TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Governança Corporativa Módulo

Por:   •  23/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 7

Matriz de análise

Disciplina: Governança Corporativa Módulo: 1 ao 4

Aluno: Turma:

Tarefa: A demanda para essa atividade individual prevê que você deverá ter a capacidade de discorrer sobre o conteúdo que foi explorado na disciplina

1. Narrativa sobre como as estratégias organizacionais devem levar em conta os princípios da governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa

A minha visão é que as companhias deveriam levar em conta os princípios de governança corporativa quando montam as suas estratégias organizacionais, uma vez que se a empresa seguir os pilares da governança corporativa a mesma terá uma preocupação global com as finanças, os stakeholders e com o ambiente social.

É possível afirmar que uma empresa que busca o alinhamento com as diretrizes de transparência, equidade e prestação de contas e responsabilidade corporativa traz em sua raiz, todos os elementos para uma boa gestão e sustentabilidade com segurança para quem investe e para quem colabora diretamente ou indiretamente para a mesma, além disso, a transparência e a hígida aplicação dos recursos financeiros remetem à um bom desempenho da empresa e ainda contribuem para a sociedade e o meio ambiente. Logo se a estratégia da empresa levar em conta todos esses aspectos, pode não ser a garantia, mas podemos afirmar que é um caminho que sugere um funcionamento adequado e saudável da empresa.

Segundo Siffert (1998) a governança corporativa é um sistema de controle estabelecido pelos acionistas, logo a administração segue a diretriz para a movimentação financeira adotada pelo proprietário; já Carvalhal (2006) visa princípios e práticas que minimizem os conflitos de interesse entre os colaboradores da tal forma que tal prática reduziria o custo de capital, otimizando ou melhorando o valor da empresa, com consequente retorno aos acionistas. Já a (CVM) Comissão de Valores Mobiliários entende como um conjunto de práticas que visa o aperfeiçoamento e desempenho da empresa, com proteção à todos interessados tais como, empregados, proprietários, credores; com facilitação ao acesso do capital. O (IBGC) Instituto Brasileiro de Governança Corporativa traz em sua definição um conceito mais amplo, que traz o envolvimento mutuo de proprietários, conselheiros de administração, diretores, conselheiros, os mesmos monitoram e incentivam o desenvolvimento da mesma, com recomendações claras e objetivas, de tal forma que alcance a preservação da organização e aumente seu valor, facilitando o acesso ao capital podendo assim aumentar seu tempo de vida.

2. Argumentação que explique por que as organizações devem levar em consideração não apenas os aspectos financeiros mas também as três dimensões da sustentabilidade (econômica, social e ambiental) de forma sistêmica

Há diversos pontos que explicam o porquê de as organizações levarem em conta os aspectos supracitado, entre eles:

• Uma empresa que realiza ações sustentáveis que visam o interesse de um todo e não somente dos lucros da organização, trazem um valor de aceitação da empresa para a sociedade e por sua vez pode trazer impactos positivos em seus resultados, o produto ou serviço de tal empresa pode ter uma melhor aceitação no mercado, o cliente entende que a mesma não é somente uma empresa que busca lucros, mas que compartilha seus ganhos com a sociedade isso impacta de forma positiva a imagem da empresa.

• Ações da empresa relacionadas ao meio ambiente valorizam a mesma do ponto de vista comercial e na bolsa de valores, abordagem ou políticas que visam a contribuição ao meio ambiente são valorizadas no mercado, trazendo uma boa aceitação ao mesmo. Empresas que "ignoram" o meio ambiente pode indicar que estão em direção oposta ao mundo sustentável e que podem estar impactando negativamente não somente para o meio ambiente, mas também para o ponto de vista social e econômico, isso além de não contribuir para a imagem da empresa pode trazer riscos inerentes à atividades ilegais ou não sustentáveis, por exemplo uma empresa que utiliza madeira como matéria prima para seu produto necessita saber a origem da mesma e o impacto que o processo fabril impacta na natureza e também por quanto tempo esse produto será fabricado, haja visto que a matéria prima utilizada é findável, logo podemos observar que há uma importância do ponto vista econômico e do meio ambiente que não deveriam ser negligenciados, ainda citando o mesmo exemplo a forma da extração dessa madeira e condições de trabalho devem ser uma atenção dada pela empresa.

• Os custos das empresas tendem a reduzir por meio de ações sustentáveis, por exemplo, a reutilização de água, ou o incentivo ao transporte alternativo como bicicletas por exemplo, o primeiro por sua vez traz uma redução do custo da água além de contribuir com o meio ambiente, o segundo traz a melhora da saúde do funcionário pela prática de uma atividade física e a melhora ao meio ambiente pela redução de emissão de gases poluentes, com consequente favorecimento à sociedade como um todo.

De uma forma geral empresas que se preocupam com os aspectos sociais, ambientais econômico são bem avaliadas por seus colaboradores, não é incomum a busca por colocações em tais empresas, logo hipoteticamente os melhores profissionais estão empregadas nelas, adicionalmente as empresas que praticam tais ações em suas políticas alcança a satisfação de seus colaboradores.

Apesar de todos os aspectos aqui mencionados e benefícios das ações sustentáveis junto às empresas e também apontado pela revista exame, 13% das empresas divulgaram seus relatórios de sustentabilidade e das 443 empresas que estão na lista, 60 declararam que fazem o relatório usando os critérios do levantamento ODS (Objetivos Desenvolvimento Sustentável) das diversas empresas muitas relatam que estão avaliando a adoção de critérios de sustentabilidade, outras dizem não fazer parte de suas prioridades e outros ainda que os custos para a adoção são altos, e algumas citam que desconhecem os critérios. Ou seja, é notório que muito ainda há para a evolução das práticas empresariais às aplicações das ações sustentáveis.

3. Amarração sobre como a governança corporativa e a sustentabilidade geram legitimidade (aceitação/justificação) e atratividade para a organização

A Governança Corporativa como já mencionado anteriormente visa entre outros, uma adequada alocação dos recursos, que minimizem os conflitos de interesse e que tragam sustentabilidade e valor à empresa;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com