TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  4/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Atividade individual        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Governança Corporativa

Módulo:

Aluno: Gabriela

Turma: 082022-2_4

Tarefa: Atividade Individual

Contexto atual da sociedade indicada

            A Natura&CO, também conhecido como Grupo Natura ou NTC03, é um grupo formado por 4 grandes marcas, são elas: Natura, The Body Shop, Aesop e a Avon, essa sendo a última a entrar no grupo, em 2020.

            Atualmente é a quarta maior empresa de beleza do mundo, com 35 mil colaboradores, atuante em 110 países, com milhares de consultoras e lojas/franquias ao redor do mundo.

            O grupo está presente em diversos projetos sociais e ambientais, e tem em sua estrutura o ESG, visando ter uma governança Ambiental, Social e Corporativa eficientes.

            De 2020 até primeiro trimestre de 2021, teve queda, assim como outras empresas, o fator é o mesmo: A COVID-19, porém conseguiu reverter o prejuízo em lucro, através de ações de Governaça Corporativa.

            O grupo se posicionou rapidamente logo no ínicio da pandemia, onde redirecionou 30% da sua produção, para itens considerados essenciais, e também se comprometeram na doação de milhares de sabonetes, álcool líquido e em gel e treinou suas consultoras (de forma online, garantindo segurança através do distanciamento social) em como fazer de forma eficaz os protocolos de higiene, para que essas repassassem aos seus clientes, gerando assim conscientização nos protocolos a serem seguidos visando segurança não só a si mesmo, mas para toda a sociedade. Fortaleceram a venda online, incluíndo mais recursos e maior facilidade para consumidores se tornarem consultores.

            Também criaram a iniciativa “Tempo de Cuidar” onde ofereceram a todos os colaboradores (diretos e indiretos, como no caso dos franqueados e consultores), recursos como acesso a telemedicina, psicólogos, entre outros.

            Ações como essas, foram extremamente importantes e assertivas, e isso é resultado da Governança Corporativa implantada de forma muito eficaz no grupo, que ao meu ver, garantiu uma menor queda nos números da empresa durante os 2 anos de pandemia.

Boas práticas de governança corporativa e obrigatoriedade de adoção dessas práticas por parte das sociedades empresárias

            É extremamente importante para as empresas, aplicarem de forma real e prática e não apenas a teoria a Governança Corporativa. A comunicação e transparência dos administradores com todas as áreas do grupo, e seus colaboradores diretos e indiretos é essencial.

            O grupo Natura&Co, durante a pandemia, reforçou suas ações visando a equidade no tratamento de todos os participantes do grupo, a iniciativa “Tempo de Cuidar”, a facilidade na prática de venda online e no cadastramento de novos consultores, o lançamento do site de Relação com os Investidores, o que aumentou em 37% o número de acionistas, e principalmente a transparência com todos os membros diretos e indiretos foi muito assertiva, o grupo tem sido muito eficiente nas suas ações, resultado da boa governança corporativa.

            Conforme publicado no Relatório Anual de 2021 pela Natura&CO, atualmente o grupo tem 86% do cumprimento total ao Código Brasileiro de Governança Corporativa, e tem visado aumentar cada vez mais.

 Impacto gerado na governança quando da presença da família no controle da companhia e como isso pode vir a ser trabalhado pela estrutura de governança na sociedade escolhida

            A Natura&Co, tem em sua estrutura de Governança Corporativa as boas práticas muito bem implantadas, tem sido administrada pelo Conselho de Administração e a Diretoria Estatutária, eleitos por Assembleia Geral, e está estabelecido em estatuto que pelo menos um terço dos membros do Conselho deverão ser independentes, o que é aplicado, pois atualmente 62% são independentes, ou seja, não há presença da família no controle da companhia, justamente por se tratar de um grupo que se formou através de 4 grandes empresas, e a diretoria dessas empresas permanecem presentes e com voz ativa nas tomadas de decisões do grupo.

            Abaixo está a estrutura de Governança Corporativa do grupo Natura&Co:

Figura 1 – Estrutura Governança Corporativa

[pic 3]

Fonte: Natura&Co, 2022.

            Quando há presença familiar no controle da companhia, o caráter emocional pode interferir de forma gradativa e intensa nas decisões a serem tomadas, o que irão gerar consequências extremamente negativas. No caso do grupo Natura&Co, por ter membros no Conselho capacitados e eleitos, com maior parte sendo independente, as tomadas de decisões são basedas no caráter racional, sendo mais assertiva na busca dos resultados almejados.

Preservação de interesses de pequenos investidores na sociedade empresária

            Para a Natura&Co, pequenos investidores são vistos como parceiros, tendo uma composição acionária bem diversificada. Em 2021, houve o lançamento de um novo site de Relações com Investidores para melhorar a comunicação e transparência com investidores. No último relatório anual divulgado pelo grupo - 2021, as ações em circulação eram de 60,86% do total de ações, onde houve um aumento de 37% no número de acionistas, impulsionado principalmente pelo crescimento de investidores pessoas físicas, chegando a 68.000 pequenos investidores atuantes no grupo.

Auxílio apresentado pelo Conselho de Administração para a superação da crise

            O Conselho de Administração apresentou alguns auxílios para superar a crise causada pela COVID-19, que além de atingir a saúde pública, mas também a economia, entre eles, destacam-se:

  • Redirecionamento de 30% da sua produção, para itens considerados essenciais;
  • Doação de 10 milhões de unidades de sabonetes, álcool líquido e em gel;
  • Treinamento online dos consultores e franqueados dos protocolos de higiene;
  • Fortalecimento da venda online, incluíndo mais recursos e maior facilidade para consumidores se tornarem consultores;
  • Projeto “Tempo de Cuidar”, onde foi disponibilizado os colaboradores diretos e indiretos acesso a telemedicina, psicólogos, entre outros;
  • Lançamento de um novo site de Relações com Investidores para melhorar a comunicação e transparência com investidores
  • Doação de 20% dos salários dos líderes serniores, para assegurar emprego e segurança aos colaboradores.

Referências bibliográficas

NATURA&CO HOLDING S.A.. Ações B3. Disponível em: <https://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/empresas-listadas.htm> Acesso em 05 de setemebro de 2022.

QUEM SOMOS. Natura & CO. Disponível em: <https://www.naturaeco.com/pt-br/grupo/quem-somos/> Acesso em 05 de setemebro de 2022.

GOVERNANÇA CORPORATIVA. Estrutura Natura & CO. Disponível em: <https://ri.naturaeco.com/a-natura-co/o-grupo/g-governanca-corporativa/> Acesso em 05 de setemebro de 2022.

GRUPO NATURA NTCO3. Conheça a quarta maior empresa de beleza do mundo. Disponível em: <https://euqueroinvestir.com/grupo-natura-ntco3-quarta-empresae-beleza-mundo> Acesso em 05 de setemebro de 2022.

TEMPO DE CUIDAR. Covid-19 - Natura & CO. Disponível em: <https://www.naturaeco.com/pt-br/covid-19/> Acesso em 05 de setemebro de 2022.

GOVERNANÇA CORPORATIVA TEM PAPEL FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE CRISE.  FGV. Disponível em: <https://portal.fgv.br/noticias/governanca-corporativa-tem-papel-fundamental-tempos-crise-destaca-especialista> Acesso em 05 de setemebro de 2022.

RELATÓRIO ANUAL 2021. Natura & CO. Disponível em: <https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/67c3b7d4-64ea-4c2f-b380-6596a2ac2fbf/8af17a31-2f9f-56d6-aaa2-5b297c97512d?origin=1> Acesso em 05 de setemebro de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (298.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com