TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EM RECURSOS HUMANOS

Por:   •  3/5/2017  •  Artigo  •  2.880 Palavras (12 Páginas)  •  1.183 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EM RECURSOS HUMANOS

Adriano Almeida [1]

Roneclecio Chaves Souza [2]

Vanessa Ribeiro [3]

Maria Jose Teles Melo Coutinho [4] 

RESUMO

Atualmente a administração vem passando por grandes transformações, as novas tendências estão praticamente impondo grandes transformações as empresas. Dessa forma aquelas que não atentarem para estas alterações poderão estar fadadas a estagnação, ou seja, não estarão acompanhando o processo natural de aperfeiçoamento e evolução organizacional.  Do mesmo modo a forma de gerir pessoas pelas organizações também vem passando por muitas transformações. Existe também um grande esforço em repensar o papel das pessoas e das organizações nas relações de trabalho. Aos poucos a antiga forma de gerenciar está desaparecendo, o aspecto mais observável das mudanças são as novas relações entre a gerência e os colaboradores. O que pode se observar é que esta surgindo uma liderança com maior poder e autonomia oferecida aos funcionários, pois segundo este conceito as empresas se tornam mais competitivas em longo prazo. Surgindo assim, organizações que trabalham de forma mais humanista, com ênfase em gestão de pessoas, pois o indivíduo é o verdadeiro núcleo que move uma organização. O sucesso deste novo tipo de gerenciamento depende do nível de motivação de seus colaboradores, pois quanto maior o nível de satisfação na empresa maior o índice de sucesso, ou seja, empregados felizes e motivados: organizações bem sucedidas. Este trabalho tem como objetivo analisar as novas técnicas de planejamento de recursos humanos, ou gestão de pessoas utilizado na atualidade, para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de fazer uma revisão de literatura consistente confrontado a idéia de vários autores sobre o assunto abordado no presente artigo.

Palavras-chave: Evolução, Gestão de Pessoas, Organização, Recursos Humanos.

INTRODUÇÃO

A Gestão de Pessoas pode ser considerada por Gil (2001) como de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento do capital humano  e as relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Segundo o mesmo autor o capital humano passa atualmente a ser interpretado como estratégia fundamental para enfrentar as mudanças radicais.  É notório observar que não são apenas as máquinas que ficam obsoletas; os conhecimentos e as habilidades humanas também. Sendo assim, a capacidade de gerar novos conhecimentos e agregá-los ao processo produtivo é que se torna a grande vantagem competitiva.

Diante disso, os profissionais tiveram que rever seu modo de executar as atribuições inerentes à profissão, modificando sua abordagem a cada nova situação e a cada nova tecnologia que surge. Essa incorporação de novas competências técnicas e habilidades permitiu aos colaboradores ocupar mais espaço junto aos dirigentes. Tornando-se assim profissionais capazes de intervir, propor soluções para os problemas que surgem no ambiente de trabalho, analisar dados e informações e trabalhar em equipe. Além de exercerem uma influência efetiva e proativa nas decisões da empresa.

Este trabalho tem como objetivo analisar as novas técnicas de planejamento de recursos humanos, ou gestão de pessoas utilizado na atualidade, para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de fazer uma revisão de literatura consistente confrontado a idéia de vários autores sobre o assunto abordado no presente artigo

PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Existe atualmente uma grande quantidade de informações disponíveis em sobre as maneiras de se administrar uma empresa ou instituição, mas o tempo necessário para identificá-las, processá-las, analisá-las e muito escasso. Dessa forma, os administradores precisam processar aquelas que realmente tem importância para sua atividade, para assim, ajudá-los a estabelecer suas metas, tomar as decisões e avaliar o progresso. O planejamento de Recursos Humanos faz isso, tanto formal como informalmente, em todos os níveis da organização, de maneira contínua.

Os administradores de RH trabalham com executivos, subordinados e outros empregados para planejar futuras contingências, e escolher informações relevantes para suas previsões e estabelecimento de objetivos, tomam decisões e então avaliam os resultados (MILKOVICH, BOUDREAU, 2000, p.123).

O planejamento deve criar o elo entre as condições externas à organização e as condições do quadro de pessoal com as decisões sobre as ações.

No entendimento de Milkovich e Boudreau (2000), o planejamento se transforma na tomada de decisão embasada nas informações, que envolve gasto de recursos para se atingir um objetivo. O mesmo é necessário para transpor as tendências humanas de conviver com a incerteza, onde a pessoa não consegue fazer sempre a melhor escolha, ou tomar sempre a melhor decisão.

Segundo o mesmo autor o planejamento fundamenta-se em quatro questões principais:

Onde estamos? "Primeiro precisamos saber onde nos encontramos para então saber aonde ir".

Onde queremos estar? "Definir aonde queremos estar, estabelecer metas e identificar a distância entre nossa situação atual e aquela pretendida".

Como Chegaremos lá? "Para chegar ate o ponto pretendido, é preciso gastar recursos em atividade de RH".

Quais foram os resultados? "Medir os resultados para avaliar o sucesso no atingimento dos objetivos originais". (MILKOVICH, BOUDREAU, 2000, p.125).

Os Recursos Humanos precisam estar totalmente associados a organização, sendo o planejamento uma maneira de integrar colaboradores e executivos na tomada de decisões em que ambos irão alcançar melhores resultados.

Para Chiavenato (2004):

Se obtêm maior produtividade quando as pessoas estão envolvidas e entusiasmadas com o seu trabalho, o presidente da empresa precisa acreditar que as pessoas são a chave de tudo e precisa tornar-se cada vez mais valiosa ou ele não terá a menor chance.(CHIAVENATO, 2004, p.93).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com