TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História das Coisas

Por:   •  19/10/2017  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno:

                                      A História das Coisas

No vídeo A História das Coisas, é possível compreender de maneira objetiva todos os caminhos que percorrem os bens que consumimos durante nossas vidas. O autor deixa claro que nosso modelo de consumo visa à busca incessante por novos bens de matérias, ocasionado por um leque de meios que fazem com que os consumidores sempre se sintam com necessidades de consumir mais. Diante deste consumismo desenfreado, o documentário nos mostra a forma irresponsável que estão sendo obtidos os recursos naturais, colocando em risco a extinção de varias matérias-primas e também do futuro da nossa população.

Através de um modo de produção linear, as indústrias conseguiram manipular a seu favor todas as etapas de fabricação dos produtos, desde a extração de recursos naturais, devolvendo os mesmos em forma de produtos tóxicos na natureza, a mão de obra exploratória em diversas partes do mundo, expondo os trabalhadores à áreas químicas, remunerando-os com baixíssimos salários. Tudo isso para conseguir exteriorizar o custo dos produtos, tornando os mesmos descartáveis fazendo com que o ciclo do consumo aumente cada vez mais, onde somente uma pequena fatia da sociedade acaba se beneficiando.

No documentário ainda se observa que o atual sistema produtivo dos bens matérias é diretamente voltado para produtos de fácil descarte, ocasionando assim a obsolescência planejada, onde os produtos são desenvolvidos para ter um tempo de vida muito curto, o que força o consumidor a comprar o mesmo produto repetitivamente, e também à obsolescência percebida, onde o meio consumista induz o consumidor que o seu produto mesmo estando em ideais condições de uso já não tem valor algum, gerando assim uma necessidade de compra do produto ideal.

Outra grande preocupação é o descarte dos lixos da produção destas indústrias e também dos produtos finais por parte da população, aonde vimos que grande parte deste lixo vai para o processo de incineração acarretando assim na criação da dioxina, considerado o pior toxico produzido pelo homem.

É possível concluir com o documentário A Historia das Coisas, que é preciso mudar profundamente o meio de produção/consumo atual, pois da maneira como a mídia e as industrias de consumo estão tratando este assunto, o futuro do nosso planeta estará correndo um enorme risco de se tornar insustentável. Esta mudança passa pelo pensamento humano, onde a partir do momento que nós, consumidores, apoiarmos um mercado de consumo integrado, holístico e não linear, as mudanças com certeza irão surtir um efeito positivo para toda a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com