TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  4/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP[pic 1][pic 2]

Faculdade de Ciências Aplicadas

MG501A – Administração Financeira I

Aluno: Lucas Barbieri        RA: 2 3 9 8 2 7

Atividade 1 – Conceito e origem do termo “governança corporativa”

        O termo “governança corporativa” envolve um conjunto de praticas que são usadas para gerir empresas. Elas são os pilares de sustentação da empresa em termos de boa gestão, eficiência e transparência. É o sistema que empresas e organizações usam para serem dirigidas, pois englobam todas as áreas, como administrativo, diretoria, sócios, entre outros.

        Esse sistema visa que empresas ou organizações alcancem mais facilmente seus objetivos, já que permite uma melhor estruturação das relações tanto externas quanto internas, gerando assim um grau de confiança e estabilidade maior da corporação.

        Uma característica interessante surge ao compararmos as diferenças entre as empresas no inicio de 1900 com as atuais. Inicialmente, o padrão a ser seguido era de que os proprietários (famílias ou indivíduos) ocupavam os cargos mais altos na área administrativa da empresa, sendo responsáveis pelas principais tomadas de decisão envolvendo a empresa ou organização. Isso ocorria por diversos fatores, mas um dos principais era a falta de detalhamento e estruturação de áreas fundamentais para a sobrevivência da corporação, principalmente relacionadas a tomadas de decisão. Porém, com o desenvolvimento de novas tecnologias e os avanços relacionados a grandes empresas e suas estruturas, outro caminho se tornou o padrão a ser seguido, principalmente de empresas que estão listadas na bolsa de valores: a interferência direta na empresa, no cenário atual e devido a diversos outros fatores, não é a melhor prática a ser seguida.

        Com a entrada de agentes que administram a empresa no lugar do sócio, observou-se que interesses pessoais estavam ficando a frente de objetivos principais a longo prazo, como o sucesso da empresa. A partir disso, medidas para minimizar esse problema e alinhar os objetivos gerais dos colaboradores com os objetivos da corporação foram tomadas. Viu-se a necessidade de desenvolver e estruturar melhor as áreas da empresa que são necessárias para a continuidade e sucesso geral, principalmente áreas relacionadas ao administrativo. Essa é basicamente a descrição do termo “governança corporativa”.

        Como descrito acima, o papel do gestor foi sofrendo alterações e mudanças conforme as industrias e a economia foi de desenvolvendo, principalmente nos últimos tempos. Nomes como Taylor, Fayol, Maslow e Porter, que contribuíram com seus conhecimentos na área da administração, foram e são de grande importância para o desenvolvimento de novas formas de se pensar na administração.

        Dentre essas alterações, a governança corporativa é uma significativa evolução na forma com que o administrador e gestor lida com as relações internas e externas da empresa que faz parte. Definir pilares que sustentam empiricamente a organização é fundamental para grandes corporações que visam o sucesso também a longo prazo.

        Os pilares (ou princípios) que a governança corporativa tem como base são: transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade corporativa. Sobre transparência, é o principal caminho para que todos da organização tenham acesso a informações (não somente os dados obrigatórios regulados pela lei) de todos os tipos, com materiais que possam ser de interesse direto aos envolvidos. A transparência é fundamental para que o colaborador se sinta parte da organização, assim como garantir que os valores e a forma da empresa atuar (em todos os sentidos) sejam esclarecidos a todos, de forma clara e objetiva.

        Com relação a equidade, também parte fundamental da governança corporativa, é ela quem garante que o tratamento seja justo e isonômico entre todas as partes envolvidas dentro da empresa. Independente de qual seja seu cargo e sua participação, todos devem ser tratados de maneira igual. Para isso ser atingido, principalmente na sociedade atual, não é um trabalho tão simples. Todos os dias vemos exemplos de casos onde o colaborador sofreu algum tipo de preconceito ou algo do gênero. Porém, empresas que se importam com a saúde dos seus funcionários e que são líderes nesse quesito conseguem obter resultados melhores, conforme mostra o site https://blog.beerorcoffee.com/2020/02/12/saude-mental-dos-funcionarios/, que mostra 5 exemplos de cases que a saúde e a valorização do funcionário trazem benefícios para toda a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com