TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HIGIENE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Por:   •  17/2/2018  •  Artigo  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 8

HIGIENE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Valéria Maciel Fernandes

valeriafernandes1998@gmail.com

Gestão Estratégica de Pessoas- Janice Steffen  

RESUMO 

        O presente artigo discorre sobre a higiene, segurança e ainda da qualidade de vida no trabalho. As pessoas passam praticamente a maior parte do seu tempo no local de trabalho. A higiene relaciona- se com as condições ambientais de trabalho que propicia a saúde física e mental das pessoas. A segurança no trabalho envolve prevenção de acidente, de incêndios, doenças profissionais e ainda os acidentes de trabalho que acontece podem provocar prejuízos as pessoas e a empresa, em todos os sentidos, sejam eles financeiro, sociais, ou custos humanos. A qualidade de vida no trabalho é um assunto novo dentro de uma organização e que merece todo cuidado.

        Palavras-chave: 1. Higiene 2 Segurança do trabalho. 3 Qualidade de vida.

        1. INTRODUÇÃO

        O tema escolhido higiene, segurança e qualidade de vida no trabalho tem como objetivo descrever um pouco de cada conceito sobre os mesmo.

        A realização profissional e pessoal encontra-se na QVT, é favorecida pelas condições de segurança e higiene, é fundamental para o seu desenvolvimento.

        A condições de segurança e higiene constituem o fundamento de qualquer programa de prevenção de risco de acidentes na empresa, assim aumentando a competitividade e lucratividade e  consequentemente diminuirá os acidentes de trabalho.

.

        2. HIGIENE DO TRABALHO

        A higiene no trabalho são normas e procedimentos para proteger a integridade física e mental do colaborador, preservando riscos de saúde a tarefas da função e ao ambiente onde são executadas. Tem objetivo de prevenção e promover a saúde e o conforto dos colaboradores, evitando assim que o funcionário adoeça e falte no trabalho. Estuda o controle das condições de trabalho.  

        Para (Souza et al., 2012). Os esforços nesta área buscam o reconhecimento, a avaliação e o controle dos riscos à saúde dos empregados, visando a prevenção das doenças ocupacionais, ou seja, aquelas relacionadas à profissão. Seus principais objetivos são:

  • Eliminar ou minimizar os fatores que propiciam o surgimento das doenças profissionais.  
  • Reduzir os efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho.  
  • Prevenir o agravamento de doenças, lesões ou deficiências apresentadas pelos empregados.
  •  Favorecer a execução da Produtividade.

        Chiavenato (1998. p.471) conclui que “um ambiente de trabalho agradável facilita o relacionamento interpessoal e melhora a produtividade, e reduz acidentes, doenças. Fazer um ambiente o local agradável para se trabalhar tornou-se uma verdadeira obsessão para as empresas bem sucedidas.”

        

        

        3. SEGURANÇA DO TRABALHO

        A segurança no trabalho entende-se como um grupo de medidas tomadas visando diminuir os acidentes que ocorrem no trabalho,ou seja a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, que deve-se ter o maior cuidado para proteger a capacidade de trabalho do trabalhador. Seu objetivo principal é a eliminação das condições inseguras do ambiente e o convencimento dos trabalhadores para que adotem práticas preventivas.

        Os acidentes de trabalho são inevitável se não for usados os métodos certos de segurança do trabalho, é de suma importância que toda a organização tenha uma equipe formada em segurança do trabalho, os acidentes podem acontecer quando o menos esperados, provando lesões corporais ou perturbação funcional, assim podendo levar a morte o funcionário. Todas as empresas devem adotar um modo certo de trabalho que proteja seus colaboradores.

        Chiavenato (1999 p.485) diz que “ se as organizações buscam eficiência, eficacia e lucros, elas precisam estar disposta a investir dinheiro para criar condições que excedam as condições exigidas por lei, ainda diz que a falta de investimento em segurança custa muito mais caro.”         

        Quando se trata em segurança de trabalho, é um assunto importante, pois falamos sobre a segurança de milhares de trabalhadores que muitas vezes correm algum risco e não sabem, então é de muita importância que as empresas adotem medidas certas e invistam em segurança e treinamentos de seus colaboradores, pois não estão somente protegendo os trabalhadores das causas de acidentes, e juntamente  nome da empresa.

        

        4. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

        A qualidade de vida no trabalho foi cunhado por Louis Davis na década de 1970 quando desenvolvia o projeto sobre desempenho de cargos. Segundo Davis (1999) conceitua QVT como: refere-se a preocupação com o bem estar geral e a saúde dos colaboradores no desempenho de suas atividades.

        As pessoas passam grande parte de seu tempo no local de seu trabalho e para que tudo possa ocorrer de forma satisfatória, a mesma tem de se sentir bem com a função que desempenha e com o local que se trabalha, o que pode envolver diversos fatores, dentre os principais, a existência de uma boa qualidade de vida.

        Para Chiavenato (1999), a qualidade de vida envolve os aspectos físicos do local de trabalho e os aspectos psicológicos, onde de um lado está o trabalhador que reivindica por questões de bem estar e satisfação e de outro, a empresa que procura produtividade com qualidade, ou seja para garantir a qualidade de vida no trabalho, a empresa não deve se preocupar somente com o ambiente físico da organização, mas com os aspectos psicológicos e físicos dos seus funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com