TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e origem da Coca-Cola

Por:   •  25/3/2024  •  Projeto de pesquisa  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  15 Visualizações

Página 1 de 5

A história e origem da Coca-Cola

O criador da Coca-Cola foi o farmacêutico John Permberton, que tinha a intenção, na verdade, de formular uma espécie de xarope, que ajudava as pessoas a resolverem problemas de digestão, dores de cabeça entre outros problemas. sendo, inicialmente uma mistura de folhas de coca, grãos de noz-de-cola e álcool.[5]  dai, veio o nome, Coca-Cola.

o primeiro lugar onde ela foi comercializada, foi na farmácia Jacobs, por um valor bem baixo no período: apenas 5 cêntimos cada copo. Na época, eram vendidos somente nove copos por dia.

John logo se deu conta do que tinha em suas mãos, contou com a ajuda de seu contador, Frank Robinson, para idealizar a marca e criar o seu primeiro logotipo, que daria, então, vida à Coca-Cola.

No entanto, em1888, dois anos após a criação da bebida, Pemberton enfrentava problemas de saúde e também financeiros, o que o obrigou a vender a sua fórmula por um total US$ 1.750,00. Neste mesmo ano, sua situação se agravou e ele veio a falecer, sem ter a oportunidade de ver o que a sua invenção se tornaria ao longo dos séculos.

Ainda em 1888, Frank Robinson, que passou a se tornar o detentor da marca naquele momento, procurou o empresário e também farmacêutico Asa Griggs Candler, para oferecer a fórmula da bebida. O interesse foi despertado e ele e acabou comprando a fórmula por US$ 2.300 dólares.

Assim, a The Coca-Cola Compay foi fundada, no ano de 1891, tendo à sua frente o farmacêutico Asa Candler, seu irmão o contador, Frank Robinson.


FORTALEZA

LOGÍSTICA

Agilidade em matéria prima, transporte e entrega

MARCAS GLOBAIS

Destaque a presença global da Coca-Cola, com operações em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo.

MARKETING

A Coca-Cola é conhecida por suas campanhas de marketing inovadoras e impactantes. A empresa investe pesadamente em publicidade em vários meios, incluindo televisão, mídia digital, mídias sociais e patrocínios de eventos, o que ajuda a manter sua marca na mente dos consumidores. Exemplo: como datas comemorativas, como natal entre outros.

PRODUTIVIDADE

120 bilhões de garrafas plásticas anualmente

1,7 por dia

19,675 por segundo

A Coca-Cola possui uma vasta rede de distribuição global, o que lhe permite alcançar uma ampla base de consumidores em todo o mundo. Sua presença em praticamente todos os países e sua capacidade de distribuir seus produtos em uma ampla variedade de locais, desde supermercados até pequenas lojas de conveniência, contribuem para sua liderança de mercado.

FRAQUEZAS

RECURSOS HUMANOS: A coca cola utiliza muita água, tanto para a produção como para lavar as embalagens retornáveis, isso pode acabar gerando diversos problemas entre eles, impactos nas comunidades onde a empresa atua.

PRODUTIVIDADE TERCERIZADA (EMBALAGEM): A coca cola utiliza uma empresa terceirizada para a fabricação de suas embalagens, porém se acontecer algo com essa empresa, como não entregar na qualidade ideal ou não conseguir matéria prima suficiente para a produção.

DIFICULDADE EM PRODUÇÂO DE PRODUTOS + SAUDAVEIS: Atualmente alguns jovens estão preferindo bebidas naturais. Portanto a coca está tentando deixar algumas bebidas "mais saudáveis", porém existem diversas dificuldades como: Formulação de sabor, equilíbrio nutricional, aceitação do consumidor, marketing, cadeia de suprimentos, concorrência no mercado, regulações e normativas, mudança de imagem da marca e pesquisa e desenvolvimento, entre outros fatores que não permite a criação de um refrigerante 100% saudável.

ALTO INVESTIMENTO DE CAPITAL PARA PRODUÇÂO: Investir altos valores de capital pode trazer benefícios, porém também apresentam grandes desafios como:

Riscos financeiros: investir uma grande quantia de capital pode trazer resultados negativos.

Dependência de tecnologia: deixa a empresa dependente de tecnologia exigindo atualizações e investimentos contínuos.

Financiamento e endividamento: Altos investimentos muitas vezes pode gerar pressões financeiras excessivas. ENTRE OUTROS.

OPORTUNIDADES

DIVERSIDADES

A marca Coca- cola possui mais de 200 produtos disponíveis para vendas.

Refrigerantes, Cervejas, destilados, doces e até mesmo amaciante de roupas. Produtos muito acessíveis, qualquer comercio desde grande até pequeno possui pelo menos 1 produto da marca.

Outro ponto é o tamanho das embalagens que vai de tamanho família até para o consumo individual.

Tornou o produto prático para correria do dia - dia.

Com a grande quantidade de produtos disponíveis ela conseguiu estar presente praticamente o dia todo na mão do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (552.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com