TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  28/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.549 Palavras (15 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE AMERICANA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS VIII – APS VIII

Americana (SP)

Novembro/2021


Bárbara Caroline Rodrigues Braga – RA 59010001324

Débora Adriana Veloz Garbo – RA 59010001320

Eduarda De Souza Araújo – RA 59010001263

Julia Carriel de Barros – RA 59010001309

Tema:

ASPECTOS DA LIDERANÇA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA 

Atividades Práticas Supervisionadas VIII – APS VIII, trabalho apresentado como exigência para avaliação do sétimo e oitavo semestre, do curso de Administração, do Instituto de Ensino Superior de Americana - IESA, sob a orientação do professor Aparecido Gomes Leal e dos demais professores do semestre.

Americana (SP)

Novembro/2021


Sumário

RESUMO        4

INTRODUÇÃO        4

1.        GOVERNANÇA CORPORATIVA        6

1.1 IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA        7

1.2 RESPONSABILIDADE SOCIAL NA GOVERNANÇA CORPORATIVA        8

2.        LIDERANÇA NA GOVERNANÇA CORPORATIVA        8

Considerações Finais        9

Bibliografia        11

ANEXOS        12

ANEXOI        12

TERMO DE AUTORIZAÇÃO BIBLIOTECA DIGITAL        12

ANEXO II        15

DECLARAÇÃO DE AUTENTICIDADE        15

Título do Artigo: Aspectos da liderança na Governança Corporativa

Bárbara Caroline Rodrigues Braga,

Débora Adriana Veloz Garbo,

Eduarda Araújo e Julia Carriel de Barros

E-mails: barbara.carolinee02@hotmail.com,

deboravelozgarbo@gmail.com,

eduarda_araujo.s@hotmail.com e juliabarros47@gmail.com

Graduando(a) em Administração pela Faculdade IESA.

RESUMO

O presente artigo apresenta o tema Aspectos da liderança na Governança Corporativa e como as empresas aplicam o uso das estratégias dentro delas. Sabemos que as empresas que utilizam esta aplicação, são empresas que, buscam se diferenciar, se destacar e se tornar cada vez mais reconhecida no mercado de competitividade. O artigo mostra o que é a Governança Corporativa, sua importância e seus benefícios para com as empresas que aplicam.  As melhores práticas desta estratégia são pautadas pela ética. Concluiu-se que ao implantar a Governança Corporativa as empresas garantem a confiabilidade para seus acionistas, além de preservar e aumentar o valor da empresa e gerar ações que possuem um impacto positivo na gestão delas.

Palavras-chaves: Governança Corporativa, Liderança, Empresas.

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo verificar o funcionamento das companhias que adotam este modelo de estratégia com foco na liderança, os benefícios que ela traz e o que levam elas a utilizar as práticas da Governança Corporativa.

Através da liderança é possível inspirar seus funcionários, tratar dos problemas com eficiência e tomar decisões mais assertivas. A união entre um bom líder e a implantação das estratégias da Governança Corporativa é fundamental para empresas. Atualmente, as empresas vivem em uma grande competitividade, portanto, sempre será necessário de mudanças, se adaptar às novas tecnologias, e aquelas que não se adaptarem, faz com que seus concorrentes estejam á frentes.

A Governança Corporativa é fundamental para o bom desenvolvimento das empresas, porque envolve um conjunto de hábitos que tem como finalidade melhorar o funcionamento de uma companhia e apoiar as partes interessadas. Ela inclui boas práticas de gestão, a fim de contribuir para o bom resultado das empresas. Dentre alguns de seus objetivos estão o de preservar o valor da organização, melhorar a qualidade financeira, a gestão e as tomadas de decisões.

Através das boas práticas da Governança Corporativa, os gestores sabem que quando aplicadas no seu dia-a-dia ameniza situações de conflitos e maximiza a eficiência da organização, contribui na qualidade da gestão e garante a transparência das estratégias. Nem todas as companhias têm perfil para esse tipo de governança, porém, as empresas que têm a Governança Corporativa implantada, conquista uma credibilidade maior perante o mercado, pois, ela estabelece regras que são integradas à rotina do negócio e através disso, gera agilidade, transparência e autonomia nas atividades realizadas.

As empresas quando são reconhecidas pelas boas práticas de governança, ou seja, que possuem uma boa gestão, que são transparentes, geralmente conseguem maiores vantagens perante os fornecedores, parceiros, clientes e instituições bancárias, e com isso atrai a atenção dos investidores.

O artigo elaborado pelas alunas foi desenvolvido através de reuniões pelo aplicativo Zoom e WhatsApp, pesquisas online, discussão entre membros da equipe para haver consenso a respeito dos tópicos e pesquisas, bibliografias e paralelos com os conteúdos ministrados durante as aulas on-line.

A reflexão sobre o tema foca na adesão das boas práticas da Governança Corporativa, que é extremamente importante para as organizações, pois, além de contribuir na melhoria dos processos, reduz a ocorrência de fraudes.

Para fins de entendimento do estudo, o presente artigo se divide nos conceitos de tópico 2. Governança Corporativa, que se divide-se em dois subitens, 2.2 Importância da Ética na Governança Corporativa, 2.3 Responsabilidade Social na Governança Corporativa, 3. Liderança na Governança Corporativa, e por fim item 4. que se trata das considerações finais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (167.6 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com