TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  16/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE FINAL        

Matriz de atividade final

Estudante:

Disciplina: Governança Corporativa

Turma:  MSP22215-PGPGF-T2 | Unidade Faria Lima

Link para a listagem:  http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/solucoes-para-emissores/segmentos-delistagem/sobre-segmentos-de-listagem/ 

1.Contexto atual da sociedade indicada (apresentando o que, na sua estrutura, poderia favorecer ou prejudicar o enfrentamento da crise). Para isso, levante informações no site da sociedade empresária escolhida, na internet e no site da B3.

A Magazine Luiza , que também conhecida como Magulu, trata- se de uma empresa varejista criada na década de 50, em Franca – SP, tendo como propósito a inclusão, fazer com que bens, acessíveis até então a uma classe privilegiada, pudessem chegar a todos. A empresa tem os seguintes  pilares: o crescimento exponencial, a entrega rápida , super app, oferta de novas categorias de produtos e Magalu ao seu serviço.

Outro diferencial da empresa é ter em seu conselho administrativo, três mulheres, sendo que uma delas a presidente do conselho – Luiza Heleno Trajano. Atualmente a empresa conta 1.113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, 21 estados e 17 centros de distribuição.

Como estratégia para os anos seguintes, a Magalu tem como objetivo a transformação digital, trazendo a inclusão digital, a digitalização das lojas fisícas – tais como mobile vendas, montador e estoquista; multicanadade; transformar o site em plataforma digital; e cultura digital. No campo da sustentabilidade, a Magazine Luiza possui uma política ambiental social, no campo ambiental a empresa tem adotado a gestão de resíduos sólidos, recicláveis e emissão de carbono para evitar a poluição, desperdícios e reduzir o consumo de energia e recursos. No campo social, a Magalu tem a meta de aplicação de 100% dos recurso provenientes de incetivos fiscais direcionados a cultura, educação, saúde e esporte.

[pic 3]

Conforme informações da Revista   Exame, no período de pandemia a Magazine Luiza foi uma das empresas que mais evoluiu, isso tem haver com a ótima gestão construtiva da presidente do conselho de

administração do grupo varejista Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano.  A revista ainda destacou seus

principais feitos durante a pandemia, tais como: Doação de 10 milhões de reais para ações de combate

à Covid-19, manteve o emprego dos funcionários e pediu o mesmo aos demais empresários brasileiros.

Diante das informações expostas, pode-se afirmar que a estrutura da empresa favoreceu bastante o enfrentamento da crise, isso porque o avanço   tecnológico e uma boa gestão   logística   está   sendo

fundamental para esse período, uma vez que houve um aumento de 47% das compras pela internet,

no primeiro semestre de 2020, segundo o Relatório da Ebit/Nielsen.   Outro   ponto   importante   para   a

empresa foi a abertura da sua rede logística para   microempreendedores individuais, haja   vista   que   a

empresa criou uma plataforma que permite a venda de produtos com frete grátis

2. As boas práticas de governança corporativa e a obrigatoriedade de as sociedades empresárias adotá-las, em especial a sociedade escolhida

Segundo informações o IBCG, é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolveldo os relacionamentos entre sócios, conselhos de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais parte interessadas. As boas práticas que percorrem a governança corporativa vêm através de princípios básicos que tem como finalidade de manter e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização sendo eles: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidades corporativa.

No caso da Magazine Luiza, foi implantado as boas práticas de governança em 1992, com a criação do seu primeiro código de ética e conduta. Segundo o relatório de 2019 seu conselho administrativo foi formado com objetivo de trazer o poder a diversidade, buscando sempre pessoas com formação, experincias e históricos diversos. A empresa tem em sua totalidade sete conselheiros, sendo três mulheres no qual uma é a presidente do conselho Luiza Helena Trajano. Dos sete integrantes do conselho, quatro são indepentes, estando de acordo com o recomendado pelo IBCG.

A empresa também possui os seguintes comitês: Auditoria, Riscos e Compliance; Finanças e Crédito ao Consumidor; Pessoas e Cultura Organizacional; e Estratégia, Negócios e Transformação Digital. O comitê de Auditoria, Risco e Compliance é formado por três membros responsáveis pelos assuntos legais e regulatórios. Já o comitê de Financas e Crédito ao Consumidor é formado também por três profissionais, que são responsáveis pela política financeira da empresa, como também o acompanhamento do grau de endividamento e monitoramento dos contratos e garantias. Quanto ao comitê de Pessoas e Cultura Organizacional este é formado por quatro membros, que cuidam dos valores, estatutos e regulamentos da empresa, com a aplicação para todos os funcionários, até mesmo a presidência. Por último o comitê de estratégia, Negócios e Transforamação Digital também possue quatro membros, onde este são responsáveis por toda a operação e estratégia da empresa. Não podemos esquecer também que, como boas práticas de governança, a Magazine Luiza faz parte do IDV – Instituto para o desenvolvimento do varejo, da Fercomércio e Câmara Brasileira de Comércio eletrônico.

Abaixo segue o relatório Institucional das Magazine Luiza :

[pic 4]

3. Impacto gerado por essa organização, considerando os stakeholders envolvidos, ou seja, traga a sua análise do quanto as suas práticas são positivas ou negativas para os seus diferentes públicos: colaboradores, fornecedores, sociedade, governo, parceiros, etc.

