TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.343 Palavras (6 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE JK[pic 2]

ADMINISTRAÇÃO

FABIANA FERREIRA DOS SANTOS

GOVERNANÇA CORPOVATIVA

DOCENTE: DANIEL CAMPOS

BRASÍLIA[pic 3]

2018[pic 4]

INTRODUÇÃO

    A Governança Corporativa teve seu inicio na década de 80, nos Estados Unidos e Inglaterra, quando grandes investidores estavam enfrentando diversos problemas empresarias, advindos de praticas erradas de controle de gestão. No Brasil, a governança corporativa, teve inicio em 1999, com a criação da IBGC-Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, proveniente do IBCA- Instituto Brasileiro de Administração, e com a criação do primeiro código brasileiro de boas praticas de governança.

        Muito vem se falando de Governança Corporativa, e suas praticas de administração eficientes. Mas é necessário entender o que são as Governanças Corporativas, para melhor compreender sua importância na vida das empresas.  

Governança Corporativa, é o conjunto de politicas, leis, processos e costumes que regulamentam a maneira como uma organização é dirigida/administrada. Os métodos de Governança, tratam-se das melhores praticas para administrar um negocio, com uma linha de estudo, que permite avaliar com maior precisão, o risco e o retorno de um investimento.

O objetivo principal da Governança Corporativa, é garantir a adesão dos principais atores a códigos de conduta pré-acordados, através de ferramentas que tentam diminuir ou erradicar os conflitos de interesses e as quebras do dever fiduciário.

Estudando também as relações entre os envolvidos, denominados Stakeholders, e quais as metas que a empresa se orienta. A Governança corporativa conta com a participação de fornecedores, credores, funcionários, clientes, e a comunidade em geral. Ela possui uma área com múltiplas abordagens.

As empresas que aderem a Governança Corporativa, são mais bem vistas e valorizadas na sociedade, construindo uma boa reputação e se firmando no mercado. Outra vantagem dos métodos de governança ,e a maior facilidade para captação de recursos.  

1. CONCEITO E IMPORTÂNCIA  

 O IBGC (instituto Brasileiro de Governança Corporativa), define a “Governança Corporativa como o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamento entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.”

Ainda segundo o IBGC, “as boas praticas de Governança Corporativa, convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de logo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e bem comum”.

Sendo assim, podemos dizer que Governança Corporativa, são o conjunto de boas praticas administrativas que aumentam consideravelmente a confiança e estabilidade dos atores envolvidos, que são os fornecedores, acionistas, investidos, colaboradores, entre outros.

Crescer com A Governança Corporativa, nada mais é, do que o aprimoramento das praticas de Administração de empresas, que colocam “ordem na casa” e resolvem muitos impasses e conflitos entre ideias e decisões de dois ou mais chefes majoritários, sendo a estes, um caminho já estabelecido a percorrer.

  1. Principais ferramentas de Governança Corporativa

Como sabemos, uma empresa que possui Governança Corporativa, tem maior credibilidade perante os envolvidos (clientes, investidores, credores, etc). Para o inicio da implantação da Governança corporativa, é necessário a criação de diretorias temáticas: Financeiro, Comercial, Fiscal, entre outras. Também é necessário a instauração de um Conselho Administrativo, com foco na entrega de relatórios periódicos para analises.

Tais ferramentas são extremamente importantes para as empresas de capital aberto, mas podemos generalizar, dizendo que essas ferramentas, são recomendáveis também para qualquer outra companhia, que procure melhorar seus resultados, através da Excelência na Gestão Empresarial.

2.0 PRINCIPIOS BÁSICOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA

Os princípios básicos da Governança Corporativa, permeiam, nas praticas que após adotadas, criam um clima de confiança tanto externamente quanto internamente.

1º Transparência

Esse principio, consiste em apresentar as partes envolvidas, as informações, dados e relatórios, que sejam de seu interesse e não apenas informações impostas por regras ou leis. Como o próprio nome já diz, esse principio, preza fielmente, entregar  a transparência de todas as movimentações empresariais, buscando interagir cada vez mais com os envolvidos (fornecedores, investidores, clientes, credores, etc).

2º Equidade

Esse principio, caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico dos sócios e demais envolvidos (stakeholders), considerando seus direitos, deveres, interesses, necessidades e expectativas.

3º Prestação de Contas (accountability)

Agentes de Governança, devem prestar seus serviços de forma inteiramente clara, compreensível, concisa e assumindo as consequências de seus atos e omissões, com responsabilidade.

4º Responsabilidade Corporativa

Os agentes de governança, devem cuidar da viabilidade econômico-financeira das empresas, afim de reduzir as externalidades negativas, considerando seu modelo de negócios (humano, social, ambiental, manufaturado, financeiro, etc.)

3.0 O PAPEL DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO NA GOVERNANÇA

O processo de decisão de uma organização em relação ao planejamento estratégico, é feito pelo conselho de administração. Ele é responsável pela preservação dos princípios e valores, decidindo quais os rumos estratégicos aquele negocio devera tomar. Além disso, o conselho de administração, monitora a diretoria, atuando como elo entre esta e os sócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com