TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  26/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 6

GOVERNANÇA E REESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA FLAMY EM MEIO À PANDEMIA.

RESUMO

Este estudo tem por objetivo analisar os princípios da governança corporativa e a sua aplicação em casos concretos, referentes às empresas que passaram por momentos de crise e tensões financeiras, entretanto conseguiram se reerguer e sobressair no mercado competitivo. Nesse sentido, a verificação dos aspectos relacionados à Empresa Flamy, demonstrou que seus processos guiaram a estrutura positiva da empresa, mesmo em meio aos caos, trazido pela pandemia. A empresa buscou métodos que apresentaram autocrítica e competitividade, para acrescentar as condições adversas, resultando em crescimento admirável, mesmo em meio à crise.

INTRODUÇÃO.

Sabe-se que para que uma empresa sobreviva no mercado financeiro atual, é preciso que a mesma consiga obter uma vantagem, ou ainda, um diferencial em relação à concorrência. Diante desse aspecto, a empresa necessita possuir os chamados fatores fundamentais de sucesso, a saber, a devida inovação, produtividade, rapidez e qualidade, todos essenciais para o correto funcionamento da estrutura empresarial[1]. Anote-se a informação abaixo[2]:

Esta visão de gestão, com ênfase na obtenção de uma vantagem competitiva, reside justamente no conceito de mercado atual, cada vez mais diversificado, global e permeado por uma concorrência avassaladora, em que a cada momento surge algo novo, devendo, então, os elementos constitutivos da vantagem competitiva estar cada vez mais alinhavados com estratégia da corporação. Diante disso esse trabalho irá abordar dois aspectos relevantes para que as instituições se adequem a essa nova realidade contemporânea: em que medida o conceito de governança corporativa é afetado pela reestruturação em uma determinada organização.

Ao ser analisada a o percurso histórico de uma empresa, analisando os períodos de crescimento, bem como os aspectos negativos, é preciso que seja estipulada uma verdadeira análise gerencial, a fim de entender corretamente o processo da boa governança. Nesse estudo específico, tem-se o exemplo da Empresa Flamy, empresa familiar, voltada para o ramo de confeitaria e confecção de bolos em geral, contada pelos administradores da própria instituição[3]

A FLAMY nasceu de um SONHO de empreender e fazer do mundo um lugar mais doce. Dona Flávia já era muito conhecida em sua cidade por suas “mãos de fada” que tocavam e misturavam ingredientes com muito amor e afeto criando bolos deliciosos com um gostinho de quero mais. Os bolos ficaram famosos, mas de sua cozinha saiam muitas outras delícias que encantavam e conquistavam a todos que provavam.Entendendo a necessidade dos clientes que buscavam um produto de qualidade em perfeito equilíbrio com o custo-benefício, a filha Mirian e seu marido Adriano, perceberam que estavam diante de um negócio promissor, pois as encomendas e a fama de Dona Flávia só cresciam. Juntaram-se para estruturação profissional do negócio e para livrar as “mãos de fadas” para criar e surpreender a todos. Nascia, em 2001, a Delícias FLAMY.

Verifica-se que a estrutura da empresa, a qual foi criada em 2001, apresentava aspectos simples, com a ideia central de trabalhar apenas com bombons e chocolates, segundo contou Miriam Correa[4], diretora da Flamy. Entretanto, com o passar dos tempos, os bolos que Dona Flávia fazia para a família, passaram a serem cada vez mais conhecidos, fazendo com que a expansão da empresa, tomasse um rumo positivo, se fixando no ramo de bolos e tortas. Nesse sentido, acerca da história e estrutura da empresa, descreveu o site Sua Franquia:

A rede surgiu em julho de 2001, na cidade de Hortolândia, a partir da parceria de uma família. Flavia Corrêa, que já era conhecida como "mão de fada", incumbiu-se na produção dos bolos, doces, chocolates e salgadinhos. Sua filha Miriam Corrêa encarregou-se da venda e divulgação do trabalho produzido. Já Adriano Teixeira, esposo da Miriam, ficou responsável pela entrega de produtos, compras e manutenção de equipamentos. Com o tempo e muitos resultados positivos, a produção foi aumentando e quanto mais os clientes e consumidores degustavam, logo percebiam que os bolos e doces ganhavam qualidade, beleza e um toque especial oriundos da busca incessante pelo aprimoramento de novas receitas e recheios. Dessa forma em 2008 a marca passou a operar como rede de franquia, proporcionando o crescimento da marca de maneira alinhada com o espírito empreendedor de seus fundadores, que sempre pautaram suas condutas empresariais para fazer a empresa uma referência no mercado de produção e comercialização de doces e bolsas unidades franqueadas contam com um cardápio bastante variado de itens Gourmet, Taças de Sorvetes com ingredientes que já fazem parte da história da marca, além de sobremesas especiais com base em brownie, petit gateau e croissant.A rede de franquias Flamy oferece modelos de negócios a partir de R$150 mil, dependendo do imóvel escolhido. Cada unidade fabrica, monta e comercializa de bolos (chocolate e brancos), doces diversos, taças de sorvetes especiais, naked cakes, tortas, além de salgados (fritos, assados e folhados), kits de festas, itens de cafeteria e de datas comemorativas (panetone, ovos de Páscoa, sobremesas especiais, entre outros).

Seguindo as tendências e exigências do mercado, a loja conseguiu atuar positivamente, por vários anos no segmento, sempre com resultados positivos, sendo que, no ano de 2019 possuía 23 franquias e os negócios seguiram se expandindo.

1-O CONCEITO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA APLICADOS NA FLAMY DURANTE A PANDEMIA E O RESULTADO POSITIVO GERADO.

É de suma importância informar que a reestruturação organizacional é pautada na necessidade de readequar uma empresa aos novos modelos de gestão, buscando a eficiência e a transparência em cada processo, a fim de que o resultado seja sempre positivo, mesmo em meio à adversidade ou condição contrária, como ocorreu em 2020, com a pandemia mundial.

Nesse diapasão a Flamy cumpriu os princípios da governança e conseguiu se manter-se estabilizada, vindo até mesmo a ter importante crescimento durante à pandemia, como verificado no Jornal Contábil[5]:

A Flamy, rede de franquias de bolos e doces caseiros, apostou nas vendas do delivery para se manter ativa durante o ano de 2020. Com as vendas feitas por intermédio dos aplicativos de entrega a marca ampliou suas vendas em cerca de 30%. Em um ano atípico, a rede teve um saldo positivo e vendeu 14 novas unidades de janeiro a dezembro. A rede que inicialmente tinha como foco de expansão o estado de São Paulo, ampliou seus planos e abriu a possibilidade de novas unidades em todo o Brasil e no exterior. Em 2020 a Flamy inaugurou sua primeira unidade em Portugal. Para o primeiro trimestre de 2021 a rede vai inaugurar mais 7 unidades, a expectativa são 48 novas lojas em 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com