar o geral,buscando o desenvolvimento econômico de todos os grupos participantes. Mesmo tendo grupos distintos e com interesses distintos, todos devem se sentir como se fizessem parte de um só grupo que sempre estará caminhando para frente.

7 – Efetividade e Eficiência – Essa é uma característica que deve estar presente em qualquer tipo de organização. O administrador deve sempre fazer o melhor uso possível dos recursos que ele tem disponível e saber quando  e como utilizar aqueles que ele não tem a sua disposição.

8 – Auditoria e Fiscalização – Para saber se o que está sendo feito trará resultados é de estrema importância a instituição do comitê de auditoria,buscando analisar todos relatórios contábeis e financeiros da administração. Isso garante maior efetividade no controle e monitoramento das atividades e resultados obtidos ao longo do exercício, mantendo sempre a transparência.


Conselho de Administração na Governança

São pessoas selecionadas para o processo de tomada de decisão e para o desenvolvimento estratégico na organização, são responsável pelos valores, objeto social e do sistema de governança da organização. Sua missão é manter o elo entre sócios e a diretoria, orientando-os em relação com as demais partes interessadas, sendo o principal órgão do sistema de Governança.
A composição do conselho será feita pelos sócios, pois eles que serão representados a frente da empresa. Geralmente o numero de conselheiros é especifico para cada organização, mas é indicado um numero de 5 a 11 conselheiros podendo ficar até dois anos no cargo, também é recomendado que as pessoas que forem nomeadas já possuírem certa experiência na área, pois estamos falando em decisões de alto escalão. Para melhor eficácia, os membros do conselho devem estar com suas estratégias voltadas aos valores da empresa, tenham capacidade de articulação e experiência de mercado, mantendo sempre a imparcialidade na tomada de decisões.




Principais Funções
:
Tem como principal função o direcionamento na tomada de decisões a nível estratégico, buscando sempre a maximização dos lucros e o aumento do patrimônio da empresa. Os conselheiros devem sempre manter a ordem na relação entre os acionistas, fazendo com que seus interesses sempre estejam lado a lado com os interesses e valores da empresa, sem perder a sua integridade e imagem.
O conselheiro deve promover debate sobre objetivos e estratégias, descentralizando o controle, a elaboração de relatórios de fácil compreensão e transparência aos seus acionistas.

[pic 3]

Com o crescimento do mercado globalizado, se tornou viável a adoção de melhorias da Governança Corporativa, chamando a atenção dos detentores de capital para investimento, dos fornecedores e partes interessadas. Trazendo melhorias que contribuem para a imagem, resultado, confiabilidade, controle e desenvolvimento de estratégias para a organização.


http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-quais-sao-os-beneficios-objetivos-e-vantagens-da-governanca-corporativa/

https://siggedi.wordpress.com/2009/12/11/governanca-corporativa-e-seus-principios/

http://www.ibgc.org.br/index.php/governanca/governanca-corporativa/principios-basicos

http://www.blbbrasil.com.br/artigos/conselho-de-administracao-importancia/

https://endeavor.org.br/papel-conselho-administrativo-empresa/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (260.8 Kb)   docx (199 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com