TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  19/11/2022  •  Tese  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Governança Corporativa

Módulo: 0822-2_1

Aluno:

Turma: 0822-2_1

Tarefa: Atividade Individual

Contexto atual da sociedade indicada

O Itaú Unibanco (ITUB4) é o maior banco privado da América Latina, sendo sediado em São Paulo e presente em 21 países, incluindo Estados Unidos, Suiça, Portugal, entre outros. Possui uma rede de mais de 5 mil agencias e 26 mil caixas eletrônicos estando presente em todos os Estados do país e com mais de 90 mil colaboradores e mais de 50 milhões de clientes no país e no exterior e reconhecido como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Trata-se de uma holding financeira controlada pela IUPAR, que é indiretamente controlada pelas famílias Souza Aranha e Moreira Salles, estando no Nível 2 de governança corporativa e possui tanto ações ordinárias quanto preferenciais e com ações listadas tanto na bolsa brasileira B3 quanto em Nova Iorque (NYSE) e com mais de 2 trilhões em ativos totais e 26,8 bilhões de lucro líquido e mais de 82 bilhões de reais adicionados à sociedade em 2021 sendo a marca mais valiosa do país, com valor de R$ 36,5 bilhões.

Atua também no setor de meios de pagamento, onde é dono da Rede, em seguros com a Porto Seguro e é central em um grande ecossistema de parcerias com diversas empresas que complementam e oferecem soluções para melhorar cada vez mais os serviços do banco.

O atual CEO da empresa é Milton Maluhy Filho e possui em seu conselho de administração pessoas com grande conhecimento e experiência no setor bancário como Roberto Egydio Setúbal e Pedro Moreira Salles.

Boas práticas de governança corporativa e obrigatoriedade de adoção dessas práticas por parte das sociedades empresárias

O Itau Unibanco possui uma estrutura robusta de Governança Corporativa, e tem como objetivo evitar conflitos de interesses entre os principais agentes da empresa: o Conselho de Administração, a própria Administração e a área executiva da empresa e os acionistas. Para isso, existem normais, regulamentos, políticas, comitês e informações públicas que possibilitam mostrar como o banco é gerido e como se consegue minimizar ao máximo esses conflitos de interesse.

Dentre as estruturas temos a IUPAR, o Conselho de Administração e o Comitê Executivo. A IUPAR compreende o controle familiar da empresa, com a visão de longo prazo garantindo a sustentabilidade da companhia; já o Conselho de Adimitração é formado por 11 pessoas eleitas na assembleia geral de acionistas e que são independentes em relação ao banco e que cuidam da estratégia que o Banco vai ter nos próximos anos. Finalmente, temos o Comitê Executivo que põe em prática dentro do banco as estratégias definidas pelo Conselho de Administração.

Além disso, por ser listado na NYSE, o banco tem que cumprir tanto as regras de governança do Brasil quanto dos Estados Unidos, cumprindo as políticas estabelecidas pelo regulador norte-americano. Observa-se também que o banco voluntariamente tem mais políticas, regulamentos e comitês que é exigido pois acredita que isto favorece a criação de valor para a empresa.

Impacto gerado na governança quando da presença da família no controle da companhia e como isso pode vir a ser trabalhado pela estrutura de governança na sociedade escolhida

A presença das famílias no controle da companhia fazendo parte de um dos pilares da Governança Corporativa é importante para garantir que não há conflito de interesse entre os demais envolvidos no controle da companhia e, sobretudo, garante a visão de longo prazo do negócio e propõe as mudanças organizacionais necessárias para tornar a empresa cada vez mais eficiente e competitiva no mercado. Ainda, segundo o IBGC, o Conselho de Familia ainda desempenha as seguintes atividades: Discutir e definir diretrizes, planos e políticas familiares; elaborar e atualizar o protocolo ou constituição familiar; mediar conflitos; contribuir para o planejamento da carreira dos membros da família dentro ou fora da empresa familiar; e organizar, preservar e divulgar a memória e o legado da família.

Preservação de interesses de pequenos investidores na sociedade empresária

Por estar no Nível 2 de Governança Corporativa, o Itaú Unibanco emite tanto ações preferenciais quanto ordinárias, ou seja, que garantem aos investidores preferencia no recebimento de dividendos, mas que tenham poder de voto em situações mais críticas, por exemplo, fusões e aquisições. Assim como ocorre no novo mercado, o nível 2 também prevê que no caso de venda de controle da empresa, os acionistas preferenciais e ordinários recebem o mesmo tratamento concedido ao acionista controlador, prevendo, portanto, do direito de “tag along” de 100% do preço pago pelas ações ordinárias do acionista controlador. O “tag along” é um mecanismo de proteção dos acionistas minoritários em caso de mudança no controle da companhia que obriga o comprador do controle a pagar o mesmo preço por todas as ações, independentemente da participação de cada acionista. Comparativamente com os segmentos Novo Mercado e Nível 2, o Nível 1 está sujeito a um conjunto de exigências relativamente menores, um exemplo de exigências comuns a todos os segmentos é que as empresas precisam divulgar informações adicionais às exigidas em lei, como um calendário anual de eventos corporativos. Além disso, elas têm também um compromisso de manter um free float mínimo de 25%, isto é, 25% das ações devem estar em circulação no mercado.

Auxílio apresentado pelo Conselho de Administração para a superação da crise

Para superar a crise do Covid, o Itau Unibanco criou o Instuto Todos pela Saúde (ITpS) em fevereiro de 2021 com o objetivo de apoiar a situação de vigilância em saúde no Brasil. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos e envolve órgãos importantes como a Fundação Itaú Saúde, a FIOCRUZ e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e é presidida pelo Dr. Paulo Chapchap. Além disso, foi doado mais de 1 bilhão de reais para auxiliar o combate à pandemia por meio da Fundação Itaú Social.

Em relação à operação, o Itau Unibanco exigiu o cumprimento de todos os protocolos de saúde dentro de suas propriedades, adotou horários diferenciados para idosos nas agências, assim como total apoio para colaboradores para quaisquer situações relacionadas aos sintomas da doença. Além disso, expandiu fortemente a oferta de autoatendimento via App evitando deslocamentos desnecessários e simplificou diversos processos como a contratação de um Financiamento Veicular que hoje pode ser realizado 100% por canais digitais.

Em relação ao crédito para Pessoa Física, houve a carência de 90 dias sem juros para pagamento de prestações de financiamento, assim como medidas para readequação de limites de crédito em função da nova realidade financeira de uma parte do portfolio de clientes.

Referências bibliográficas

https://www.itau.com.br/relacoes-com-investidores/itau-unibanco/governanca-corporativa/ Acessado em 08/10/2022 as 20:15

https://www.itau.com.br/relacoes-com-investidores/noticias/qual-e-a-importancia-de-uma-estrutura-de-governanca-corporativa/ Acessado em 08/10/2022 as 20:34

https://ibgc.org.br/blog/conselho-de-familia-a%C3%A7%C3%B5es-em-governanca Acessado em 08/10/2022 as 21:05  

https://www.itau.com.br/relacoes-com-investidores/noticias/todos-pela-saude-torna-se-instituto/ Acessado em 08/10/2022 as 21:36

https://exame.com/negocios/itau-unibanco-vai-doar-r-1-bilhao-para-combater-o-novo-coronavirus/ Acessado em 08/10/2022 as 22:15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (802.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com