TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa

Por:   •  30/11/2023  •  Resenha  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 7

GOVERNANÇA CORPORATIVA NA EMPRESA KLABIN S/A

Estudante:

Disciplina: Governança Corporativa

Turma:

1. Contexto

Atualmente a empresa Klabin está listado no segmento nível 2 de governança corporative da B3, grupo de empresas que possuem condutas que se destacam em relação a governaça corporativa. Possui mais de 500 mil investidores.

A Klabin integra a carteira do índice mundial de sustentabilidade Dow Jones, por três anos consecutivos. Única empresa brasileira do segmento presente. Também faz parte do índice de sustentabilidade empresarial (ISE) da B3. Além de ser aderente ao código Abrasca de autoregularção e boas práticas das Companhias Abertas.

Gera incentivo aos investidores que sejam ativos e participativos na gestão da empresa, participando das assembleia geral e deliberando a respeito da escolha do conselho. Seguindo conforme o Código de Governança Corporativa (2016) somente a convocação seguindo as formas legais, pode não gerar o engajamento necessário para a votação de escolha do conselho, sendo assim a companhia, deve se posicionar de forma aberta para um maior esclarecimento aos acionistas.

Possui práticas bem definidas de ESG, transmitindo essas informações de forma clara e objetiva ao mercado. Esses fatores são de grande relevância para enfrentamento de momentos de dificuldade, visto o valor que a empresa gera ao seus acionistas, credibilidade e segurança.

Sua estrutura é composta por ações ordinárias e patrimoniais. Atualmente duas empresas de participações são detentoras da maioria das ações ordinários e dessa forma, possuem o seu controle. Trata-se da Klabin Irmãoes S.A e Niblak participações, composto por familiares dos fundadores da companhia, acontecido há mais de um século.

O maior volume de negociação que a empresa possui é através das chamadas “Units” compostas por 1 ação ordinária e 4 preferenciais. Com isso, o pequeno acionista possui a boa liquidez do papel e direitos políticos e patrimoniais da empresa.

2. Boas práticas

Para que haja maior coerência na gestão dos negócios e garantir a perenidade da empresa existe um acordo entre os acionistas da Klabin irmão S/A e Niblak Participações S.A, para que não seja vinculado os votos do conselho fiscal e da diretoria da emrpesa, prevendo que os conselheiros da Kalbin S.A votem conforme deliberação do conselho de administração.

Em negociações de venda do controle da sociedade o acionista minoritário é protegido de forma legal, sendo assim, toda transação de que busque o controle da sociedade deve ser seguido de uma oferta pública de ações a todos os acionistas pelo mesmo preço e condições realizadas ao acionista vendedor. Garantindo assim o tratamento justo e igual a todos os acionista da companhia.

Não sendo suficiente para que ocorra um tratamento justo ao acionista minoritarios apenas o cumprimento da legalidade, como recomendação e fortalecido no Código Brasileiro de Governaça Corporativa (2016) o conselho de admnistração deverá, em caso de uma OPA, apresentar o seu parecer contendo as informações de maior relevância e a sua opnião para aceitação da oferta mediante valor da companhia, sendo este ato, previsto em estatuto social.

Com relação a dividendos, possui política claro e transparente de distribuição dos resultados, gerando valores iguais para ações ordinárias e preferências.

Através do canal Klabin Invest, comunica aos acionistas e público em geral, informações do desempenho dos resultados, práticas de sustentabilidade adotas pela companhia, deliberações referente inovação e demais assuntos de interesse do mercado.

3. Impacto na governança

A Klabin S/A é um empresa familiar, onde, o controle da sociedade é exercido por membros da família, porém para que esse fator não gere prejuízos a perenidade da companhia, são adotadas práticas de governa corporativa para que a estrutura represente o interesse de todos os acionistas, incluindo os minoritários e esteja voltado ao desenvolvimento do negócios, evitando conflitos de interesse dos familiares envolvidos.

O conselho de administração da Klabin S/A que possui 14 membros efetivos, que foram eleitos em Assembléia Geral, para mandato de um ano, com direito a reeleição, possui 6 membros independentes. Todos os membros possuem formação formação acadêmica e experiência profissional que foram responsáveis por gerar competência técnica do setor de atuação da companhia, garantindo assim a seu alinhamento a aos valores da empresa.

Conforme apresentado por Raso e Brasa (2016) referente a composição de um conselho de administração de alta performance os conselheiros devem possuir conhecimento e habilidades diversificadas que se complementam para as tomadas de decisão, sendo essencial para o ciclo da estratégia.

Com essa prática a Klabin S/A apresenta aderência ao Regulamento de Nível 2 da B3, onde define que o conselho de administração deve ser composto por no mínimo 20% de conselheiros idenpendentes.

A empresa ainda conta com conselho fiscal, formado por 5 membros, eleitos em Assembleia Geral. O comitê de assessoramento é formado por grupo de 3 a 5 membros, sendo externos aos grupo de controle, não participam do conselho de administração, porém são eleitos por ele. O comitê de assessoramento é dividido em: comitê de pessoas, comitê de sustentabilidade e comitê de auditoria e partes relacionadas, em todos comitês possui a presença de membros indenpendentes.

Com essas práticas a Klabin S/A garante que os interesses dos acionistas minoritários seja preservados e a gestão esteja envolvida em gerar valor a companhia para longo prazo, respeitando seus valores e evitando que interesses de partes menores que estão na gestão sejam privilegiadas.

Para continuar aprimorando a sua governaça e reduza a interferência de familiares na gestão da empresa, sugere-se que a companhia estabeleça em estatuto social que o conselho seja composto por uma quantidade maior de membros externos, com a quantidade mínima de representantes independentes sendo de um terço do total do conselho, divulgando a publico interessado, quem são os membros e justificando possíveis situações que possam gerar questionamentos referente a sua independência.

4. Preservação de interesses

A empresa Klabin S/A, consta em suas práticas de governaça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com