TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  13/6/2021  •  Resenha  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

Matriz

Disciplina: Governança Corporativa

Turma: 0421-1_3

Nome: Luciana Batista Miranda

ROL escolhida: 1

Resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

O O

O

O Presente trabalho demonstrará a resenha crítica Rol 1 – Evolução, Modelos e Arquitetura de governaça, corporativa. Será apresentado os conceitos de governança corporativa, vamos verificar os modelos adotados nos Estados Unidos, na Alemanha, no Reino Unido, no Japão e no Brasil.

O conceito de governança corporativa se dá pelo relaciomentos sociais entre acionistas/cotistas, conselhos de administração, auditoria idenpedente, diretoria, e conselho fiscal e como são dirigidos pelalsociedade que é envolvida nesse sistema.  É realizado pelo conjunto de políticas, e diretrizes regulatórias dos processos decisórios que a propriedade e a gestão estratégica das organizações.

È necessário ter boas práticas de governaça corporativa para aumentar o valor da sociedade de o acesso a capital e contribuir para perenidade. Fato que qualquer empresa pode possuir um sistema de governança, a fim de se descatar em conceitos de sustentabilidade, visando uma organização de longa vida, atraindo aspectos de investimentos.

 Podemos verificar empresas familiares onde o donos falecem os filhos herdam essas organizações e não possuem o Know How para tocar o negócio, havendo uma política de governaça, onde os conselhos e comitês auxiliam nas diretrizes e tomadas decisões, sendo ou não de capital aberto, facilita a continuidade dessa organização no mercado.

Desta forma é importante implantar a governança corporativa em casos de: sucessão familiar que amplie, significativamente, o número de sócios (filhos – 1ª geração –, netos – 2ª geração –, etc.); fusão ou incorporação que amplie o número de acionistas ou cotistas da empresa e sociedade que já nasça com grande número de acionistas ou cotistas.

Existem diferentes modelos de governança corporativa que buscam, cada um a seu modo, fazer valer os pilares da boa governança de: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

  • Modelo anglo-saxão
  • Modelo japonês
  • Modelo alemão
  • Modelo latino-americano
  • Modelo latino-europeu

 

      Modelo anglo- saxão: mais antigo

  • Controle por parte dos acionistas;
  • Separação entre propriedade e gestão;
  • Proteção dos acionistas minoritários;
  • Conselho de administração contém tanto “insiders” (diretores executivos) quanto “outsiders” (diretores não executivos ou independentes).

     Modelo japonês:

  • Acionistas são também gestores;
  • Bancos detêm participações de longo prazo em companhias;
  • Conselho administrativo é composto por insiders, ou seja, gerentes executivos;
  • Alto nível de participação acionária de bancos e empresas afiliadas;
  • Estrutura legal – de políticas públicas e de política industrial – projetada para apoiar e promover o keiretsu.

     Modelo alemão

  • Gestão compartilhada entre empresa e acionistas;
  • Gestão aberta para diversos interesses;
  • Maior influência do mercado financeiro;
  • Mercado de capitais não é tão forte quanto o sistema anglo-saxão.

 Modelo latino-americano

Dos modelos de governança corporativa, as privatizações e a abertura ao mercado são os pontos que caracterizam o sistema latino-americano. Aqui, os interesses de gestão se sobrepõem aos dos stakeholders.

No modelo latino-americano não há divisão entre propriedade e capital. Por isso, tomadas de decisão tendem a ser benéficas apenas para as camadas mais altas da organização.

Modelo latino-europeu

 Na grande maioria, dentre os modelos de governança corporativa o latino-europeu é adotado por empresas familiares ou controladas por grupos consorciados. Aqui, há uma concentração de propriedade e as forças de controle são predominantemente internas.

No sistema latino-europeu as forças externas não são tão atuantes quanto em outros modelos e há uma proteção menor para acionistas minoritários.

Um dos aspectos da governaça e a formação da a assembléia geral, que é responsável pela eleição dos membros do Conselho de Administração, o colegiado responsável pela alta gestão estratégica de uma empresa. É aqui o ponto de partida do fluxo decisório.

 O Conselho de Administração é o órgão responsável pelo direcionamento estratégico da empresa por meio de diretrizes, e uma clara definição de objetivos com as suas respectivas metas à gestão executiva. Os membros do Conselho de Administração são responsáveis pelas decisões que tomam civil e criminalmente – inclusive com o seu patrimônio pessoal.

Conclusão

governança corporativa é um conjunto de boas práticas de como uma empresa deve ser gerenciada e controlada a fim de garantir que suas ações a protejam. Algumas características das práticas de GC variam de acordo com ambientes e estruturas corporativas.

Nesse aspecto, existem diferentes modelos de governança corporativa que buscam, cada um a seu modo, fazer valer os pilares da boa governança de: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. 

 

Fonte Bibliogáfica

OCB. Manual de Boas Práticas de Governança Corporativa. Disponível em: http://www.ocesc.org.br/documentos/manual_boas_praticas.pdf

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (270.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com