Podemos dizer que a Magalu é uma empresa familiar, hoje ela se econtra na terceira geração da família em termo de sucessão. Mesmo antes de se tornar uma empresa de capital aberto a mesma já adotava as boas práticas de governança indicada pelo IBGC. Sendo assim, podemos afirmar que a organização mostra de forma clara que mantem os princípios da governança corporativa, fazendo com que seus valores estejam cada vez mais presentes na empresa devido a forte presença familiar em sua estrutura. Sendo assim podemos dizer que ela tem uma preocupação maior com o fator humano, sendo um dos seus principais valores : contar com gente que goste da gente. Depois de ter criado dgital influencer Lu, a empresa conseguiu se aproximar ainda mais de seus clientes, pois além de responder a dúvidas e falar sobre tecnologia, a Lu tem assuntos de importância social de grande relevância. A empresa também foi destaque como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil em 2003, sendo a primeira do mundo no setor do varejo a receber tal reconhecimento, pois a Magalu tem como premissa deixar o cliente feliz, desde de que o funcionário também esteja feliz.

Outra premissa da Magalu é na valorização das pessoas, promover esforços em torno de causa comuns e o investimento no cultivo da alma dos seus clientes além dos seus colaboradores. Pois ela acredita que sua existência se deve muito a sociedade. Tanto que criou o “ Jeito Luiza de ser” que está atrelada a diversidade de ações que visam promover benéficios para todos, sejam funcionários, clientes, fornecedores, meio ambiente sou sociedade conforme já mencionado.

Com respeito ao meio ambiente, embora ela não excerça atividade ao meio ambiente, a Magalu tem conciencia de que gera impactos indiretos, e portanto, tem buscanso desenvolver políticas e práticas de preservação e conscientização em relação aos recursos naturais. Por exemplo, há muitoa nos ela tem adotado lixeiras de coleta seletiva em seus escritórios e centro de distribuição, também tem desenvolvido campanhas de sensibilazação, como o projeto cuidar do ambiente.

4.  A preservação de interesses de pequenos investidores na sociedade empresária (caso existam, avalie diante da estrutura existente; caso não existam, avalie como isso poderia ser trabalhado pela sociedade)

Alguns pequenos investidores podem ser notados através do sistema Tag Along, esse site ajuda preservar os interesses dos acionistas minoritários de qualquer empresa acionista, caso haja mudança em seu controle, equilibrando forças entre seus sócios tantos os minoritários e majoritários. Em caso de venda do controle acionário de uma empresa, o Tag Along protege o menor investidor, tendo o compromisso de que a venda de suas ações a uma % específica do valor de mercado. Segue a listagem onde a empres é classificada.

[pic 5]

Como podemos observar a Magazine Luiza é uma sociedade do tipo ON que tem índice de governança corporativa no mercado IGC-NM com Tag Along de 100%. O que significa que o menor investidor tem garantia na venda de suas ações, a 100% do valor mercador. Neste caso este é um forte indicador de proteção aos acionistas menores.

5. O auxílio que pode ser apresentado pelo conselho de administração para a superação da crise

Em 2019 devido ao cenário de pandemia a Magalu sofreu um grande impacto na ecomia brasileira, com o isolamento social sendo imposto em todos os estados e o decreto do lockdown. Assim como todas as emrpesas ela precisou se ajustar ao novo normal. Segundo o portal G1, a indústria foi mais prejudicada, por que teve sua demanda reduzida com a paralisação da produção, em contrapartida o comércio eletrônico, teve altos recordes no faturamento além de aquisição de novos clientes no ambiente digital. Devido a essa situação o conselho administrativo resolveu implantar diversas inovações na área tecnológica e social.

Outra medida tomada para enfrentar a crise da COVID-19 foi priorizar a saúde de seus funcionários e família, preservando seus empregos e não inativando nenhuma opração. Como ela fez isso? Através da criação de um comitê de contigência para alinhar as medidas impostas pelo governo. Também houve a criação de uma plataforma on-line Parceiro Magalu, o que permitia que pequenas empresas e empreendedores individuais pudessem vender seus produtos, a Magalu também ofertou frete grátis nas compras de R$ 49,00 ou itens de higiene pessoal e produtos domésticos. Qual o resultado disso? Houve um grande crescimento de cadastros no Parceiro Magalu e o aumento do número de lojas que atendem no sistema ship store, onde o produto é entregue na loja mais próxima do cliente. Sendo assim fica claro que a diante de toda essa crise a Magalu manteve o foco em preservar a saúde, dos empregados e seus empregos. O que fez com que ela fosse reconhecida pela pesquisa Croma, a Magazine Luiza ficando em terceiro lugar, por ter anunciado iniciativas de expansão de revendedores, bem como doações de aparelhos respiratórios para hospitais públicos.

Ao meus ver a empresa fez o que era certo, e ainda ganhou visibilidade se tornando atraente para novos investidores , ao mesmo tempo que está cuidando da sociedade em geral .

Referências bibliográficas

https://www.magazineluiza.com.br/quem-somos/compromisso-com-a-sociedade/

https://exame.com/pme/e-commerce-bra sil-cresce-47-primeiro-semestre-alta-20-anos/.

www.linkedin.com/pulse/sucess%C3%A3o-exemplar-magazine-luiza-gustavo-sette-da-rocha/?originalSubdomain=pt

https://valorinveste.globo.com/mercados/renda-variavel/empresas/noticia/2020/11/03/com-a-palavramagazine-luiza-ri-conta-o-que-a-varejista-fez-para-se-tornar-estrela-na-bolsa.ghtml

 

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (591.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com