TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa surge nas organizações devido a uma série de fatores externos que pressionaram o mundo corporativo

Por:   •  6/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.925 Palavras (8 Páginas)  •  2.614 Visualizações

Página 1 de 8

A Governança Corporativa surge nas organizações devido a uma série de fatores externos que pressionaram o mundo corporativo. Dentre estes fatores, os mais importantes que podemos citar são:

A- a formação do sistema capitalista, a evolução do mundo corporativo e o desenvolvimento da ciência da administração

Em relação à Governança Corporativa, podemos afirmar que:

I - é o sistema pelo qual as sociedades empresariais são dirigidas e controladas pelo(s) acionista(s).

II - é o sistema pelo qual os acionistas são controlados pelas autoridades fiscais do Governo.

III- fornece menos autonomia para gestão, ao mesmo tempo em que cria mecanismos para reduzir o risco de apropriação indevida do valor agregado pelos gestores e pela corporação.

IV - fornece mais autonomia para gestão, ao mesmo tempo em que cria mecanismos para aumentar o risco de apropriação indevida do valor agregado pelos gestores e pela corporação.

Entre as afirmativas acima, está (ão) correta (s):

D- Somente a afirmativa I está correta

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que desenvolveu uma lista de Princípios da Governança e que teve sua origem com o estabelecimento da Organização para a Cooperação Econômica Européia, tem vários países membros que se unem com os objetivos de:

B- apoiar o crescimento econômico, buscando parâmetros para o crescimento do nível de emprego, o desenvolvimento do nível de vida e a estabilidade financeira entre os seus membros.

Desenvolveu uma lista de princípios de governança corporativa e promove periodicamente, em diversos países, mesas de discussão e avaliação dessas práticas:

D- OCDE

A Governança Corporativa, para a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) está baseada em alguns princípios. Podemos citar com alguns destes princípios:

C- a proteção a todos os acionistas, a responsabilidade do Conselho de Administração e o desenvolvimento do mercado de capitais e das nações.

Relatório divulgado em 1992 teve seu foco nos aspectos financeiros da governança corporativa, trazendo questões chaves, tais como: responsabilidade de conselheiros e executivos-chefe, análise do desempenho e informações para acionistas, frequência e clareza nas prestações de contas, e considerado como um dos tripés que originou a Governança Corporativa:

B- Relatório Cadbury

A lei aprovada no congresso dos Estados Unidos, promovendo ampla regulação nos procedimentos e controle de administração de empresas, órgãos reguladores, comitês de auditoria e empresas de auditoria independente é a chamada:

A- Lei SOX – Sarbanes-Oaxley 

Sobre a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, podemos afirmar que:

I - possui países membros que se unem para objetivos de apoiar o crescimento econômico, buscando parâmetros para o crescimento do nível de emprego, o desenvolvimento do nível de vida e a estabilidade financeira entre os seus membros.

II - OCDE tem pleno interesse pelas boas práticas de governança corporativa, entendendo-as como elos entre os objetivos de desenvolvimento dos mercados, das corporações e das nações.

III – é um dos seis órgãos pertencentes à ONU – Organização das Nações Unidas – e tem como principal foco o desenvolvimento econômico e a elaboração de princípios de governança corporativa.

É correto afirmar que:

B- As alternativas I e II estão corretas.

A BMF&BOVESPA. companhia que administra mercados organizados de títulos, valores mobiliários e contratos derivativos, além de prestar serviços de registro, compensação e liquidação, atuando, principalmente, como contraparte central garantidora da liquidação financeira das operações realizadas em seus ambientes, criou os segmentos especiais de listagem, uma vez que existem diferenças significativas entre as empresas que estão listadas na Bolsa de Valores. Dentre estes segmentos, podemos encontrar:

D- Velho Mercado, Tradicional e Nível 1.

Destes os segmentos especiais de listagem criados pela BMF&BOVESPA, podemos destacar o “Novo Mercado”. Lançado em 2000, este modelo “estabeleceu desde sua criação um padrão de governança corporativa altamente diferenciado”, sendo, atualmente, “o padrão de transparência e governança exigido pelos investidores para as novas aberturas de capital”. Segundo informações disponíveis na BMF&BOVESPA, algumas das principais regras do segmento “Novo Mercado” são:

I - O capital deve ser composto exclusivamente por ações preferenciais com direito aos dividendos; 

II - O Conselho de Administração deve ser composto por no mínimo cinco membros, sendo 20% dos conselheiros independentes e o mandato máximo de dois anos; 

III - A empresa deverá disponibilizar relatórios financeiros anuais em um padrão internacionalmente aceito; 

É correto afirmar que:

C- As alternativas II e III estão corretas.

A Governança Corporativa já está estabelecida em várias empresas ao redor do mundo, sendo que alguns países têm suas próprias regras e características, criando um modelo de Governança. O modelo fortemente orientado para o mercado com forte proteção legal aos minoritários e com fonte no Direito Comum e o instituto legal conhecido como Combined Code é o:

A- Modelo Britânico.

O modelo de Governança conhecido como stakeholders oriented é o modelo:

C- Alemão.

A Governança Corporativa já está estabelecida em várias empresas ao redor do mundo, sendo que alguns países têm suas próprias regras e características, criando um modelo de Governança. O modelo onde a regulação dos mercados está sob jurisdição de órgãos provinciais para que as empresas listadas na bolsa de valores do país sigam suas orientações e regulamentos é o:

E- Modelo Canadense.

A Governança Corporativa no Brasil é diretamente influenciada por forças externas e internas que acabam por interferir nas companhias e nos modelos de gestão praticados por estas. Dentre as forças externas, podemos citar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (115.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com